Pesquisar
Close this search box.

Vereador de Santa Maria é preso em operação contra superfaturamento de remédios

Servidor da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde também foi preso temporariamente por suspeita de superfaturar orçamentos

Vereador de Santa Maria é preso em operação contra superfaturamento de remédios Claudio Vaz/Ag. RBS

Foto: Claudio Vaz / Ag. RBS

O vereador de Santa Maria João Carlos Maciel (PMDB) foi preso em flagrante, na manhã desta quinta-feira, por manter em depósito e fornecer medicamentos de origem ignorada.



Servidor é preso por suspeita de superfaturar medicamentos em Santa Maria



Por volta das 10h30min, agentes da Polícia Federal (PF) cumpriam mandados de busca e apreensão no escritório do político, localizado na Rua André Marques. A ação fez parte da segunda fase da Operação Medicaro, da PF e do Ministério Público Federal (MPF).



A operação, deflagrada nesta manhã, também prendeu temporariamente um servidor da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), por suspeita de integrar um esquema de superfaturamento de medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS), fornecidos via ações judiciais.

No escritório de Maciel, foram apreendidos mais de 10 sacos plásticos cheios de medicamentos. A apreensão surpreendeu até mesmo delegados e agentes da PF:

— Nos surpreendeu encontrar medicamentos lá. Eles não poderiam estar ali. Não têm procedência, há remédios de venda controlada e até vencidos. A origem deles não é legal nem a forma de armazenamento. Só quem pode armazenar medicamentos são farmácias. Há um crime previsto para isso — afirmou o delegado Rafael França, durante a coletiva de imprensa da PF nesta manhã.



Conforme o delegado, ainda não se sabe a origem dos remédios nem se há ligação com o esquema de fraude. Em nota oficial, a PF esclarece que é crime federal (Artigo 33 da Lei 11.343/06 e Artigo 273, § 1ºB, Inciso V), manter em depósito e fornecer medicamentos de origem ignorada.

À reportagem do Diário, o vereador disse que os remédios eram doações de ouvintes.

— Todos estão convidados a ouvir o meu programa hoje. Meu advogado dará declarações. Desenvolvo um trabalho social há anos, e os medicamentos são doações de ouvintes — disse Maciel ao sair de seu escritório e entrar em uma viatura da PF.

— Não há nenhum tipo de investigação à pessoa do Maciel nem ao programa dele — alegou o advogado do vereador, Vagner Sobierai.

DIÁRIO DE SANTA MARIA

  •  

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos