Pesquisar
Close this search box.

UGEIRM vai a Três Passos discutir a permanência de presos em delegacias da região Celeiro

 

A visita da UGEIRM aconteceu, a partir do agravamento da situação, ocorrida na semana anterior, quando um preso permaneceu na delegacia de Três Passos, algemado por mais de 24 horas na delegacia. Na última semana, a situação se agravou, tendo sido registrados casos também em Santo Augusto.

A situação da região mostra que já está acontecendo o que a UGEIRM vinha alertando. O problema dos presos em carceragens de delegacias, que vinha acontecendo na Capital e região metropolitana, está se espalhando pelo interior do estado. A falta de vagas no sistema prisional vem se espalhando por todo o estado.

No caso da região Celeiro, no noroeste do RS, o problema é decorrente da interdição parcial do Presídio Estadual por causa da superlotação. O mesmo acontece no presídio de Frederico Westphalen. Com isso, os policiais, para conseguirem remover os detidos, têm que fazer a escolta de presos, por vezes, por mais de 300 Km. Executando um serviço que deveria ser atribuição da SUSEPE.

Na parte da manhã, a direção da UGEIRM se reuniu com a Juíza local, Vívian Feliciano. Na reunião, a Magistrada explicou que estava tentando contornar a situação até o limite, pois entende das consequências da interdição do presídio para a população. No entanto, ela tinha chegado ao seu limite. A Juíza explicou que a superlotação do presídio é insustentável, não restando outra alternativa, a não ser a interdição. Na sua visão, o Executivo já deveria ter tomado providências para a criação de novas vagas no sistema. Essa tarefa não cabe ao Judiciário. Vivian Feliciano, também se colocou à disposição para a busca de soluções para a questão.

Na parte da tarde , foi realizada uma reunião com os policiais da região que, além de tratar do problema das carceragens, discutiu assuntos de interesse da categoria, como o Parcelamento dos salários, o ataque à aposentadoria dos policiais e a não publicação das promoções pelo governo Sartori/PMDB. Após uma discussão bastante rica, os policiais aprovaram a participação na mobilização do dia 17 de agosto, quando acontecerá a reunião da UGEIRM com o secretário chefe da Casa Civil. Nesse dia, os policiais da região, realizarão uma vigília em frente às delegacias, a partir das 13 horas, para marcar sua insatisfação com os frequentes ataques e cobrar soluções do governo.

Fonte: Ugeirm

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos