Pesquisar
Close this search box.

Tribunal de Justiça homenageia Mário Bado

Juízes Frederico Menegaz Conrado e Tamara Benetti Vizzotto, em homenagem ao Conciliador.

 

O cidadão, bancário aposentado e advogado Mário Bado, há 20 anos colaborando com a justiça na condição de “Conciliador” junto ao Juizado Especial Cível da Comarca de Santo Augusto, deixa o cargo e recebe do Poder Judiciário, através da direção do Fórum de Santo Augusto, “o justo reconhecimento” pelos serviços relevantes prestados à justiça e à comunidade dos cinco municípios que integram a Comarca.

Mário foi empossado no cargo de Conciliador Cível no mês desetembro de 1994, em cerimônia conjunta com a instalação dos Juizados de Pequenas Causas na Comarca, estando desde então à frente das conciliações ocorridas no âmbito do Juizado até o final deste ano.

A atividade de conciliador visa auxiliar na composição amigável de determinados conflitos levados ao conhecimento do Poder Judiciário, possibilitando a construção conjunta de uma solução para cada caso e evitando, com isso, que a questão seja decidida de forma impositiva pelo Juiz, solução esta que nem sempre contempla de forma adequada as expectativas dos envolvidos.

 

A nomeação do conciliador se dava por livre escolha do Magistrado local entre pessoas de “reconhecida capacidade e reputação ilibada” na sociedade. A partir de 2013, a escolha passou a ser realizada por processo seletivo público, por determinação do Conselho Nacional de Justiça.

 

Mário Bado, depois de mais de 20 anos atuando como conciliador cível da Comarca, deixa o cargo. Assume Jerônimo Radin, aprovado na primeira seleção pública realizada. A presidência do Juizado Especial Cível é atribuição da Juíza Tamara Benetti Vizzotto.

 

Juízes que passaram pela Comarca enviaram homenagens ao conciliador.

 

Ao longo dos últimos dois anos e meio tive o prazer de presidir os trabalhos do conciliador Mário Bado.

Na qualidade de Magistrado, posso afirmar que a atividade de conciliação exige, para o seu sucesso, atributos como paciência, mansidão, sensibilidade, bom senso, simpatia e respeito.

É desnecessário dizer à comunidade santoaugustense que todas essas qualidades são inerentes à pessoa de Mário Bado. Mas o registro, de público, presta-se a esta merecida homenagem.

Ao Dr. Mário Bado:

Na qualidade de Juiz Diretor do Foro, registro o agradecimento por esses 20 anos de dedicada colaboração.

Como Frederico, meu muito obrigado pela amizade e pelo exemplo.

           

Frederico Menegaz Conrado

Juiz de Direito Diretor do Foro

 

 

 

Prezados Magistrados e Servidores da Comarca de Santo Augusto:

 

É com muita satisfação que me dirijo aos Senhores e por extensão à comunidade de Santo Augusto para cumprimentá-los neste momento em que se presta significativo reconhecimento ao colaborador como Auxiliar da Justiça, na condição de Conciliador do JEC Cível, ao cidadão Mário Bado.

Não tive a oportunidade de tê-lo nessa condição quando fui juiz em Santo Augusto. Mário Bado era então funcionário do Banco do Brasil, mas pessoa com quem tive a felicidade de privar social e familiarmente e, logo em seguida, a partir de 1994, passou à condição de Conciliador, prestando inestimável serviço público, como já fora em sua época de bancário. Por isso e por sua inserção comunitária é credor de toda essa homenagem a qual me associo na condição de amigo, magistrado e de Corregedor-Geral.

 

Abraço,

 

Tasso Caubi Soares Delabary,

Corregedor-Geral da Justiça.

 

 

 

 

          Ao Dr. Mario Bado,

 

Embora o curto período de tempo que trabalhamos juntos, pois assumi a presidência do Juizado Especial Cível desta Comarca há pouco mais de dois meses, registro meu reconhecimento e agradecimento pelo excelente trabalho desenvolvido na função de conciliador cível, por mais de 20 anos, de forma dedicada e justa, e de entrega profissional e inclusive pessoal.

Muito obrigada pela imprescindível colaboração ao Judiciário Gaúcho e, principalmente, ao Juizado Especial Cível e à comunidade das cinco cidades que formam a Comarca de Santo Augusto.

 

Tamara Benetti Vizzotto,

Juíza Presidente do JECível da Comarca de Santo Augusto.

 

 

 

Falar a respeito do meu amigo Mário Bado, para quem vive em Santo Augusto, é algo absolutamente desnecessário; mas não posso me furtar ao prazer de fazê-lo quando completa vinte anos de serviços prestados ao sistema de justiça do Rio Grande do Sul perante o Juizado Especial Cível.

Na época, lembro bem, havia necessidade de instalarmos o Juizado da comarca e a ideia foi nomear, como conciliadores, pessoas não necessariamente vinculadas ao campo do direito, mas visceralmente identificados com a comunidade, sensíveis e conhecedores das suas dificuldades, potencialidades, costumes e aspirações, na medida de – mais facilmente – a partir daí poderem estabelecer diálogo com as pessoas envolvidas em conflito e propor-lhes alguma forma de conexão, imprescindível para alcançar a possibilidade do consenso.

Dentre as pessoas escolhidas estava o Mário, então ainda trabalhando no Banco do Brasil e detentor de todas essas qualidades, ademais de ser alguém em quem admirava o jeito simples, direto e franco de se relacionar com as pessoas, capaz de inspirar confiança no primeiro contato. Prontamente aceitou o desafio e, passados vinte anos, recebe agora justa e merecida homenagem da comunidade a quem prestou os mais relevantes serviços – pois ajudar a pacificar os conflitos sociais será sempre uma tarefa imprescindível e árdua -, de forma desinteressada e altruísta. Homenagem, aliás, que me permite recordar também boas histórias daqueles tempos 'românticos' do juizado, quando os processos não eram tantos e tínhamos sempre oportunidade para uma boa prosa e um churrasco ao final das audiências de fim de tarde/começo da noite. Mas, ainda mais que isso, me permite falar sobre um dos bons amigos que deixei nessa terra e dos quais não esqueço jamais, apesar do tempo e da distância.

Por fim, quero deixar ao Mário um grande e fraterno abraço, minha saudade e orgulho de poder participar dessa homenagem.

 

Dr. Luís Christiano Enger Aires

 

 

 

Registro o meu reconhecimento ao Dr. Mário Bado, que completou 20 anos  na função de conciliador do Juizado Especial Cível de Santo Augusto, o qual tive a honra de presidir entre os anos de 2004 a 2007. Não é somente o tempo de exercício da função de conciliador do Juizado  que merece destaque, mas, fundamentalmente, a forma como o Dr. Mário desempenhou essa função: com presteza, com entrega, dedicação, lisura e comprometimento. Foi assim, com seu jeito simples e direto que conquistou a confiança e o respeito de todos que utilizaram este serviço judiciário. Também digno de nota a  sua postura pessoal, sempre escorreita e ilibada. No campo pessoal, aliás, devo registrar com enorme satisfação o privilégio que tive de conviver e formar vínculo de amizade com o Mário, desfrutando da sua companhia em muitos momentos especiais.

Meu forte e fraternal abraço ao amigo Dr. Mário Bado, parabenizando-o por esse merecido reconhecimento.  

 

João Paulo Bernstein,

Juiz de Direito – 4ª Vara Criminal,

Caxias do Sul.

 

 

 

Ao amigo Mário Bado.

 

Nos idos de 1999 tive o prazer de conhecer e conviver com o Dr. Mário Bado, que é muito mais do que um advogado…

Bado tem a natureza essencial de uma pessoa conciliadora..

Pessoa que irradia simplicidade e sabedoria..

Pessoa que soma e nunca utiliza as operações da substração ou divisão…

Bado sempre estará na minha lembrança como figura humana ideal…

Palavras não podem expressar todas as qualidades de Bado…

Bado é mais do que um advogado.

 

Dr. Ilton Bolkenhagen

 

_______________________________________________________________________

 

Querido Dr. Mário Bado!

Parabéns pelos 20 anos atuando como Conciliador na Comarca de Santo Augusto, função essa exercida pelo senhor como eficiência, zelo, disponibilidade e respeito a todos. Quando assumi na Comarca no ano de 2005, tive a oportunidade de contar com o seu trabalho e, acima de tudo, o privilégio de desfrutar da sua amizade e da querida Dna. Neusa. Realmente, de todo merecida a homenagem e o reconhecimento, o que, com certeza, também representa o reconhecimento de todos aqueles que o senhor representou e soube assegurar os seus direitos.  Parabéns e tenha a certeza que o seu trabalho fez e faz a diferença na busca de que a justiça chegue ao alcance de todos.

Muito obrigada Dr. Mário Bado!

 

Abraços, Lynn Francis Dressler.

 

 

 

Querido Dr. Bado: Se por um lado as andanças da Carreira da Magistratura nos afastam de nossa família, por outro nos permitem o convívio com pessoas do seu quilate.

Parabéns pelos 20 anos de contribuição à Comarca de Santo Augusto! Sua elegância, fino trato e espírito agregador o tornam talhado para a função de conciliador. Um forte, fraterno e saudoso abraço.

 

Roberta Penz de Oliveira.

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos