Pesquisar
Close this search box.

Sartori admite que poderá atrasar salários de servidores

Governador disse que "se não tiver dinheiro, não tem como pagar"

20/02/2015 | 15h11

Sartori admite que poderá atrasar salários de servidores Jonas Ramos/Agencia RBS

Peemedebista disse que está pronto para enfrentar as consequências de um eventual atraso nos pagamentos dos funcionários públicosFoto: Jonas Ramos / Agencia RBS

Com as fontes de financiamento do déficit do Estado esgotadas pelo governo Tarso Genro nos últimos quatro anos, o governador José Ivo Sartori admitiu pela primeira vez a possibilidade de atrasar salários de servidores. Em almoço com jornalistas, o peemedebista disse que se mantém cauteloso sobre essa possibilidade para evitar uma crise política.



— (O atraso) Não é algo que esteja no horizonte imediato, mas pode acontecer daqui um mês, dois, três. Vai depender dos resultados que a gente obtiver com as nossas medidas. Vai chegar uma hora em que vamos ter de decidir. Se não tiver dinheiro, não tem como pagar — afirmou.



O governador também afirmou que está preparado para enfrentar as consequências do atraso de pagamento e que a situação do Estado precisará "receber alguma atenção do governo federal". Sartori afirmou que o combate à crise financeira necessita do envolvimento de toda a sociedade e confirmou que pedirá auxílio às administrações do Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública para cortar gastos. O peemedebista não quis detalhar qual será a cota de sacrifício cobrada de cada órgão, mas disse que as conversas começarão na próxima semana.



Sartori avaliou o impacto do decreto que cortou pagamentos atrasados, editado em janeiro, e pediu a compreensão dos setores prejudicados.



— Os hospitais estão reclamando, mas o que foi cortado é o que ficou para trás. De janeiro em diante está sendo pago. Não é só o governo que tem de fazer gestão. Todos têm de se adaptar — explicou.

Fazenda aponta rombo de R$ 5,4 bilhões nas contas do Estado

Grupo estuda extinção de fundações, sociedades de economia mista e autarquia do Estado 

Segurança e saúde sofrem com escassez de verbas do governo




Cauteloso sobre os detalhes das medidas impopulares que o seu governo adotará nas próximas semanas, o governador deu a entender que elas serão amargas ao citar como exemplo a sua relação com os eleitores. Sartori contou que, no fim de semana passado, foi assediado por dezenas de pessoas na beira da praia de Torres:



— É bom aproveitar agora, porque daqui a seis meses ninguém vai querer tirar foto. O estouro vem aí.

Clicrbs

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos