Pesquisar
Close this search box.

Santo Augusto 60 anos – Pioneiros da comunicação: jornal impresso e rádio

Pioneiro do jornalismo impresso em Santo Augusto, Selito Antônio Schmitt dá seu depoimento

Visita do governador Euclides Triches a Santo Augusto, início dos anos 70, sendo cumprimentado pelo prefeito Alecrides Sant’Anna de Moraes. Selito (falando ao microfone) fez a cobertura.

O jornal impresso pioneiro e genuinamente santoaugustense, é o jornal Atualidades, fundado em 14 de abril de 1976, pelo jornalista Claude Nahor Wondracek. Depois de passar por diferentes proprietários, como o médico Naldo Wiegert, o jornalista Roque Planalto Ferreira e os empresários e irmãos Pedro Valmor Marodin e José Cícero Marodin, em 1980 foi adquirido por Selito Antônio Schmitt, Cláudio Ugulini e Evaldino José Schmitt. A partir de 1984, Selito e sua esposa Rosa passaram a ser os únicos donos e dirigentes do jornal.

A pedido do jornal O Celeiro, Selito Antônio Schmitt sintetiza sobre seu pioneirismo no jornal impresso do município de Santo Augusto: “Quando fui de Três Passos a Santo Augusto no início da década de 1970 para abrir na “Cidade Pérola” uma sucursal da Rádio Difusora e Jornal O Celeiro, à época sediado em Três Passos, iniciava uma atividade praticamente inexistente no município. Dirigindo um jeepão azul, tração nas quatro rodas e marcha reduzida (!) não tinha estrada ruim. Munido de uma máquina fotográfica e um gravador a tiracolo, percorria os municípios da região, enfrentando poeira ou barro, estradas nem empedradas eram. Eu era repórter e redator de todas as áreas, política, policiais, esportes, geral… Não existiam as assessorias de imprensa que hoje abastecem os veículos de comunicação. Era trabalhoso, mas divertido. Fiz coberturas memoráveis que hoje me suscitam saudades e boas lembranças. Granjeei amigos, muitos amigos. Convivi com tantos prefeitos, tantos vereadores, policiais, juízes, lideranças… eram minhas fontes e acabavam se tornando amigos. Mais tarde, a partir de 1986, presidi a ADJORI, integrei a ABRAJORI e ajudei a fundar a Associação Latino Americana dos Jornais do Interior. À época essas entidades tinham uma projeção e respeito muito grandes. Fico feliz em ter dado minha modesta contribuição ajudando a escrever milhares de páginas impressas que fazem a história da região”.

Pioneirismo do rádio santoaugustense

                  – Rádio Querência –

A Rádio Querência AM, foi pioneira, a primeira emissora de rádio aqui instalada e genuinamente de Santo Augusto. O grupo formado por Pedro Valmor Marodin, Almir Antônio Santi (in memoriam), Gilberto Elias Goergen e José Sperotto, inaugurou a emissora e a colocou no ar, efetivamente, no dia 11 de setembro de 1988.

             Adelar Dapper                Aldo Rodrigues                    Darci Pino

 A direção optou por contratar profissionais com longos anos de experiência para dar início a programação da emissora à altura das grandes rádios. Para tanto, foram escolhidos e contratados como protagonistas da comunicação radiofônica da tão esperada emissora de rádio, os experimentados radialistas, Adelar Dapper, Aldo Rodrigues (in memoriam) e Darci Pino (na foto acima, ambos aparecem fazendo cobertura de eventos na cidade de Santo Augusto), três qualificados profissionais que cuidaram satisfatoriamente da comunicação através do rádio, tanto no jornalismo, como no esporte, cultura, social, entretenimento, enfim, na divulgação de tudo que inerente à comunicação via rádio passou a ser levado ao ouvinte.

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos