Motivação, apego e vontade

Presidente da Funasa Ronaldo Nogueira e prefeito Naldo (centro), ladeados pelo engenheiro Canova e o vice-prefeito Marcelo

Na primeira gestão de Alvorindo Polo como prefeito (1993/1996), por iniciativa do então presidente da Câmara, Naldo Wiegert, foi gestado e aprovado o projeto, e criada a UTAR, cuja inauguração aconteceu em 30 de maio de 1997, quando Naldo já era o prefeito. Por cerca de dez anos a Utar funcionou a contento, dentro dos padrões previsto no projeto técnico.

A partir de 2007, a Usina entrou em decadência, em direção à ruína total; em janeiro de 2009, logo após assumir como prefeito eleito pela segunda vez, Alvorindo inspecionou a Utar e declarou ter recebido a área altamente degradada e um tratamento de resíduos totalmente irreconhecível como sistema de tratamento, e assumiu publicamente o compromisso de recuperá-la. Não cumpriu, pelo contrário, fechou definitivamente a Usina. Em 2013, ao assumir como prefeito eleito, José Luiz Andrighetto taxou a Utar como situação desesperadora; no mesmo ano, em 07 de outubro, o prefeito Zé Luiz assinou contrato de recuperação da Utar com a empresa Ambiental Costa Oeste Projetos Técnicos e Consultoria Ltda; em novembro a empresa apresentou diagnóstico inicial. Em março de 2014, Zé Luiz protocolou junto à FUNASA o projeto de readequação ambiental do aterro sanitário existente e reativação da UTAR; tudo ficou pelo caminho, nada de concreto aconteceu, não prosperou. Em maio de 2017, o atual prefeito Naldo Wiegert anunciou o encaminhamento de todo o licenciamento ambiental para reabrir a Utar, garantindo que a questão estava sendo levada adiante; em novembro de 2018, em Brasília, Naldo tratou junto à FUNASA buscando formas de conseguir recursos para a Utar; em janeiro de 2019, o prefeito Naldo anunciou que estava elaborando um projeto para adequação e recuperação da Utar; em março de 2019, o prefeito protocolou o projeto na FUNASA; em 10 de agosto de 2019, o presidente da FUNASA, Ronaldo Nogueira, esteve em Santo Augusto, inspecionou a Utar, local onde serão feitas as novas instalações, e prometeu liberar os recursos ainda no mês de setembro. Portanto, a UTAR nunca ficou esquecida pelo Poder Público Municipal, principalmente pelo atual prefeito, Naldo Wiegert, o qual irradia motivação, apego e vontade de ver a Utar funcionando, disse Ronaldo Nogueira ao se manifestar no momento da inspeção.