Pesquisar
Close this search box.

Policiais deixam de cumprir mandados de prisão devido à falta de estrutura em delegacias

Situação voltou a piorar com a interdição judicial do Pio Buck, que recebia presos provisórios em Porto Alegre
Com decisão de fechamento instituto Pio Buck, na Capital, Polícia Civil prevê agravamento da situação em delegacias.

Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

Não bastasse a interdição parcial dos presídios da Região Metropolitana de Porto Alegre devido à superlotação, a interdição judicial do Pio Buck, na última quarta-feira, em Porto Alegre, piorou a situação das Delegacias de Pronto Atendimento (DPPAs) da região. Para não ocorrer um problema ainda maior, os policiais estão deixando de cumprir prisões – principalmente casos como prisão temporária – devido à falta de estrutura.

A informação foi confirmada neste sábado (14) à reportagem por delegados que atuam nestes distritos. As carceragens estão com ocupações esgotadas. Hoje, o Departamento de Polícia Metropolitana (DPM) da Polícia Civil informa que há 162 presos somente nas DPPAs, tanto dentro dos prédios quanto em viaturas da Brigada Militar. Nas viaturas, são mais de 50 presos. A pior situação é em Gravataí, que tem 27 pessoas detidas dentro de viaturas.

Pio Buck

A Polícia Civil prevê que a partir desta semana a situação piore ainda mais. Isso se deve à interdição do instituto, que, até então, estava recebendo presos provisórios. A Justiça deu prazo de 20 dias a partir da última quarta-feira para a desocupação do local, que fica ao lado do presídio Central.

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) informa que estuda medidas para a transferência gradativa dos presos. Por enquanto, está enviando as pessoas detidas para os dois Centros de Triagens da Capital ou para algum presídio que tenha vaga disponível. Na quarta-feira, eram 104 detidos. Na manhã deste sábado (14), eram 86. A capacidade é de 75 presos.Correspondente Ipiranga: Agentes deixam de cumprir mandados de prisão devido à falta de estrutura em delegacias

Além disso, a Susepe tem até a próxima segunda-feira para informar a Justiça sobre os locais que irão receber as pessoas detidas. O Poder Judiciário prevê nova inspeção na casa prisional nos próximos dias 17 dias, data que se encerra o prazo para desocupação total.

No dia 15 de agosto deste ano, após inaugurar um novo centro de triagem em Porto Alegre, o Piratini anunciou a desativação do Pio Buck. O local havia sido improvisado como presídio após o ônibus-cela Trovão Azul deixar de ser utilizado. No mês passado, o governo afirmou que pretende transformar o instituto em uma prisão gerenciada pelos próprios presos, por meio do método de Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac).

Zero Hora

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos