Pesquisar
Close this search box.

Policiais civis gaúchos protestam após morte de colega

Na tarde desta sexta-feira (17/07), na capital e na maioria das cidades do Rio Grande do Sul, policiais civis paralisaram as atividades pelo período de uma hora, das 14h às 15h, e realizando manifestações em protesto pela morte (execução) do colega Valdecir Machado, 58 anos, ao tentar prender um suspeito na cidade de Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

As Delegacias de Pronto Atendimento (DPPAs) e a maioria das demais Delegacias espalhadas pelo território gaúcho paralisaram suas atividades durante uma hora nesta tarde. Às 15h, no horário marcado para o enterro de Valdecir, os policiais fizeram “buzinaço” e ligaram as sirenes das viaturas.

 

Policial civil Valdecir Machado foi morto em
serviço (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

 

Segundo a Ugeirm/Sindicato dos policiais civis, Valdecir já estava em idade de se aposentar e apenas aguardava sua promoção, que não foi autorizada pelo governador. Por falta de efetivo na DDPA de Alvorada, onde trabalhava, ele seguia exercendo o trabalho sozinho.

Em Porto Alegre, uma concentração ocorreu em frente ao Palácio da Polícia, de onde os policiais se deslocaram para o sepultamento do colega. A paralisação foi registrada em inúmeras Delegacias do interior do Estado, entre elas, a de Santo Augusto, onde agentes e o próprio Delegado aderiram ao protesto, inclusive, colocando uma faixa preta com a mensagem “Luto”, em alusão a morte do policial civil em Alvorada, ocorrida ontem, 16 de julho. O objetivo, segundo o Delegado Gustavo Fleury, além da solidariedade prestada é denunciar as más condições de trabalho dos policiais e as consequências nefastas da contenção de despesas do governo Sartori.

 

 

 

 

 

 

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos