Pesquisar
Close this search box.

Polícia desfaz cerco e amplia área de buscas a suspeitos de ataque a agência bancária em Porto Xavier

Amanhecer desta sexta-feira, último dia de cerco após assalto a banco em Porto Xavier — Foto: Divulgação/BM

A Brigada Militar anunciou na tarde desta sexta-feira (3) mudanças na estratégia de procura a dois suspeitos do ataque a uma agência bancária em Porto Xavier, no Norte do Rio Grande do Sul. O cerco montado na região foi desfeito, e serão realizadas patrulhas na região que compreende a cidade onde o crime aconteceu, Campina das Missões e Porto Lucena.

O assalto aconteceu na tarde de 24 de abril. Na madrugada seguinte, policiais que faziam buscas entraram em confronto com criminosos, e o soldado da Brigada Militar Fabiano Heck Lunkes, de 34 anos, morreu após ser baleado. Desde então, quatro suspeitos foram presos – entre eles um PM da reserva – e um morreu em confronto com a polícia.

O Batalhão de Choque da BM, que prestava apoio no cerco, deixaram o local. Segundo a BM, entretanto, o policiamento segue reforçado com equipes da região. A mudança foi definida após toda a área cercada ter sido vasculhada, sem que fossem encontrados indícios da presença de criminosos.

“Embora a necessária mudança tática, continuamos firmes na missão de prender os criminosos”, afirma comandante do 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira da Brigada Militar, major Valtair Dorneles.

Resumo

  • O ataque à agência aconteceu no dia 24.
  • De acordo com a BM, sete pessoas estariam envolvidas no roubo.
  • Os homens se esconderam num sítio, dentro de uma mata, e foram cercados pela polícia.
  • No sábado (27), um deles saiu e foi pego. Ele levou a polícia até outros dois envolvidos, um deles um policial aposentado que teria ajudado o grupo.
  • No domingo (28) pela manhã, outro suspeito foi morto em confronto com a BM.
  • Na noite de segunda-feira (29), um suspeito se entregou à polícia. Ele estaria numa residência próxima ao cerco.
  • Dois homens ainda estariam dentro da mata.

Cerco policial

Helicóptero foi usado nas buscas a suspeitos de ataque em Porto Xavier — Foto: Divulgação/BMHelicóptero foi usado nas buscas a suspeitos de ataque em Porto Xavier — Foto: Divulgação/BM

Helicóptero foi usado nas buscas a suspeitos de ataque em Porto Xavier — Foto: Divulgação/BM

O cerco na área de 26 hectares durou 10 dias, e contou com mais de 150 policiais civis e militares.

No último final de semana, com ajuda da comunidade, a polícia prendeu no Centro de Porto Lucena um homem que fugiu do cerco. Ele tentava comprar medicamentos e comida e, após ser capturado, levou a polícia até a base dos criminosos, em um sitio no interior de Porto Xavier. Lá, outros dois foram presos, entre eles o PM aposentado.

Na última segunda, um suspeito, de 24 anos, se apresentou à polícia, acompanhado por sua defesa, na noite de segunda-feira (29). Ele já era monitorado pelos policiais, e seria motorista do grupo. Conforme a Brigada Militar, ele é morador de Campina das Missões e estaria em uma residência próxima à mata onde acontece o cerco.

O crime

Moradores foram feitos reféns nas imediações do banco assaltado em Porto Xavier — Foto: Carlos Fontela/Arquivo PessoalMoradores foram feitos reféns nas imediações do banco assaltado em Porto Xavier — Foto: Carlos Fontela/Arquivo Pessoal

Moradores foram feitos reféns nas imediações do banco assaltado em Porto Xavier — Foto: Carlos Fontela/Arquivo Pessoal

Segundo a polícia, o assalto ao banco aconteceu por volta das 14h30 de quarta. Tiros foram disparados contra a agência e vidros foram quebrados, gerando pânico entre os moradores.

Os assaltantes conseguiram fugir levando reféns, que foram liberados no caminho. Desde então, um cerco era realizado pela Brigada Militar.

Na madrugada de quinta (25), durante as buscas, o soldado da Brigada Militar Fabiano Heck Lunkes foi ferido em tiroteio. A bala atravessou o colete à prova de balas e atingiu o peito do policial, que não resistiu ao ferimento. O corpo foi sepultado em Cerro Largo, onde ele morava.

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos