Pesquisar
Close this search box.

Polícia desarticula quadrilha de roubo de carros e tráfico de drogas no RS

Mais de 50 mandados de busca e prisão são cumpridos em oito cidades.

Condenado a 205 anos comandava o grupo de dentro de presídio.

 

Fábio AlmeidaDa RBS TV

Ao menos 16 pessoas já foram presas pelo Deic no RS (Foto: Fábio Almeida/RBS TV)Ao menos 16 pessoas já foram presas pelo Deic nesta quinta-feira (6) no RS (Foto: Fábio Almeida/RBS TV)

Pelo menos 150 policiais civis cumprem na manhã desta quinta-feira (6) 50 mandados (21 prisão temporária e 29 de busca e apreensão) em municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul. A operação desarticula uma quadrilha especializada em roubo de carros e cargas, clonagem de veículos e tráfico de drogas e armas, além da utilização e comercialização de explosivos usados em assaltos.

Oito pessoas foram presas durante as investigações e mais oito nesta quinta-feira (6), totalizando 16 suspeitos presos até o momento. Segundo a Polícia Civil, cerca de 80 pessoas com participação no esquema já foram identificadas. Uma delas é José Carlos dos Santos, o Seco, um dos principais assaltantes de bancos e carros-fortes, que comandava os crimes de dentro da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). Mais de 70 horas de escutas colaboraram na operação.

Condenado a 205 anos de prisão, Seco passava orientações aos comparsas e coordenava as ações de dentro do presídio. Buscas foram feitas na cela dele. Ele foi levado ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) para prestar depoimento.

Polícia desarticula quadrilha de roubo de carros e tráfico de drogas no RS (Foto: Fábio Almeida/RBS TV)Polícia Civil fez buscas em condomínio na Zona

Norte de Porto Alegre (Foto: Fábio Almeida/RBS TV)

As buscas são realizadas em Porto Alegre,Sapucaia do SulSão LeopoldoNovo HamburgoPortão, Charqueadas,Farroupilha e Santa Maria. Durante um ano de investigação, os policias descobriram que os carros roubados na Região Metropolitana eram enviados para os estados de Santa Catarina e  Paraná e também para o Paraguai.

"Nós estamos dando cabo, no dia de hoje, da quadrilha mais organizada e violenta no que se refere a furto a carro, roubo a carro e até mesmo de roubo a banco e outros crimes graves, como o tráfico de drogas. Seja pelos crimes por eles praticados, seja pelos integrantes, todos eles expoentes no mundo do crime, conhecidos pelas suas ações criminosas altamente violentas e ousadas", comentou o delegado Juliano Ferreira, titular da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Porto Alegre.

Preso era o consultor do crime, diz polícia

Segundo a polícia, Seco virou um consultor para o crime organizado. Ele repassava informações sobre o uso de explosivos e era o intermediário entre quem queria comprar os artefatos e quem fornecia. Também coordenava o roubo dos carros e caminhões que eram trocados por armas e drogas no Paraguai.

Durante a apuração, em uma escuta telefônica autorizada pela justiça, Seco conversa com outro bandido sobre a compra de cordéis, componentes explosivos usados para a denotação. Na conversa eles chamam os cordéis de "cordinhas".

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos