Pesquisar
Close this search box.

PF faz busca e apreensão nas casas de Eduardo Cunha e na Câmara

Eduardo Cunha é suspeito de ter recebido pelo menos R$ 5 milhões

Foto: Marcelo Camargo /Agência Brasil

 

Outros políticos, como o ex-ministro Edson Lobão, também são alvo da operação da Polícia Federal

 

A Polícia Federal cumpre, nesta terça-feira (15) mandado de busca e apreensão na residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em Brasília, e também no Congresso Nacional. Trata-se de mais uma fase da Operação Lava Jato, que investiga, neste momento, a ligação do deputado e de outros políticos com o esquema de corrupção da Petrobras. 

O que pesa contra Eduardo Cunha na Lava Jato

Ainda são cumpridas buscas nas residências dos ministros da Ciência e Tecnologia, Celso Pansera, e do Turismo, Henrique Eduardo Alves, ambos do PMDB. Também são alvos o deputado federal Aníbal Gomes (PMDB-CE) e o senador e ex-ministro de Minas e Energia Edison Lobão (PMDB-MA).

A residência de Cunha, situada na Península dos Ministros, no Lago Sul, em Brasília, amanheceu cercada por três viaturas de polícia. Cerca de 12 agentes cumprem os mandados desde as 6h. A defesa do deputado está presente no local. A casa de Cunha e uma empresa dele no Rio de Janeiro também são alvo da ação da PF. 

A Operação, chamada Catilinária, foi pedida pela Procuradoria-Geral da República e teve o aval do ministro Teori Zavaski, no Supremo Tribunal Federal. São cumpridos 53 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal (9) e nos estados de São Paulo (15), Rio de Janeiro (14), Pará (6), Pernambuco (4), Alagoas (2), Ceará (2) e Rio Grande do Norte (1).

O objetivo da operação é coletar provas nos inquéritos que apuram se o presidente da Câmara cometeu os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. 

Eduardo Cunha é suspeito de ter recebido pelo menos R$ 5 milhões por contratos de aluguel navios-sonda. Nesta terça-feira (15), o Conselho de Ética pode votar o parecer sobre a representação de Cunha por suposta quebra de decoro. 

Leia a nota da Polícia Federal sobre a ação

"Brasília/DF – A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Federal, deflagrou hoje, 15, a Operação Catilinárias que tem como objetivo o cumprimento de 53 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, referentes a sete processos instaurados a partir de provas obtidas na Operação Lava Jato.

Os mandados, expedidos pelo ministro Teori Zawascki, estão sendo cumpridos no Distrito Federal (9), bem como nos estados de São Paulo (15), Rio de Janeiro (14), Pará (6), Pernambuco (4), Alagoas (2), Ceará (2) e Rio Grande do Norte (1).

As buscas ocorrem na residência de investigados, em seus endereços funcionais, sedes de empresas, em escritórios de advocacia e órgãos públicos.

As medidas decorrem de representações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal nas investigações que tramitam no Supremo. Elas têm como objetivo principal evitar que provas importantes sejam destruídas pelos investigados.

Foram autorizadas apreensões de bens que possivelmente foram adquiridos pela prática criminosa.

Os investigados, na medida de suas participações, respondem a crimes de corrupção, lavagem de dinheiro,  organização criminosa, entre outros.

* Catilinárias são uma série de quatro discursos célebres do cônsul romano Cícero contra o senador Catilina."

GAÚCHA COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA BRASIL

 

 

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos