Pesquisar
Close this search box.

Pessoas com deficiência têm desconto de até 30% na hora de comprar o carro

 

 

Pessoas com deficiências têm direitos que são desconhecidos. Um deles é a isenção de impostos na hora de comprar o carro. Os descontos podem chegar a 28% se o modelo escolhido tiver um preço até R$ 70 mil.

Pela Lei 8.989, esse cliente tem direito ao desconto do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), IOF, ICMS, IPVA e, para os residentes na cidade de São Paulo, a dispensa do rodízio municipal de veículos.

Rodrigo Rosso, presidente da Abidef, associação em defesa das pessoas com deficiência, explica que se o modelo desejado for superior a R$ 70 mil, a isenção do ICMS não é concedida.

Ele afirma que esse tipo de venda tem aumentado nos últimos seis anos. Apesar do número ainda ser inferior a necessidade real da população brasileira.

"No ano passado, as vendas de carros com isenção chegaram a 106 mil unidades, com crescimento de 26,5%. Em um cenário em que os licenciamentos vem caindo a taxas significativas", diz Rosso.

Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de veículos Automotores (Anfavea), até maio, as vendas de veículos no país caíram 21,3% em relação ao mesmo período de 2015.

QUEM TEM DIREITO?

Mas, quem tem direito às isenções na hora de comprar um carro? Rosso explica que, hoje, um em cada dois brasileiros pode requerer os benefícios. Segundo ele, o idoso, pode ter a isenção se tiver algum problema de mobilidade ou alguma doença que está na lista de descontos.

"Além de pessoas com necessidade física aparente, há uma lista de enfermidades que, se comprovadas, dão o direito às isenções", diz ele. Quem tem linfoma, por exemplo, pode comprar o carro com desconto.

Aqueles que não serão os condutores do veículo, mas são responsáveis legais das pessoas com deficiência, também podem pedir a isenção de impostos. Neste caso, porém, não há o desconto no IPVA para os residentes de alguns estados, como São Paulo.

 

 

ESCOLHA DO CARRO

O que vai determinar a escolha do modelo, de acordo com Rosso, é o atendimento nas concessionárias. Em algumas marcas, há espaços dedicados para a venda especializada.

Na Honda, por exemplo, tem o programa Honda Conduz. Renato Squaiella, gerente de vendas especiais da marca, explica que os funcionários passam por cursos de capacitação para atender esse cliente.

"É uma venda que vem crescendo, já que as pessoas estão mais atentas ao desconto. Mas, o limite de preço é um complicador, pois, a oferta de modelos nessa faixa é baixa", afirma.

Segundo ele, o limite de preço foi estipulado em 2009 e com a alta da inflação e do câmbio no período, esse valor ficou defasado.

Na Honda, os mais vendidos para esse público são o hatch Fit e o sedã City, todos dentro da faixa de preço permitida.

 

 

 

Doenças que dão direto ao desconto para a compra de veículos

Amputações
Artrite Reumatóide
Artrodese
Artrose
AVC
AVE (Acidente Vascular Encefálico)
Autismo (Veja também: Veículos: Isenção de ICMS para pessoas com deficiência vale também para "não condutoras")
Alguns tipos de câncer
Doenças Degenerativas
Deficiência Visual (Veja também: Veículos: Isenção de ICMS para pessoas com deficiência vale também para "não condutoras")
Deficiência Mental (Severa ou Profunda)
Doenças Neurológicas
Encurtamento de membros e más formações
Esclerose Múltipla
Escoliose Acentuada
LER (Lesão por esforço repetitivo)
Linfomas
Lesões com sequelas físicas
Manguito rotador
Mastectomia (retirada de mama) (Veja também: Mulheres mastectomizadas têm isenção de impostos na compra de carro novo)
Nanismo (baixa estatura)
Neuropatias diabéticas
Paralisia Cerebral
Paraplegia
Parkinson
Poliomielite
Próteses internas e externas, exemplo: joelho, quadril, coluna, etc.
Problemas na coluna
Quadrantomia (Relacionada a câncer de mama)
Renal Crônico com uso de (fístula)
Síndrome do Túnel do Carpo
Talidomida
Tendinite Crônica
Tetraparesia
Tetraplegia

Fonte: Abidef

 

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos