Pesquisar
Close this search box.

Operação Cronos prende 643 homens suspeitos de homicídio no país

Quase 5 mil policiais civis foram às ruas nesta manhã para cumprir mandados de prisão em 16 estados.

Por Ana Paula Androlla, TV Globo

 

A Operação Cronos, do Ministério da Segurança Pública, prendeu 643 homens acusados de homicídio em 16 estados, na manhã desta sexta-feira (24). Muitos são suspeitos de terem matado mulheres. Até o fim do dia, a expectativa é que esse número passe de 1 mil presos. Um novo balanço vai ser divulgado às 17h.

A operação conta com o apoio das Polícias Civis. Quase 5 mil policiais estão nas ruas cumprindo os mandados. A Operação surgiu após uma reunião do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil, em julho deste ano. “Nós vamos ter cada vez mais operações nacionais e cada vez mais operações integradas no combate ao crime”, explicou o ministro, Raul Jungmann.

Parte das investigações que levaram aos mandados de prisão contou com apoio do Banco de Perfil Genético, que cadastra o DNA de autores de crimes sexuais e confronta com o material genético encontrado nas vítimas. Segundo o ministério, o banco deve ser ampliado e deverá contar com 130 mil perfis cadastrados até o fim do ano que vem.

Segundo a pasta, a escolha do nome Cronos faz referência à supressão do tempo de vida da vítima, reduzido pelo autor do crime.

Veja a quantidade de presos por estado:

Amapá

Onze pessoas foram presas até as 11h. Ainda há um mandado em aberto no estado. Os alvos são condenados pela Justiça considerados foragidos por crimes de violência doméstica e homicídios.

Alagoas

Até as 10h, três pessoas haviam presas no interior de Alagoas.

Pará

Doze pessoas haviam sido presas até as 10h.

Paraíba

Pelo menos quatro pessoas foram presas na Paraíba até as 11h31.

Paraná

Cerca de 100 mandados são cumpridos no estado. Um homem de 70 anos foi preso. Ele é suspeito de ter colocado fogo na mulher, no ano passado. Até a publicação desta reportagem, não havia sido informado o que aconteceu com ela depois do ocorrido.

Rio Grande do Norte

Até por volta das 10h, 12 pessoas haviam sido presas nas cidades de Natal, Parnamirim e Mossoró.

Rio Grande do Sul

Quinze pessoas foram presas até por volta das 10h em Gramado, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, São Luiz Gonzaga, Gravataí e Alvorada. Entre os presos, está o suspeito de feminicídio e estupro de Francine Ribeiro, de 24 anos, em Santa Cruz do Sul. A jovem desapareceu no último dia 12 e foi encontrada morta no dia seguinte, nas proximidades do Lago Dourado, área turística do município.

São Paulo

Até por volta das 10h, sete pessoas haviam sido presas na Região Metropolitana de São Paulo.

Sergipe

Quarenta e duas pessoas haviam sido presas até 9h.

Tocantins

30 pessoas haviam sido presas até as 9h30. Seis prisões ocorreram na capital. Em Araguaína, dois homens foram capturados. São eles: Junior Dias Bosco, de 26 anos, suspeito de descumprimento de medida protetiva, lesão corporal e injúria contra a companheira, e Emivaldo Pimentel da Silva, de 58, suspeito de ameaça e injúria.

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos