Pesquisar
Close this search box.

O NOVO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA DO RIO GRANDE DO SUL, DELEGADO WANTUIR JACINI É DO RAMO

 

 

 
Wantuir Francisco Brasil Jacini nasceu na cidade de São Gabriel. Ingressou na carreira policial em 1976, como Agente de Polícia Federal. Em 1977 formou-se em direito pela Faculdade Católica de Mato Grosso, e em 1980, mediante novo concurso público, passou ao cargo de Delegado de Polícia Federal. É pós-graduado em Curso Superior de Guerra Política, realizado no Colégio Fu Hsing Kang – República da China (1990), e em Metodologia do Ensino Superior pela UnB – Universidade Nacional de Brasília (2000).
 
Durante mais de três décadas dedicados à carreira policial, Wantuir Jacini ocupou diversos cargos no âmbito do Departamento de Polícia Federal nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Distrito Federal. 
 
Nesse período, o delegado Wantuir Jacini foi coordenador regional da Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro (1992/1994); superintendente regional em Mato Grosso do Sul (1994/1999); diretor-geral interino da Polícia federal em Brasília (1999); coordenador-geral de Segurança Privada do Departamento de Polícia Federal em Brasília (2004/2006); presidente do IDEC – Convenção Internacional de Combate às drogas do Cone Sul (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai), entre 1998 e 1999.
 
Ocupou com brilhantismo o cargo de secretário estadual de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul, cargo que assumiu em janeiro de 2007, na primeira gestão do governador André Puccinelli (PMDB). O delegado Wantuir definiu seu trabalho na Secretaria com base em três eixos: capacitação e especialização do efetivo, investimentos na área de inteligência policial e rigor na corregedoria.
 
Esse é o perfil do novo Secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul. Ele sabe quem é quem no Rio Grande do Sul. Sabe escolher seus assessores. Sabe quem é o LV… Aquele que queria mandar na Brigada Militar… Sabe que o LVfazia reuniões no Hotel Continental (que fica em frente da Rodoviária de Porto Alegre) para articular nomes para comandar os principais postos da Brigada Militar do Rio Grande do Sul…
 
Com o delegado Wanturi a conversa é diferente… Ele vai colocar nos principais cargos do seu comando pessoas ilibadas e competentes. Com o novo Secretário o LV não vai mandar na Secretaria… O LV é figura manjada. O LV é aquele rapaz que veio do centro-oeste e pensava que iria mandar na Brigada Militar… O LV não passa de um vulgar baixo clero do PMDB gaúcho…

Observação: O LV é o Lívia Marine. Ele já foi vereador e hoje ocupa um cargo no executivo de uma importantíssima cidade do RS. Ele é vice…

Imprensa Livre rs

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos