Pesquisar
Close this search box.

O naufrágio de Lula

Sem apoio nas ruas e nas redes sociais, Lula convive com núvens negras no horizonte econômico e uma gestão desastrosa em áreas sensíveis, como saúde, educação e segurança pública.

Por Silvio Navarro – Revista Oeste

Nesta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu seu imenso Ministérios, convocou assessores e o marqueteiro da última campanha eleitoral, Sidônio Palmeira, para uma série de reuniões em busca de culpados para o fiasco do seu governo. Uma sequência de pesquisas, feitas por vários institutos e com públicos diferentes, registrou números desastrosos: a popularidade que já não existia nas ruas e nem nas redes sociais agora desapareceu também das estatísticas.

No encontro com auxiliares, Lula responsabilizou a imprensa tradicional, que se esforça há 15 meses para elogiá-lo pelo “pessimismo com os rumos da economia”. Usou a desculpa manjada de que seus ministros se comunicam mal e, por isso, os brasileiros não sabem apontar uma única relização do governo. Antes de chegar à metade da fala, porém, o petista se lembrou de Jair Bolsonaro, e aí o discurso virou outra coisa – o balanço da gestaão de transformou em defesa da democracia contra o golpe.

Do lado de fora do Palácio do Planalto, a reunião foi macrada por uma novidade: pela primeira vez, minutos depois de ter sido criticada pelo presidente, a velha imprensa revidou. Comentaristas de emissoras de TV e articulistas de jornais reclamaram: disseram que Lula não devia invocar Bolsonaro – a quem chamou de “covardão” – numa hora dessas. Alguns colunistas de jornais arriscaram dizer que ele tem extrapolado em viagens ao exterior com a primeira-dama Janja da Silva, e em discursos ideológicos para a “bolha da esquerda”. Os jornais também reforçaram que o petista não detém mais a preferência das classes C e D, fisgadas pela direita conservadora que ele tanto ataca.

A conclusão aprece óbvia. Não é preciso a análise de nenhum cientista político para compreender que o naufrágio precoce de Lula tem uma explicação: o governo é muito ruim. Isso a sociedade, conforme conatatado em pesquisas, já entendeu – mas agora passou a tirar o sono do PT, porque essas pesquisas viraram notícia e inundaram as redes sociais.

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos