Pesquisar
Close this search box.

Novo Código Eleitoral terá quarentena para militares e divulgação de pesquisa até no dia da eleição

Por Gazeta do Povo


O senador Marcelo Castro é o relator do novo Código Eleitoral| Foto: Geraldo Magela / Agência Senado

O novo Código Eleitoral do Brasil unifica a legislação sobre eleições hoje espalhada em diversas regulamentações e leis. O Projeto de Lei Complementar 112/2021 também cria novidades no cenário político, como a definição de um período de quatro anos antes das eleições para que juízes, militares, promotores e policiais que queiram entrar na vida pública deixem as suas atividades. Além disso, o documento permite a divulgação de pesquisas eleitorais até mesmo no dia das eleições.

Aprovada pela Câmara dos Deputados em 2021, a proposição tramita no Senado. O relatório do senador Marcelo Castro (MDB-PI) foi protocolado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado com alterações em relação ao texto que veio da Câmara. Entre elas, o prazo de quatro anos para integrantes de algumas carreiras que desejem entrar na política, mudanças nas regras para criação de federações, sobras eleitorais e outros pontos, além das regras para divulgação das pesquisas eleitorais em todo o país.

De acordo com Castro, o texto é uma tentativa de consolidar toda a legislação eleitoral e partidária que hoje está dispersa em sete leis. No total, o documento tem 169 páginas. Segundo o relator, o novo código conservou a grande maioria das sugestões feitas pela Câmara dos Deputados, mas foram feitos alguns ajustes em trechos que os senadores consideraram que não estavam completamente claros ou pontos dos quais discordavam.

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos