Pesquisar
Close this search box.

Nada devo e nada temo, diz José Otávio Germano sobre lista

Deputado foi citado por ex-diretor da Petrobras em delação, diz jornal. 

Em nota, deputado negou qualquer envolvimento com a Lava Jato.

 

Do G1 RS

O deputado federal José Otávio Germano (PP-RS) negou, por meio de nota, qualquer envolvimento no esquema de corrupção investigada na Operação Lava Jato. O nome dele consta na lista de 28 políticos que teriam sido citados no acordo de delação premiada do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, segundo o jornal “O Estado de S. Paulo”.

“É com muita tristeza e indignação que vejo meu nome ser citado por alguém que se vale do instrumento da delação premiada para tentar implicar-me numa caso onde não tenho absolutamente nenhum envolvimento. Afirmo categoricamente que nada sei sobre os fatos denunciados pela Operação Lava Jato, e que por isso mesmo nada devo e nada temo”, disse o deputado.

Entre os políticos que teriam se beneficiado do esquema, de acordo com o depoimento do ex-dirigente da estatal, também estão o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, os ex-ministros Antonio Palocci (Fazenda e Casa Civil), Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Mário Negromonte (Cidades), o governador do Acre, Tião Viana (PT), os ex-governadores Sérgio Cabral (Rio) e Eduardo Campos (Pernambuco), além de deputados e senadores de PT, PMDB, PSDB e PP.

No texto, Germano diz que teve apenas dois encontros com Paulo Roberto Costa na sede da Petrobras, quando ele era diretor da empresa. Segundo o deputado, essas reuniões ocorreram para tratar de assuntos de interesse da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, presidida por ele na época. 

“Aliás, coincidentemente, verifico que todos os ex-presidentes do PP que estiveram à frente da referida Comissão constam da relação dos políticos citados na matéria publicada pelo jornal O Estado de São Paulo”, disse o deputado na mesma nota.

Segundo seu perfil na Câmara dos Deputados, José Otávio Germano presidiu a Comissão de Minas e Energia entre fevereiro de 2007 e março de 2010 e entre outubro de 2013 e fevereiro de 2014. Confira abaixo a íntegra da nota do deputado:



A nota de José Otávio Germano

"É com muita tristeza e indignação que vejo meu nome ser citado por alguém que se vale do instrumento da delação premiada para tentar implicar-me numa caso onde não tenho absolutamente nenhum envolvimento.  Afirmo categoricamente que nada sei sobre os fatos denunciados pela Operação Lava-Jato, e que por isso mesmo nada devo e nada temo. Tive apenas dois contatos com Paulo Roberto Costa, na época em que ele foi diretor da Petrobrás, todos eles na sede da empresa, e para tratar de assuntos institucionais de interesse da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, presidida por mim na época. Aliás, coincidentemente, verifico que todos os ex-presidentes do PP que estiveram à frente da referida Comissão constam da relação dos políticos citados na matéria publicada pelo jornal O Estado de São Paulo”.

Lista dos políticos mencionados por Paulo Roberto Costa na delação premiada (Foto: Editoria de Arte G1)

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos