Pesquisar
Close this search box.

Morre, aos 70 anos, o cantor Belchior

 

Morreu na noite deste sábado, em Santa Cruz do Sul, o cantor e compositor cearense Belchior. Familiares confirmaram a morte ao jornal O Povo, mas não revelaram a causa. De acordo com a mesma reportagem, o corpo deve ser sepultado em sua cidade natal, Sobral, no Ceará.

Segundo o Portal Gaz, de Santa Cruz do Sul, informações preliminares repassadas pela polícia indicam que o músico estaria com problemas de saúde. Já Dorgival Duarte, radialista e amigo do artista, afirmou que conversou com a mulher do cantor, Edna Assunção de Araújo, e ela relatou que Belchior "se sentiu mal na noite de sábado". O cearense reclamou de frio e, após se agasalhar, foi repousar. Ainda segundo Duarte, na madrugada, Edna constatou que o marido não respondia aos seus chamados. Belchior teria morrido dormindo.

– Ele estava muito bem e alegre. Foi uma surpresa absoluta saber da sua morte – conta o radialista, que conversou com Belchior há cerca de um mês e já o hospedou em sua casa.

Para Duarte, Edna também confirmou que a família de Belchior tem histórico de problemas cardíacos. O músico estava recluso em Santa Cruz há aproximadamente quatro anos, com uma vida discreta. Mantinha-se com a ajuda de amigos locais – atualmente, morava em uma casa emprestada. 

O diretor geral do Instituto Geral de Perícias, Cleber Müller, afirmou que a Polícia Civil esteve na casa e não verificou sinais de violência. Até as 14h10min, o corpo permanecia na residência. Primeiro, Belchior será levado ao Instituto Médico Legal em Cachoeira do Sul, no Vale do Rio Pardo – no local, passará por necropsia e coleta de material biológico, como sangue e urina, para que seja identificada a causa da morte. Ainda não há previsão de liberação do corpo. A expectativa é que, depois de liberado, o corpo seja levado ao Ceará.

 

Foto: Jeniffer Gularte / Divulgação

 

Em nota, o governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, decretou luto oficial de três dias no Estado: 

"Recebi com profundo pesar a notícia da morte do cantor e compositor cearense Belchior. Nascido em Sobral, foi um ícone da Música Popular Brasileira e um dos primeiros cantores nordestinos de MPB a se destacar no país, com mais de 20 discos gravados. O povo cearense enaltece sua história, agradece imensamente por tudo que fez e pelo legado que deixa para a arte do nosso Ceará. Que Deus conforte a família, amigos e fãs de Belchior. O Governo do Estado decretou luto oficial de três dias."

O cantor havia completado 70 anos no último mês de outubro. Vivendo recluso, seu sumiço dos holofotes era item recorrente no imaginário popular e altamente explorado pela mídia – que o perseguia atrás de entrevistas e fotografias a cada avistamento.

Antonio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes foi um dos expoentes do que se chamou de "invasão nordestina" da música nacional nos anos 1970. Ex-estudante de Medicina, o músico trouxe, junto a artistas como Raimundo Fagner, Ednardo e Amelinha, os sons e os versos do Ceará à MPB.

Começou sua trajetória musical em 1972, com a ajuda da estrela máxima do cenário musical brasileiro à época: naquele ano, Elis Regina gravou Mucuripe, canção escrita por Fagner e Belchior. Mas foi apenas mais tarde, em 1975, que se tornou comentado como compositor, com as gravações, também de Elis, de Como Nossos Pais e Velha Roupa Colorida para o espetáculo Falso Brilhante.

Depois de lançar alguns trabalhos de repercussão, Belchior lançou o LP que tornou sua voz conhecida no Brasil – era Alucinação (1976). Completamente autoral, é considerado uma obra definitiva da música brasileira, trazendo, além das versões do compositor para Como Nossos Pais e Velha Roupa Colorida, os sucessos Apenas um Rapaz Latino-AmericanoÀ Palo Seco e Fotografia 3×4.

Ao longo da década de 1970, lançou uma série de outros discos, como Coração Selvagem (1977), Todos os Sentidos (1978) e Era uma Vez um Homem e Seu Tempo (1979), com hits como Medo de AviãoComentário a Respeito de John e Paralelas. Conforme a década de 1980 avançava, Belchior perdia espaço no cenário musical. Depois de álbuns menos apreciados pela crítica, deu lugar a uma nova geração. Suas apresentações, apesar do público fiel, foram se tornando mais esparsas, até que seu "sumiço" se consolidou. Era visto raras vezes, na maior parte delas no Rio Grande do Sul e no Uruguai.  ZH

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos