Pesquisar
Close this search box.

Hoje é o Dia Internacional da Mulher

 

Uma das formas mais hediondas de violência contra a mulher é o estupro que deixam marcas profundas no corpo, na mente e na alma das vítimas, além de inúmeros casos que acabam em morte da mulher estuprada.

E o pior e profundamente lamentável, é que o autor da violência sexual (estupro) no modo covarde de fazer sua defesa, atribui à vítima a culpa, o que, dependendo da posição social, cultural ou política desses marginais, a própria sociedade passa a apoiá-lo e sai em sua defesa fazendo questão de alardear aos quatro ventos que foi a vítima que se ofereceu e provocou a situação. Aliás, esses casos repugnantes ocorrem por aqui também, no nosso meio, nas cidades pequenas.

Vejo como curioso, porém, preocupante, que o brasileiro ao mesmo tempo que rejeita a violência contra a mulher, “diz que comportamento e roupas delas têm influência no número de estupros”. Apenas 10% dos crimes de violência sexual são notificados.

Mesmo com a ampliação dos debates sobre violência contra mulheres e iniciativas como a Lei Maria da Penha, de 2006, a sociedade brasileira ainda mantém opiniões machistas e acha que o comportamento da mulher tem influência no número de estupros, segundo uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Os pesquisadores pediram que os entrevistados dissessem se concordavam ou não com frases como “mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas” e “se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros”. Para a primeira, 65% dos entrevistados disseram concordar total ou parcialmente. Para a segunda, o percentual é de 58,5%.

 

No mundo a cada ano acontece em mais de 100 milhões de atos de violência contra as mulheres, incluindo mais de 15 milhões de estupros. E a realidade pode ser muito mais grave tendo em vista a subnotificação dos casos de violência contra as mulheres em todos os países, inclusive no Brasil, onde a cada ano acontecem mais de 50 mil estupros. Entre 2012 e 2015 foram registrados 203.211 estupros em nosso país.

Com efeito, “Compromisso com a Igualdade de Gênero”, é o tema adotado para as comemorações do Dia Internacional da Mulher de 2016, que transcorre nesta terça-feira, 08 de março.

Este é o momento para que homens e mulheres, se comprometam, a lutar para acelerar a tão sonhada conquista da IGUALDADE DE GÊNERO, um os objetivos do Milênio por parte da ONU e novamente reforçado nos novos objetivos do desenvolvimento sustentável, com horizonte para 2030.

Lutar por direitos iguais para mulheres e homens, lutar contra a discriminação, contra os abusos e a violência contra a mulher, lutar por igualdade de oportunidades para as mulheres são formas de contribuirmos para a construção de uma sociedade e um pais justo, desenvolvido, humano e solidário. Esta luta começa dentro de casa, na sua rua, em seu bairro, seu local de trabalho e avança a níveis mais abrangentes.

Essa é a minha singela mensagem a todas as mulheres, no seu dia. Parabéns!

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos