Pesquisar
Close this search box.

Governo Naldo promete efetiva inclusão de Santo Augusto na Rota Turística do Yucumã e, também, retomar o projeto Trilha das Orquídeas

A orquídea da foto é herança do início do projeto, plantada em uma árvore na praça central da cidade

 

O TURISMO EM SANTO AUGUSTO

O atual prefeito de Santo Augusto, Dr. Naldo Wiegert, já havia governado o município no período 1997/2000. Naquela gestão foi criada a Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo no Município. A pasta, que tinha na titularidade o professor Odilon Gomes de Oliveira, tomou iniciativas importantes no setor do turismo, entre elas, em 1999, a criação do Conselho Municipal de Turismo e o Fundo Municipal de Turismo. Participou ativamente, em 1998, da criação do Consórcio Intermunicipal de Turismo da Rota do Yucumã integrado por 30 municípios da região, objetivando desenvolver o turismo e, consequentemente, aquecer a economia na agroindústria e novas atividades no comércio, de modo a fortalecer a hotelaria, gastronomia, artesanato e outros.

 

TRILHA DAS ORQUÍDEAS

Outro projeto levado a efeito na época foi a “Trilha das Orquídeas”, com destaque para a atuação do denodado e então secretário professor Odilon. O projeto visou à reposição de orquídeas nas árvores, como era antes do desmatamento e, entendendo serem pontos apropriados para a finalidade, definiu a Estância de Rodeios Nerci Liberato que possui área de 26,5 hectares arborizada; a praça Pompilio Silva, avenidas da cidade e propriedades rurais e urbanas que detivessem bosques e árvores.

 

OBJETIVO   

O projeto de criação da Trilha das Orquídeas teve como objetivos, inserir o município na Rota Turística do Yucumã; proporcionar aos visitantes um local aprazível para observação de árvores nativas, orquídeas e outras flores; desenvolver o turismo local inserido no Regional; proporcionar visita aos pontos históricos do município (Cemitério dos Degolados, Grito do Quinzote, Fazenda da Cascata local da 1ª hidroelétrica do município); transformar a Estância de Rodeios em um local de beleza contemplativa, inédito na região, atraindo turistas que apreciem a natureza; estimular a criação de jardins e bosques nas propriedades, incluindo-os no roteiro de visitação como estímulo às agroindústrias familiares.

 

O QUE FOI DESENVOLVIDO

 Ainda em 1999, foi posto em prática o projeto Trilha das Orquídeas, com plantio de 600 mudas num primeiro momento, e 500 mudas alguns meses depois. Também, seguindo o projeto, foram demarcados os pontos principais entre Santo Augusto e o Salto do Yucumã, e a seguir organizada e realizada uma cavalgada composta de 15 cavalarianos e 10 veículos de apoio que saiu de Santo Augusto no dia 10 de janeiro de 2000, passando por Coronel Bicaco, Redentora, Miraguaí, Tenentes Portela e Derrubadas, até chegar ao Salto do Yucumã cinco dias depois. Outras metas eram estabelecidas, inclusive a continuidade do plantio de orquídeas e flores, uma exposição de orquídeas, contudo, apesar da excelência da iniciativa, o projeto pairou no tempo.

 

PROMESSAS DE CAMPANHA

Não se trata de cobrança, até porque são apenas 13 dias no governo. Mas a “inclusão efetiva de Santo Augusto na Rota Turística do Yucumã” e a “Retomada do projeto Trilha das Orquídeas” no Plano de Governo do então candidato e hoje prefeito Dr. Naldo, não deve e não pode ficar como meras promessas de campanha. Creio que não fique só em promessa, até porque foi no governo dele (97/2000) que esses projetos nasceram e deram alguns passos importantes no setor turístico local e regional.

 

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos