Pesquisar
Close this search box.

Governador cancela compra de enxoval para palácio na Serra do RS

Pregão incluía itens como lençóis de cetim e toalhas de algodão egípcio.

José Ivo Sartori (PMDB) afirmou que não requereu ou autorizou compra.

 

Do G1 RS

 
Sartori compras palácio das hortênsias (Foto: Reprodução)Compras incluiam ítens como lençóis de cetim e toalhas de algodão egípcio (Foto: Reprodução)

O governador do Rio Grande do Sul José Ivo Sartori (PMDB) afirmou que não autorizou a compra, com termo de dispensa de licitação, de materiais de cama, mesa e banho que seriam utilizados no Palácio das Hortênsias, residência oficial do governo em Canela, na Serra gaúcha. Entre os itens do enxoval, estavam lençóis de cetim, toalhas de algodão egípcio, travesseiros de pluma e roupões de microfibra nas cores branco, rosa e bege. O gasto total seria de cerca de R$ 8 mil, conforme documento disponível na internet.

O pregão eletrônico estava marcado para o dia 9 de fevereiro. Em nota oficial divulgada na noite de quarta-feira (4), a coordenação de comunicação do Palácio Piratini afirmou que Sartori “não requereu nem autorizou o processo de compra em questão” e que determinou o cancelamento imediato. Além disso, o comunicado afirma que, ao menos até o término da apuração, o responsável pela abertura do processo de compra ficará afastado.

O governo distribuiu a nota após a informação da compra ser divulgada pelo Jornal Zero Hora na quarta-feira (4). A notícia da compra do enxoval causou polêmica por ocorrer um mês após o anúncio da suspensão de pagamento de fornecedores, concursos públicos e nomeações até julho. Ao assumir, Sartori ressaltou que a gestão será marcada por gastos públicos e medidas de austeridade. A interrupção do pagamento de dívidas com empresas que prestam serviços ao estado chegou a levar sindicatos a cogitar demissões de funcionários nos próximos dias.

Confira a nota na íntegra:

"Sobre a LICITAÇÃO Nº 02/CM/2015, que trata de aquisições de materiais para o Palácio das Hortênsias, o Governo do Estado informa:



– O governador José Ivo Sartori não requereu e nem autorizou o processo de compra em questão. E, assim que soube do fato, determinou o imediato cancelamento do mesmo;

– A Chefia da Casa Militar, igualmente, não requereu e nem autorizou o processo, abrindo nesta data uma apuração administrativa a respeito;

– O governador determinou, até que seja concluída a apuração, o afastamento do responsável pela abertura do processo de compra".

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos