Pesquisar
Close this search box.

Fatos em Foco 25.06.2015

A casa está caindo

Enfim, as investigações chegaram ao ex-presidente Lula, restando apenas comprovar a relação entre as doações ao Instituto Lula e as roubalheiras na Petrobras. Os 4,5 milhões de reais por algumas palestras e doações, pagos pela empreiteira Camargo Correa, terão de ser explicados para que a sociedade tenha pleno conhecimento da realidade. A imprensa e as redes sociais escancaram diariamente, e cada vez mais, as falcatruas envolvendo governo, políticos e empresários. Mas, a casa está caindo.

 

A família e as empreiteiras

A parceria do ex-presidente Lula com as empreiteiras da Odebrecht e da Andrade Gutierrez rende dividendos para as duas partes desde a década de 90. As empreiteiras ganharam bilhões de reais com o esquema de corrupção na Petrobras. Do outro lado, com a ajuda dos empreiteiros, a filha do ex-presidente morou no exterior, o filho ficou milionário e o sobrinho virou um empresário de sucesso.

 

Morando em Paris

A primeira filha do ex-presidente, Lurian Cordeiro, tornou-se conhecida nas eleições de 1989, quando sua mãe, Miriam Cordeiro, apareceu no programa de campanha de Fernando Collor. Nos anos 90, quando morar no exterior ainda era um luxo de poucos, a amizade dos Lula da Silva com a família do empreiteiro Sérgio Andrade, sócio da Andrade Gutierrez, permitiu que Lurian passasse uma temporada em Paris, por conta de Marília Andrade, uma das herdeiras da construtora Andrade Gutierrez, que bancou a hospedagem da moça durante todo o período. A estada de Lurian no apartamento da família Andrade ainda incluiu uma cirurgia custeada pela filha do empreiteiro.

 

Um grande negócio

Em 2008, o grupo Telemar, do empresário Sérgio Andrade, dono da construtora Andrade Gutierrez, comprou a operadora Brasil Telecom. O negócio deu origem à operadora de telefonia OI – e só pode ser concretizado graças a uma mudança na legislação feita pelo governo petista. Antes disso, o mesmo Sérgio Andrade foi responsável pela mudança de status social do empresário Fábio Luís da Silva, o Lulinha, filho do ex-presidente. Fábio era monitor do Zoológico de São Paulo até a posse do pai. Em 2003, ele criou uma pequena empresa de entretenimento batizada de Gamecorp. Em 2005, Sérgio Andrade comprou parte da empresa de Lulinha por 5,2 milhões de reais. Da noite para o dia, o filho do ex-presidente tornou-se milionário.

 

Empreiteiro africano

Sobrinho de Lula, Taiguara Rodrigues dos Santos levava até 2009 uma vida simples. Dono de uma firma especializada em fechar varandas de apartamentos, dirigia um carro velho, morava num pequeno apartamento e respondia a processos por passar cheques sem fundo na praça. A Odebrecht, porém, percebeu que o sobrinho do presidente tinha outros talentos. Em 2012, Taiguara criou uma empresa de engenharia que foi logo contratada pela Odebrecht para trabalhar na construção de uma hidrelétrica em Angola. A parceria foi firmada no mesmo ano em que a empreiteira conseguiu no BNDES um financiamento para realizar o projeto na África.

 

Cascata política

Após levar seu partido a uma situação desastrosa, o ex-presidente quer se dissociar do PT e da presidente Dilma. As pesquisas mostram que o PT vem caindo na preferência do eleitorado e o Lula quer se afastar dele. Está fingindo que quer voltar a ser o Lula original; é tudo uma cascata política. Porque na verdade, tudo o que está acontecendo com o PT é culpa dele. Foi ele que aparelhou o estado, que colocou petistas em todos os lugares para defender os interesses do PT, ele que fez o grande acordo para ter o apoio de qualquer pessoa que se dispusesse a vender o apoio político. Os líderes que ele combatia aderiram ao governo e ele passou a tratá-los como pessoas altamente consideradas. Ele é esperto, saca pra onde o vento sopra e tenta ir para esse lado.

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos