Pesquisar
Close this search box.

Fatos em Foco 16.07.2015

II Seminário A Voz do Campo

Será nos dias 10, 11 e 12 de agosto de 2015, no Hotel Serrano, na cidade de Gramado, o “II Seminário A Voz do Campo”, numa realização do programa A Voz do Campo. Este ano, o Seminário tem como enfoque reunir a família do agro em torno de temas relevantes para o crescimento da área agrícola em nosso país, além do painel principal com o tema: “Sucessão Familiar no Campo”. Serão três dias de palestras, informações técnicas, feiras, debates e projeções de mercado. Inscrições podem ser feitas na Menegon Agronegócio, em Santo Augusto, telefones (55) 3781-3520 ou 3781-3307.

 

Presenças confirmadas

Entre as inúmeras personalidades, estarão presentes ao II Seminário A Voz do Campo, Mr. Nicolas Rubio, representante do USDA junto a Embaixada Americana em Brasília, o qual participará do painel sobre mercado, junto com Antônio Sartori, da Brasoja Agro Corretora, Brandon Crozier, presidente da Nidera para a América Latina, Alexandre Barbosa, superintendente do banco Sicredi e Marcelo Portugal, professor e economista. Durante o evento estarão, também, palestrando o Senador Ronaldo Caiado, com o tema “Momento atual do Agro na Política Brasileira”, o Ministro do TCU João Augusto Ribeiro Nardes, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e o Dr. Gilberto Schwartsmann, sobre Saúde e Destino, entre outros.

 

Prefeitos e a reeleição

Dos dez municípios da área de circulação do jornal O Celeiro, apenas três (Santo Augusto, Inhacorá e Campo Novo) nunca reelegeram um prefeito. Não que não tivessem tentado. Em Santo Augusto, por exemplo, Florisbaldo e depois Dodi tentaram a reeleição e não conseguiram; em Inhacorá, Agenor, Evoli e Cledi, tentaram a reeleição, sem sucesso; em Campo Novo, Eurico Zancan tentou e não obteve êxito. Nas eleições do próximo ano, à exceção de Chiapetta, Braga e Redentora, onde os atuais prefeitos já cumprem o segundo mandato consecutivo, nos demais municípios os prefeitos, pelo menos a maioria deles, deverão concorrer à reeleição.

 

Conjecturas

Volto a conjecturar sobre as variadas possibilidades de candidaturas a prefeito em Santo Augusto no ano que vem. A coligação PDT/PMDB dificilmente se manterá, e ambos deverão encabeçar chapa majoritária, coligados ou não com partidos que hoje são de oposição. Aliás, tanto um quanto o outro está de olho no PP para possível coligação. No PDT, caso José Luiz não concorra à reeleição, o candidato será o vereador Horácio Dorneles; no PMDB, o vice-prefeito Naldo Wiegert, que já disse que concorrerá a prefeito, se essa for à vontade de seu partido, é a opção da sigla. No PP, caso não haja coligação com PDT ou PMDB, a situação é de desconforto, o partido não mostra reação alguma, está estagnado, sem perspectivas de voltar ao protagonismo.

 

Mas…

Observando os nomes que compõem a nova direção do Partido Progressista de Santo Augusto vi entre as importantes lideranças, o nome do advogado e ex-vice-prefeito Antônio Vanderlei da Luz Pereira. É um nome ideal, com perfil adequado para aglutinar e liderar as oposições. Possibilidade, forte, de termos três candidatos a prefeito.

 

Monopólio político

O município de Inhacorá, desde sua criação, já elegeu seis prefeitos. Curiosamente, as escolhas recaíram em apenas “três pessoas”, de tão somente “duas famílias”. Senão vejamos: em 1992, foi eleito Evoli Neves da Silva; em 1996, Agenor Savaris; em 2000, voltou Evoli Neves da Silva; em 2004, Cledi Savaris (esposa de Agenor); em 2008, Evoli Neves da Silva foi eleito pela terceira vez, e, em 2012, Cledi Savaris, novamente. Outra curiosidade é que todos eles concorreram à reeleição e foram relegados pela vontade popular municipal, porém, acolhidos pelo eleitor na eleição seguinte. 

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos