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ERS 155 Retrospecto das constantes reivindicações de solução

 

Por inúmeras edições, a partir do ano 2012, o jornal O Celeiro reportou sobre as péssimas condições de trafegabilidade da rodovia ERS-155, no entanto, se passam os anos, troca governo, as promessas se repetem, e nada de providências para reforma dessa estrada que é o corredor comum para os municípios da Região Celeiro.   

Além do depauperamento geral da pista, buracos e fendas de preocupantes dimensões, agravados com as frequentes e insistentes chuvas, se abrem na pista de rolamento verdadeiras crateras que se multiplicam a cada dia.

Este panorama constrangedor, reflete a inoperância e descaso por parte do governo do Estado que, além de não cumprir com as promessas de campanha, deixa de cumprir com seu dever constitucional, e mais, o governo desdenha dos representantes regionais, deputados, vereadores, prefeitos, entidades representativas como estudantes, setores comerciais e agropecuários que ao longo do tempo vêm pedindo providências, cuja resposta é a mais enganadora possível, ou seja, de que tudo está encaminhado e em breve a reforma da estrada estará sendo providenciada, quando na verdade, até hoje, foi apenas engodo.

 

Eis o retrospecto:

 

– O deputado Ernani Polo, hoje secretário da agricultura, em maio de 2012, questionado a respeito da ERS-155, disse que uma semana após assumir o mandato na Assembleia Legislativa, (dezembro 2011), esteve com o secretário de Infraestrutura e Logística do Rio Grande do Sul tratando da recuperação da ERS 155, tema que voltou a tratar com o secretário 15 dias depois. Na ocasião o secretário teria relatado que estava aguardando recursos de empréstimos internacionais alocados pelo governo do Estado para investimentos em infraestrutura, e destacou que esta obra, da ERS-155, era uma prioridade.

 

– Já o deputado Aloisio Talso Classmann, também em maio de 2012, se manifestou dizendo que, com relação ao questionamento, estava acompanhando com extrema atenção a situação da ERS-155, inclusive mantivera e vinha mantendo contatos com o Governo do Estado, em especial com o Secretário de Infraestrutura e Logística solicitando imediatas providências na recuperação da rodovia tão importante para a região.

 

– O então prefeito Osmar Kuhn, de Chiapeta, reclama que, em audiência na Secretaria de Infraestrutura e Logística, com todos os prefeitos da Região Celeiro em abril de 2011, o secretário garantiu que no máximo seis meses a ERS-155 estaria reformada.

 

– O então prefeito de São Valério do Sul, Clóvis Taborda Padilha, referiu que na reunião dos 21 prefeitos da Região Celeiro com o Secretário da Infraestrutura e Logística em abril de 2011, os prefeitos levaram ao secretário a preocupação sobre a ERS-155 e pediram que a mesma fosse reformada o mais breve possível, quando receberam a promessa de que em seis meses o caso estaria solucionado.

 

– O então prefeito Alvorindo Polo, de Santo Augusto, referiu que a rodovia ERS-155 beneficia toda a Região Celeiro, uma vez que viabiliza o transporte da saúde para Ijuí, Cruz Alta e Santa Maria, e o transporte da produção agrícola para o Porto de Rio Grande, ressaltando que é uma estrada de muita importância e, devido ao seu mau estado de conservação está causando prejuízos aos usuários. Polo afirmou que já são centenas de para-brisas quebrados nos últimos tempos na ERS-155 devido às pedras soltas pela deterioração da camada asfáltica.

 

– No dia 03 de agosto de 2013, prefeitos, vereadores da Região Celeiro, deputados, agricultores, empresários e outras lideranças, reunidos na cidade de Chiapetta, elaboraram a “Carta de Chiapetta”, endereçada ao então governador Tarso Genro e ao presidente da Assembleia Legislativa, trazendo em seu bojo, além de outras reivindicações, a urgente recuperação da rodovia ERS-155, cujo documento foi entregue aos destinatários através de uma comissão designada para tal.

 

Decreto de Emergência

 

– No dia 17 de outubro de 2013, o então governador Tarso Genro e o secretário da Infraestrutura e Logística João Victor Domingues assinaram Decreto de Emergência para recuperação de 62 trechos em 28 rodovias estaduais, totalizando 808 quilômetros. O Decreto, segundo a direção do Daer, possibilitaria maior agilidade na execução dos projetos das obras, uma vez que permitiria a contratação na modalidade de dispensa de licitação. “Entre as rodovias abrangidas pelo Decreto de Emergência para recuperação, estava a RS-155”, porém, nenhuma providência foi tomada,

 

Protesto popular

 

– Dia 18 de julho de 2014, sexta-feira, a partir das 08h da manhã, a comunidade regional se mobilizou e, na ERS-155, km 63, em Santo Augusto, junto ao trevo que vai para Chiapetta, houve grande concentração popular e protesto reivindicando a recuperação imediata das rodovias ERS-155 e ERS-571. O evento contou com a participação de motoristas, agricultores, empresários, estudantes, transportadores, autoridades, funcionários públicos, população em geral dos municípios de Santo Augusto, Chiapetta, São Valério do Sul, Inhacorá, Coronel Bicaco, São Martinho, Campo Novo, enfim, de todos os municípios da Região Celeiro que têm a ERS-155 como seu único caminho para se deslocar a Ijuí e região central do Estado, Missões e Fronteira Sul. Além de grande público, houve aglutinação de caminhões, ônibus, tratores e máquinas agrícolas, enfim. O objetivo da mobilização e protesto foi chamar a atenção do governo do Estado sobre as más condições da rodovia e a necessidade de urgente reforma, uma vez que (já naquela época) estava praticamente intransitável, provocando grande incidência de acidentes, com enormes prejuízos materiais e contra a integridade física e a vida das pessoas. 

A imprensa regional (emissoras de rádio e jornais), bem como as redes sociais repercutiram intensamente o importante evento.

 

– No dia 08 de maio de 2015, o deputado Pedro Westphalen, Secretário Estadual de Transportes e Mobilidade, anunciou que dentro de no máximo dois meses seria dado início à recuperação da rodovia ERS-155, entre Ijuí e Santo Augusto. Ficou só na promessa. Mas não foi este, outros anúncios anteriores e posteriores foram feitos e de concreto nada aconteceu. Discursos, promessas, manifestações populares, anúncios de solução, perduram desde o governo Yeda Crusius, passando pelo governo Tarso e agora já na metade do governo Sartori, e a restauração da rodovia ERS-155 nada de acontecer.

 

– No final do mês de outubro ou início de novembro de 2016, foi anunciado o início da recuperação total da rodovia, inclusive máquinas foram deslocadas para Santo Augusto, indicando que efetivamente a obra seria iniciada. Que nada! Nem as máquinas estão mais por aqui. Foram levadas embora. Ao dar última forma quanto à suposta recuperação da estrada, o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual dos Transportes, anunciou que “vai” assinar o contrato com o Banco Mundial para a restauração de rodovias na região, entre elas a ERS-155. 

 

– Finalmente, se não surgir algum empecilho pelo caminho, a restauração da ERS-155 vai acontecer, haja vista que no dia de hoje (08), o governo do Estado, através do Vice-Governador José Cairoli e do Secretário dos Transportes Pedro Westphalen, atendendo a pressão maracada pelos santoaugustenses, deputados Jerônimo Goergen e Ernani Polo (que é secretário da agricultura), assinou Ordem de Serviço e determinou o imediato início da restauração da rodovia, que, segundo o anunciado será nos próximos dias. 

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