Pesquisar
Close this search box.

Entrevista – José Carlos Amaral – Prefeito de Três Passos

 “Três Passos vive um novo momento, refletido pelas mudanças intensas acompanhadas e apoiadas pela nossa população”.

Um município que retomou o caminho do desenvolvimento e a referência regional: assim podemos definir Três Passos na atualidade, a Capital da Região Celeiro.

 

Com uma Administração Municipal eficiente, comprometida com a coletividade, transparente e responsável, Três Passos tem hoje uma das gestões públicas mais modernas e elogiadas do Estado.

O modelo, considerado exemplo para outros municípios, ajudou a controlar despesas, equilibrou as contas públicas e aumentou a capacidade de investimento em infraestrutura e qualidade de vida para os trespassenses.

À frente da Prefeitura pelo segundo mandato consecutivo, o prefeito Municipal, José Carlos Amaral, tem conquistado muitos resultados e mostrado que é possível transformar boas iniciativas em reconhecimento, que podem ser divididos dia a dia com a comunidade trespassense.

Nestes primeiros dois anos de gestão, conquistou o Prêmio Responsabilidade Social em 2017, e também em anos anteriores (2015 e 2016). Foram avaliados, pela Assembleia Legislativa do RS, quesitos como a % da folha em relação à receita, assistência social, % da população com baixa renda, % da população em subabitação, capacitação profissional, Balanço Social, saúde, despesas públicas, relatório de Responsabilidade Social, educação, entre outros.

Já no ano de 2018, a gestão do prefeito José Carlos foi agraciada pelos Prêmios Nacional e Estadual de Saúde Bucal, 5º e 1º lugar respectivamente. Uma iniciativa resultado de um trabalho de anos de dedicação das equipes de saúde bucal que são bem estruturadas e da gestão do município para que acontecessem melhorias na odontologia pública.

Outro grande reconhecimento foi o Prêmio Gestor Público 2018. Conhecido como o “Oscar da Gestão Pública”, a iniciativa condecorou os melhores projetos das administrações municipais do Rio Grande do Sul. Uma iniciativa da categoria dos auditores-fiscais da Receita Estadual do RS, promovido pelo Sindifisco-RS e Afisvec.

Três Passos esteve entre os 12 municípios a receber o “Troféu Gestor Público 2018”, pela consolidação do inovador e moderno programa Gestômetro, uma ferramenta online criada para acompanhar os programas, metas, indicadores e iniciativas, sendo uma maneira de monitorar as políticas públicas elencadas dentro do planejamento estratégico, norteado pelo Plano Plurianual (PPA).

O prefeito Municipal, ressaltou que ao lado do vice-prefeito, Jorge Leandro Dickel, busca com a gestão auferir resultados que beneficiem a coletividade indistintamente. “Sabemos da nossa responsabilidade sobre o bem-estar coletivo e, diante disso, procuramos atuar de maneira célere e com foco na boa gestão dos recursos públicos”, ponderou Zé Carlos.

             Confira a entrevista concedida pelo prefeito José Carlos Amaral

  Quais as principais ações desenvolvidas nesses dois primeiros anos (2017/2018) de seu mandato?

  Todas as nossas ações são embasadas no Planejamento Estratégico elaborado a partir do Programa de Governo das Eleições Municipais. Das principais ações, podemos destacar:

– Saúde: pintura e climatização das oito unidades de saúde, instalação de seis novas academias ao ar livre contemplando diferentes bairros, conclusão da Academia de Saúde ao lado da ESF Centro, aquisição de três micro-ônibus para o transporte de pacientes e liderança no processo de alteração da Lei das UPA’s, possibilitando uma alternativa para utilização dessas estruturas.

– Educação: reformas das Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, retomada das obras do Complexo Escolar e Esportivo com previsão de finalização para maio.

– Infraestrutura urbana: pavimentação de mais de 20 novas ruas com pedras irregulares na modalidade calçamento comunitário nos diferentes bairros da cidade; asfaltamento e reperfilamento de Avenidas e ruas, tanto principais, quanto secundárias; implantação de 14 novos sistemas de tubulações.

– Infraestrutura rural: criação do Programa Pró-interior, recuperação de mais de 1.000 km de estradas, construção e reformas de pontes e mais de 600 serviços realizados nas propriedades rurais.

– Agricultura: criação de programas de incentivo aos agricultores, como o Programa Municipal de Incentivo ao Florestamento em Propriedades Rurais, o Programa Análises Química e Física de Solo, instalação de uma nova agroindústria, retomada do bônus leite, entrega de 19 equipamentos agrícolas, além da manutenção dos programas de incentivo da avicultura e suinocultura.

– Finanças: Equalização das contas públicas, implantação de ações efetivas para economia, controle de gastos com pessoal, buscando mecanismos para aumentar as receitas, além de medidas de enfrentamento da crise ocasionada pela falta de repasses do Governo Estadual, que deve ao Município cerca de R$2,5 milhões para a Saúde.

 

Comparando as ações desenvolvidas nesses dois anos e as metas elencadas no plano de governo, qual a sua avaliação?  

  Nossa avaliação, de modo geral, é positiva, pois em muitas áreas superamos as metas elencadas no Planejamento Estratégico, indo, inclusive, além daquilo que traçamos. No entanto, é importante frisar que uma gestão municipal precisa trabalhar em consonância com a Lei de Responsabilidade Fiscal e seus órgãos fiscalizadores, o que limita o poder de investimento e a agilidade para a realização de muitas demandas. Outro ponto que faz-se necessário destacar, que nos últimos anos enfrentamos uma das piores crises políticas e econômicas da história do país, fatores que atingem diretamente os municípios, interferindo no desenvolvimento das ações, mas, mesmo com todos estes agravantes, conseguimos fazer muita coisa e temos a consciência que precisamos trabalhar com muito afinco para realizar ainda mais.

 

Quais as perspectivas para este ano de 2019?

Continuar trabalhando com o intuito de realizar ações para beneficiar a coletividade, na perspectiva de concluir obras importantes como a do Complexo Escolar, colocar a UPA em funcionamento como o Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC/SUS), continuar executando obras de asfaltamentos e reperfilamentos, calçamentos comunitários nos bairros, dar seguimento ao processo de revitalização das escolas e manter as contas públicas equilibradas, para melhorar a qualidade de vida da nossa população.

 

Outras considerações…

Viemos nestes dois anos de gestão trabalhando de forma contínua para construir o Três Passos que todos sonham, mais desenvolvido, pujante e que seja a referência da Região Celeiro nos mais diversos setores. Queremos que os trespassenses se orgulhem de morar aqui, uma terra de oportunidades, que ofereça qualidade de vida e que tem uma gestão pública municipal inovadora, responsável e comprometida em fazer o seu melhor sempre. Podemos dizer que Três Passos vive um novo momento, refletido pelas mudanças intensas que são acompanhadas e apoiadas pela nossa população.

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos