Pesquisar
Close this search box.

Entrevista – Inez Teresinha Lorenzatto Della Libera – Prefeita de Braga

“Braga é uma cidade de coração, as pessoas gostam de compartilhar, de conviver em amizade. E que continuemos assim, nessa união de esforços, de integração, trabalho e harmonia”.

Os prefeitos eleitos nas eleições de 2016, e que tomaram posse em 1º de janeiro de 2017, já cumpriram metade do mandato, portanto já podem mostrar à que vieram. É chegado o momento de eles fazerem autoavaliação dos dois anos de governo, de refletir, manter, melhorar ou aperfeiçoar as ações bem-sucedidas, mas também, de corrigir os erros, rever as metas traçadas e que lhes renderam o voto de confiança do eleitor, e, na medida do possível, tentar realizar o que ainda não foi feito.

Para discorrer sobre os dois primeiros anos de mandato, a prefeita Inez Teresinha Lorenzatto Della Libera, de Braga, falou ao jornal O Celeiro/Atualidades.

 

O Celeiro – Prefeita, a senhora poderia discorrer sobre as ações desenvolvidas nos dois primeiros anos de seu mandato?

Prefeita Inez – São várias ações que temos feito para melhorar cada vez mais o nosso município. Temos desenvolvido cursos onde os pais e crianças participam, grupos familiares são atendidos, para que isso acarrete em melhoras para as próprias famílias, para a nossa comunidade. Nas escolas também são feitos vários cursos, encontros, reuniões, grupo de família, proporcionando aos pais saberem o que acontece hoje com seus filhos. Também desenvolvemos ações com a saúde, procurando sempre manter informado os familiares com os visitadores, os agentes de saúde, nas casas, orientando, trabalhando com as pessoas, que é a ideia, porque aqui no nosso município, existe também bastante drogas e temos que trabalhar a prevenção, mantendo crianças e adolescentes envolvidos com o esporte, com a escolinha de futebol, tenham onde participar, e não fiquem aí paradas, usando drogas ou alguma outra coisa.

O Celeiro – E em outros setores, educação, cultura, obras, como foi o seu governo nesse período?

Prefeita Inez – A educação tranquila, procuramos oferecer as melhores condições de escola, inclusive este ano deverá ser licitada uma escola, já foi adquirido um terreno ao lado de uma quadra coberta pertencente ao Estado, para oferecer condições melhores. A escola municipal Adelarmo Nunes, avariada devido um incêndio no ano passado, tem poucas condições para manter a demanda de alunos no local. As creches estão funcionando perfeitamente bem.

No setor de obras estamos melhorando gradativa e constantemente. No ano passado as estradas foram bastante afetadas com a intensas chuvas ocorridas, o cascalho foi levado embora, bueiros e pontes destruídos ou danificados, mas tudo ou quase tudo foi devidamente recuperado. Temos duas patrolas, um maquinário em boas condições, caminhão, que nos permitem oferecer boas estradas no interior do município. Na questão humana, temos poucos motoristas, o que nos obriga muitas vezes a remanejar de outros setores. Mas, na medida do possível, recuperamos quase todas as estradas e cascalhamos a maioria delas, praticamente 90% estão em boas condições. Para este ano pretendemos cascalhar a estrada que demanda a Coronel Bicado. Quanto as estradas desde a sede do município que vão a Redentora ou a Irapuá, em Miraguaí, estão sendo mantidas bem cascalhadas.

O Celeiro – Na agricultura, a senhora poderia enumerar algumas das ações que foram desenvolvidas?

Prefeita Inez – Sim, várias. Auxiliamos na questão de açudes para criação de peixes, de tilápia. Isso foi um projeto muito bem trabalhado há bastante tempo. Inclusive, agora temos a draga do nosso município que já foram iniciadas nos açudes, o proprietário vai poder criar, produzir e amanhã ou depois sobreviver daquilo, o que já acontece em outros municípios. Também, a administração municipal dá incentivo ao plantio de fumo, à plantação de uva, inclusive já tem agricultor que está produzindo e vendendo o vinho.

Outra atividade que incentivamos bastante é a criação de aves, os aviários. O município oferece uma série de incentivos para quem queira abrir esse tipo de agronegócio.

No intuito de dinamizar o trabalho, estamos fazendo um remanejo, um rodízio entre os secretários de Obras e da Agricultura, de modo a trocar experiências, ideias, maneiras de trabalho, objetivando melhorar cada vez mais a prestação de serviço aos nossos munícipes.

O Celeiro – Quanto aos aviários, aos criadores de frangos, em que consiste os incentivos dados pelo município?

Prefeita Inez – Um dos incentivos oferecidos, criado em lei, é que no primeiro lote de frangos produzido, o município bonifica o produtor com R$ 0,10 por frango produzido. Experiência a esse respeito foi com a criação de suínos, onde houve o incentivo no primeiro lote produzido.

O Celeiro E a saúde financeira do município?

Prefeita Inez – Olha, se mantém estável. Fechei as contas tudo tranquilo esse ano que passou, o índice da folha está bem baixo, só que a arrecadação do município está baixa. Mas estamos mantendo, levando, cuidando, controlando, porque os gastos são sempre controlados, eu controlo muito, eu tenho muita preocupação sempre de manter as contas em dia do município. A folha de pagamento dos funcionários sempre em dia; este ano estamos dando aumento para os funcionários de 4,17% e mais um auxílio do vale refeição que teve aumento também.

O Celeiro – Comparando as ações desenvolvidas nesses dois anos e as metas elencadas no plano de governo, qual a sua avaliação?  

Prefeita Inez – Olha, eu considero boa, porque conseguimos evoluir bastante, melhorar bastante, mas, claro que tem muito ainda a ser cumprido. Eu acredito que, este ano, se tudo correr bem, vamos conseguir desenvolver mais metas, melhorar bastante e para o ano que vem também, porque o interesse é a cada dia melhorar para o município, não é o prefeito. O prefeito quer fazer cada vez mais e mais, melhorar para o povo, para a comunidade. Na verdade, o prefeito é empregado do povo. Então, a gente quer trabalhar para melhorar cada vez mais.

O Celeiro – Quais as perspectivas para este ano de 2019?

Prefeita Inez – São várias, o Braga merece crescer e cada vez ser melhor para se viver. As perspectivas são de melhora, de mais ações desenvolvidas, trabalhando junto com a comunidade, ter ideias, trabalhar para que se consiga melhorias, sempre. Um sonho é que tivesse aqui uma fábrica para dar emprego para as pessoas, que hoje nós temos em parceria com Miraguaí, que é dada uma ajuda no transporte para as 96 pessoas braguenses que trabalham no frigorífico em Miraguaí, para onde diariamente se deslocam.

O Celeiro – Considerações finais:

Prefeita Inez – Que as pessoas acreditem em seu trabalho, em dias melhores, que a administração municipal possa trabalhar cada vez mais e melhor para a comunidade, para que todos se sintam bem. Braga é uma cidade de coração, as pessoas gostam de compartilhar, de ajudar, de conviver, todo mundo se conhece, é uma amizade grande. E que continuemos assim, nessa união de esforços, de integração, trabalho e harmonia.

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos