Apresentado oficialmente como novo técnico colorado, uruguaio mostra confiança no trabalho para a temporada 2026
Por Fabrício Falkowski – Correio do Povo
Treinador uruguaio revelou que após o acerto, assistiu a todos os jogos do Inter no BrasileirãoFoto : Divulgação / Inter / CP
Apresentado oficialmente ontem à tarde, no Beira-Rio, Paulo Pezzolano iniciou sua trajetória como técnico do Inter demonstrando confiança. Em uma entrevista de cerca de 40 minutos, o uruguaio de 42 anos se disse ansioso para começar o trabalho, destacou o peso da camisa colorada e afirmou que não hesitou em aceitar o convite, mesmo tendo outras propostas, inclusive do exterior. “É impossível dizer não para um time grande como o Inter. Estou muito feliz. Vamos fazer toda a força para tudo dar certo”, afirmou o treinador, que também revelou o desejo de ver o Beira-Rio lotado desde o primeiro jogo.
Assim como o diretor técnico Abel Braga havia feito na véspera, Pezzolano elogiou o grupo de jogadores, mas deixou claro que ainda há necessidade de reforços. Segundo ele, desde o início das conversas com o clube, no começo da semana, acompanhou a campanha colorada no Brasileirão para entender os motivos do quase rebaixamento.
“Eu vi todos os jogos. Pesou o anímico. Era uma equipe que recebia um gol e se quebrava. Faltou força anímica em alguns momentos do campeonato. Também pesou a força gasta na conquista do Gauchão para evitar o feito do ‘vizinho’. Mas os jogadores tentavam dar o máximo e não conseguiam. E quando um time do tamanho do Inter está em um lugar pesado, pesa ainda mais”, analisou.
Otimismo para 2026
Apesar das dificuldades recentes, Pezzolano se mostrou otimista com o potencial do elenco. Para ele, o desafio será extrair o máximo rendimento individual e coletivo, especialmente no aspecto mental e físico. “O Inter tem um bom plantel e um bom time. O desafio é tirar 100% de cada um. Para isso, precisa estar bem mentalmente e fisicamente. Acho que podemos melhorar um pouco o plantel, mas temos um bom team e podemos fazer um bom ano”, projetou o uruguaio.
Mesmo jovem para o cargo, Pezzolano chega ao Beira-Rio com um currículo relevante. No futebol brasileiro, comandou o Cruzeiro em 2022, conduzindo a equipe ao título da Série B. Na Europa, dirigiu o Real Valladolid, conquistando o acesso à LaLiga, além de uma passagem recente pelo Watford, da Inglaterra. Antes disso, acumulou experiências no México e no Uruguai.
Questionado sobre o estilo de jogo, o treinador priorizou a identidade da equipe antes de qualquer desenho tático. “O mais importante é montar um time com o qual a torcida se identifique. Um time com fome, garra, com vontade de vencer. Depois, vamos ver como vai ser a forma de jogar. O mais importante é mostrar que quer os três pontos em cada jogo”, concluiu.
Treinador uruguaio revelou que após o acerto, assistiu a todos os jogos do Inter no Brasileirão