A partir do protesto realizado em 18 de julho na ERS-155, entroncamento com a ERS-171 que demanda a Chiapetta, envolvendo vários segmentos da comunidade regional, o Daer prometeu e, dias depois passou a fazer reparos paliativos, com os chamados “tapa-buracos” em ambas as rodovias. Incrivelmente, na ERS-171, que liga a ERS-155 e a cidade de Chiapetta, os tapa-buracos foram feitos de maneira “aleatória”, ou seja, taparam um buraco aqui deixando outro ali, até que num trecho de aproximadamente três quilômetros, onde é grande a quantidade de buracos e muitos já virando cratera, não foi tapado um sequer. O curioso e difícil de entender, é que esse trecho fica no meio, entre as extremidades da via reparada. Essa atitude, segundo opinião de alguns usuários, retrata o descaso e também a falta de responsabilidade de quem está executando o serviço, como dizem alguns: é um relaxamento. Usuários reclamam dos prejuízos com pneus cortados e até estourados de modo que, em alguns lugares não há como evitar cair dentro das crateras, além de danos mecânicos nos veículos e o risco de acidentes.

 

 

Manifestantes prometem retomar o protesto na ERS-155

Por inúmeras edições, a partir do ano 2012, o jornal O Celeiro reportou sobre as péssimas condições de trafegabilidade da rodovia ERS-155, inclusive com amostragens fotográficas e depoimentos e usuários e socorristas de acidentes, no entanto, se passam os anos e governos, as promessas se repetem, e nada de providências para reforma dessa estrada que é o corredor comum para os municípios da Região Celeiro.

Além do depauperamento geral da pista, buracos e fendas de preocupantes dimensões foram se abrindo na pista de rolamento, e crateras se multiplicam nos acostamentos.   

Este panorama constrangedor reflete a inoperância e o descaso por parte do governo do Estado que, além de não cumprir com as promessas de campanha, deixa de cumprir com seu dever institucional, e mais, o governo desdenha dos representantes regionais, deputados, vereadores, prefeitos, entidades representativas como estudantes, setores comerciais e agropecuários que ao longo do tempo vêm pedindo providências, cuja resposta é a mais enganadora possível, ou seja, de que tudo está encaminhado e em breve a reforma da estrada estará sendo providenciada, quando na verdade não passa de engodo.

 

 O caminhão trafega sobre a pista. Veja o tamanho da cratera no acostamento. Esta situação se encontra na entrada para São Pedro.

 

Manifestação do usuário

 

 O empresário do transporte coletivo, Claudio Tadeu Toneto, que diariamente transita pela rodovia transportando universitários, revela sua indignação e demonstra preocupação com as péssimas condições da estrada, o que causa inúmeros transtornos, inclusive atrasando a chegada dos universitários na faculdade. Há vários trechos críticos na rodovia que nos obrigam a reduzir a velocidade a 20 ou 30 km/h, comenta Toneto. Sem contar os prejuízos financeiros com desgaste, corte de pneus, reposição de peças mecânicas, e o próprio aumento no consumo de combustível.

 

O que diz o socorrista

 

O agricultor Aquiles Tadielo Durlo, residente próximo á rodovia, relatou sobre os inúmeros socorros que tem prestado nos quatro últimos anos a motoristas que sofrem acidentes de trânsito, ora por terem estourado pneus, ora por terem perdido o controle da direção e caído fora da pista em face do mau estado da rodovia. Cita casos em que é acordado no meio da noite e madrugadas com alguém gritando e pedindo por socorro. Então pega um de seus tratores agrícolas e vai até o local do acidente remover o veículo para a pista.

 

Deputados

O deputado Ernani Polo, questionado a respeito da ERS-155, disse que uma semana após assumir o mandato na Assembleia Legislativa, (dezembro 2011), esteve com o secretário de Infraestrutura e Logística do Rio Grande do Sul tratando da recuperação da ERS 155. Na ocasião o secretário teria relatado que estava aguardando recursos de empréstimos internacionais alocados pelo governo do Estado para investimentos em infraestrutura, e destacou que esta obra, da ERS-155, era uma prioridade.

Já o deputado Aloisio Talso Classmann, também em maio de 2012, disse que estava acompanhando com extrema atenção a situação da ERS-155, inclusive mantivera e vinha mantendo contatos com o Governo do Estado solicitando imediatas providências na recuperação da rodovia tão importante para a região.

 

Prefeitos

O prefeito Osmar Kuhn, de Chiapetta, que é também presidente da Amuceleiro, reclama que, em audiência na Secretaria de Infraestrutura e Logística, com todos os prefeitos da Região Celeiro em abril de 2011, o secretário da Infraestrutura do Estado garantiu que no máximo seis meses a ERS-155 estaria reformada, mas continua tudo como antes, jogando de um governo para outro.

O então prefeito de São Valério do Sul, Clóvis Taborda Padilha, refere que na reunião dos 21 prefeitos da Região Celeiro com o Secretário da Infraestrutura e Logística em abril de 2011, os prefeitos levaram ao secretário a preocupação sobre a ERS-155 e pediram que a mesma fosse reformada o mais breve possível, quando receberam a promessa de que em seis meses o caso estaria solucionado.

Taborda manifesta preocupação sobre os dois acessos a São Valério do Sul, a partir da ERS-155, estão muito perigosos, afirmou, haja vista que não há mais acostamentos e com isso formou-se degraus que impedem tomar o acostamento para aguardar a entrada em direção a São Valério, o que implica em perigo de acidente.

 

Entrada para São Valério do Sul. Além da inexistência de trevo, o acostamento virou cratera, caracterizando sério perigo aos motoristas.

 

O então prefeito Alvorindo Polo, de Santo Augusto, refere que a rodovia ERS-155 beneficia toda a Região Celeiro, uma vez que viabiliza o transporte da saúde para Ijuí, Cruz Alta e Santa Maria, e o transporte da produção agrícola para o Porto de Rio Grande, ressaltando que é uma estrada de muita importância e, devido ao seu mau estado de conservação está causando prejuízos aos usuários. Polo afirmou que já são centenas de para-brisas quebrados nos últimos tempos na ERS-155 devido às pedras soltas pela deterioração da camada asfáltica.

 

Carta de Chiapetta

No dia 03 de agosto de 2013, prefeitos, vereadores da Região Celeiro, deputados, agricultores, empresários e outras lideranças, reunidos na cidade de Chiapetta, elaboraram a “Carta de Chiapetta”, endereçada ao senhor governador Tarso Genro e ao presidente da Assembleia Legislativa, trazendo em seu bojo, além de outras reivindicações, a urgente recuperação da rodovia ERS-155, cujo documento foi entregue aos destinatários através de uma comissão designada para tal.

 

Decreto de Emergência

O governador Tarso Genro assinou, dia 17 de outubro de 2013, Decreto de Emergência para recuperação de 28 rodovias estaduais, entre elas a ERS-155. A emergencialidade teria prazo máximo de seis meses para início da execução das obras, porém, até agora o que se viu, após um protesto, foi um tapa-buracos e remarcação de faixas de sinalização.  

 

Mais protesto

O exitoso protesto de 18 de julho, de iniciativa da estudante universitária da Unijuí Fabi Costa, promete retomar a mobilização até o final do ano, caso não seja, pelo menos iniciada a restauração da estrada ERS-155.