Pesquisar
Close this search box.

Delegado Omar Abud é condenado a 32 anos de prisão

Nas redes sociais, Omar Abud (esquerda) e Luis Armindo aparecem juntos em um evento de MMA em Porto AlegreArquivo Pessoal / Reprodução/Facebook

A Justiça condenou em 1ª Instância o delegado da Polícia Civil Omar Abud e o ex-comissário Luiz Armindo de Mello Gonçalves por envolvimento em um esquema criminoso desarticulado na operação Financiador. A decisão foi proferida pelo juiz Roberto Coutinho Borba, da 2ª Vara Criminal de Alvorada.

Abud foi condenado a 32 anos e um mês de reclusão em regime fechado pelos crimes de organização criminosa, obstrução de investigações e lavagem de dinheiro. Além disso, a Justiça determinou que Abud perca a função pública.

O comissário Luiz Armindo de Mello Gonçalves foi condenado a 17 anos de reclusão pelos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa. Outras sete pessoas foram condenadas pela Justiça.

A operação Financiador foi deflagrada em fevereiro deste ano no Rio Grande do Sul. A investigação apontou que Abud e Gonçalves financiavam uma quadrilha especializada em estelionato e roubo de cargas.

Conforme as investigações, o delegado e o comissário ficavam com parte do dinheiro do crime. Em troca, forneciam segurança aos criminosos. Como o comissário e o delegado tinham informações sigilosas, eles se valiam da função pública para dificultar as investigações. Ambos foram soltos em 31 de julho por não  existirem mais motivos para a manutenção da prisão preventiva.

Gaúchazh

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos