Pesquisa indica estabilidade entre os candidatos do PMDB e do PT

25/10/2014 | 19h34
Datafolha: Sartori tem 60%, e Tarso, 40% dos votos válidos Montagem sobre fotos de Ricardo Duarte e Fernando Gomes/Agência RBS

Candidato do PMDB manteve a mesma vantagem sobre Tarso em votos válidosFoto: Montagem sobre fotos de Ricardo Duarte e Fernando Gomes / Agência RBS

Uma pesquisa do Datafolha para o governo do Estado divulgada na tarde deste sábado mostra que José Ivo Sartori (PMDB) segue à frente de Tarso Genro(PT) na disputa pelo Piratini. O peemedebista aparece com 60% dos votos válidos (excluídos brancos e nulos), e o concorrente do PT está com 40% da preferência.

Sartori e Tarso mantiveram os mesmos percentuais de votos válidos registrados nas duas sondagens anteriores do segundo turno – critério utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para apontar o vencedor da eleição. Quem soma pelo menos a metade dos votos válidos mais um é o eleito.

Levando-se em consideração os votos totais, Sartori fica com 54% – um a mais do que no levantamento anterior, realizado quarta e quinta-feira. Tarso soma os mesmos 36%. Os indecisos oscilaram um ponto para baixo e representam 6% do eleitorado, e outros 4% pretendem votar nulo ou em branco (mesma proporção do levantamento passado).

Clicrbs