Pesquisar
Close this search box.

CRÔNICAS CURTAS

 

 

RECONHECIMENTO PESSOAL

As pessoas idosas de modo geral, mesmo com exemplar histórico de vida e bons feitos em prol da sociedade, raramente são lembradas e muito menos reconhecidas pela sociedade enquanto vivas. Depois que morrem soa muito falso ver-se e ouvir-se políticos enaltecendo a figura do extinto, com o degradante propósito de fazer uma média com os familiares, com vista às eleições seguintes. Essa conduta mesquinha e interesseira deve ser repudiada. O reconhecimento deve ser feito enquanto a pessoa está viva, pessoalmente, seja através de um abraço, elogio, rememorando e enaltecendo de forma sincera e sem demagogia os seus feitos e sua história. As pessoas idosas precisam “sentir-se” reconhecidas pelo bem que fizeram à sociedade. Isso as faz realizadas, e felizes. Depois de morto, de que vale a ele o reconhecimento?

 

 

DESELEGANTE, NO MÍNIMO…

É sem dúvida um ato de extrema deselegância e falta de respeito com a população e com quem vai assumir o mandato para dirigir um município, mas tem se tornado comum o agente politico derrotado, ou que não conseguiu fazer o seu sucessor não comparecer à solenidade de transmissão do cargo como manda os bons costumes e o respeito humano. Este fato aconteceu em Coronel Bicaco, aqui na Região Celeiro, onde o prefeito que deixava o cargo, Valtemar José Machado de Oliveira (PP) não compareceu para fazer a transmissão do cargo, bem como entregar ao atual prefeito Dr. Jora (PSB) as chaves da prefeitura. Mesmo sem ter sido designado para tal, o vice-prefeito que também encerrava seu mandato, Leandro Briato (PP), assumiu a responsabilidade e fez a entrega “das chaves” da Prefeitura ao Dr. Jora e, oportunista, deixou seu recado para daqui a 4 anos. Valtemar pecou. A vitória e a derrota fazem parte do jogo. O respeito, a cordialidade e a compreensão fazem parte do caráter de cada um. É preciso estar preparado para a vitória e para a derrota também.

 

SEM CCs

O Dr. Jora (PSB), prefeito de Coronel Bicaco, começa governar o município sem nomear titulares de secretarias e para nenhum outro cargo de chefia nos demais escalões, optando, para fins de economia, tocar a máquina administrativa contando com a eficiência dos servidores do quadro efetivo. O único cargo de confiança preenchido foi a assessoria jurídica, isso porque não existe servidor concursado na área. A secretaria municipal de Obras está sob a responsabilidade do vice-prefeito, Arleu Valadar. As demais secretarias serão coordenadas por servidores efetivos, sem o status de secretário, por um período de pelo menos 90 dias.

 

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Os frequentes casos de violência extrema contra a mulher têm chamado cada vez mais a atenção. Nesse contexto se observa que, efetivamente, há uma lacuna imensa na rede que deveria integrar todos os serviços necessários de apoio às vítimas. Apesar de não ser garantia absoluta de segurança, a mulher que é vítima de agressões precisa não só da proteção (medidas protetivas expedidas pelo Poder Judiciário), mas de um apoio completo. A lei prevê esses serviços, mas na verdade eles não existem, por pura omissão do Poder Público de modo geral. De nada adianta a vítima chegar na delegacia de polícia, ter medida protetiva concedida rapidamente e não ter aquele apoio que depende de estrutura física, de acolhimento, e serviço profissional de apoio.

 

ALIÁS

O ex-prefeito Zé Luiz inseriu em seu programa de governo (promessa de campanha de 2012), no item 1.2 Mulheres, o seguinte: “Vou construir um Centro de Acolhimento para as mulheres vítimas de violência”. Lá se foram os 4 anos de governo e nada.

 

E AGORA?

Agora, Dr. Naldo inseriu no seu plano de governo, no item 3.3: “Vou instalar abrigos para IDOSOS, CRIANÇAS e ‘MULHERES’ em risco de vulnerabilidade social”. (grifei)

 

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos