Pesquisar
Close this search box.

CRÔNICAS CURTAS – O Brasil não acabou dia 8; Escola de Turno Integral; Promessas de campanha da prefeita Lilian ainda pendentes

O Brasil não acabou dia 8

As invasões e depredações do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do STF no dia 8 de janeiro, não podem ser motivo para o governo ficar restrito a administrar crime. O Brasil não acabou dia 8 de janeiro. Há todo um trabalho administrativo a ser feito nas questões nacionais, a começar pela principal, a economia. Aliás, jamais houve tanta desconfiança do público em relação à gestão econômica, quanto há agora. As pessoas não acreditam, não confiam na competência, e sobretudo nas intenções, da equipe que comanda o Ministério da Fazenda – a pior que o Brasil já teve em qualquer época. E Lula esquece que precisa começar a governar o Brasil. Age como se o país não tivesse nenhuma outra questão além da invasão das sedes dos três Poderes. As invasões e danos, prisões, etc., são casos da polícia e da justiça. Mas Lula, e seus asseclas, estão encantados com a repressão, com as prisões em massa, com as multas de R$ 100 mil/hora, com a polícia. Descobriram o gosto de ter o chicote na mão.

 Aliás

O rumo é desastroso. A obsessão repressiva é doentia, sem limites em prender ‘em massa’ (sem investigação, sem provas e sem individualização de conduta, ou seja, ‘de quem fez o quê’), fazer censura e reduzir ao mínimo a liberdade de expressão e a livre manifestação. Além de dar cada vez mais liberdade aos piores criminosos e aos piores corruptos.

Turno integral

Durante a campanha eleitoral Eduardo Leite, que não é muito confiável no que diz, prometeu priorizar a educação neste segundo mandato, com ênfase ao “turno integral” no Ensino Médio. A rede estadual tem 1.098 escolas de Ensino Médio. Apenas 44 delas têm turno integral. O governo promete a implementação de mais 67 em 2023, o que somado às já existentes, chegará a 111. Leite se comprometeu, na campanha, a expandir o turno integral para 50% das escolas estaduais com Ensino Médio até o final de seu mandato, em 2026. Para alcançar essa meta será necessário chegar a 549 escolas com o sistema nesses quatro anos. Como foi promessa eleitoreira, não se iluda. Não vai a 200.

 Entraves

Para implementar o turno integral, o governo precisará fazer reformas em escolas, adequar espaços como quadras de esporte, cozinhas e refeitórios e ampliar a carga horária de professores, além de realizar concurso e nomear cerca de 1,5 mil docentes, por exemplo. Outro entreve é que muitos estudantes vão à escola de manhã e trabalham ou fazem estágio à tarde como forma de complementar a renda e buscar inserção cedo no mercado de trabalho. Além do que a implantação só ocorrerá com a concordância da comunidade escolar de cada estabelecimento.

 Pré-requisitos

Para ter turno integral, a escola precisa preencher uma série de pré-requisitos: ter Ensino Médio diurno, prédio próprio, cozinha, refeitório e espaço adequado para receber as turmas. Além disso, o colégio não pode ser o único com Ensino Médio da cidade, ponto que exclui dezenas de municípios pequenos. Com isso, com raras exceções, sobram apenas cidades de médio e grande porte, como Porto Alegre com 7, Santa Maria (6), Bagé, Santo Ângelo e outras (3).

 Região Celeiro

Aqui na Região Celeiro, 4 municípios: Bom Progresso (Escola Técnica Estadual Celeiro – ETEC), Crissiumal (Escola Estadual de Ensino Médio Rocha Pombo), Redentora (Escola Estadual de Educação Básica Feliciano Jorge Alberto) e Tenente Portela (Escola Estadual de Educação Básica Professora Cleia Salete Dalberto), estarão incluídos e terão Ensino Médio de “turno integral” já a partir deste ano de 2023.

 Nº de idosos deve triplicar

De acordo com o IBGE, o Brasil já ultrapassa em 30 milhões o número de pessoas acima de 60 anos de idade. A expectativa é que, a partir de 2039, o País tenha mais pessoas idosas do que crianças na sua configuração populacional. A Organização Mundial da Saúde estima que, em 35 anos, um em cada três brasileiros seja idoso. De acordo com relatório divulgado, até 2050, o número de pessoas com mais de 60 anos no mundo vai duplicar. E, no Brasil, este número vai triplicar. Seremos uma nação envelhecida. Aliás, o envelhecimento é bom, desde que saudável, onde o idoso mesmo que com alguma doença, seja independente, autônomo, tome suas próprias decisões, participe e ainda tenha um propósito de vida. Quem se enquadra nesse perfil é um(a) idoso(a) saudável.

 Pegando o gancho…

Estamos na década do envelhecimento saudável (2021-2023), declarada pela ONU, e, em uma sociedade cada vez mais longeva, chegar aos 100 anos é uma realidade possível. Para quem já está com ¾ do caminho andado, que é o meu caso, soa animador. Por isso, com o aumento de quase 40% da parcela de pessoas com 60 anos ou mais nos últimos dez anos, segundo o IBGE, torna-se fundamental tratar hoje e agora as questões que podem colocar em risco a saúde de amanhã. Envelhecer é natural e faz parte do processo da vida. Contudo, envelhecer bem e com saúde depende das escolhas de cada um. Na caminhada para o centenário, as ações de medicina preventiva são as melhores ferramentas. Junto a elas, há uma série de medidas individuais, começando por uma alimentação balanceada, prática de atividades físicas regulares, ter hábitos cognitivos.

Metas para 2022 (?)

Em 14 de janeiro do ano passado, a prefeita Lilian, de Santo Augusto, em entrevista que nos concedeu, anunciou as metas para aquele ano, 2022. Das metas anunciadas, foram realizadas integralmente apenas essas: a reforma e remodelação do Posto Central de Saúde, a construção de quatro pontes de concreto no interior do município, e o novo CRAS, no bairro Santa Fé. E as metas não cumpridas ou cumpridas parcialmente, mas que ainda estão pendentes são: a pavimentação das 25 ruas restantes (a execução foi iniciada – parcialmente realizada – e as obras seguem andando); a construção de 35 casas; nova Área Industrial; nova UBS no Bairro Petrópolis; pavimentação da Rua Bom Fim até a Santinha/Costa do Turvo (deve iniciar brevemente), e ainda, a nova creche.

A propósito

Durante a campanha, Lilian fez muitas promessas, algumas foram cumpridas, mas além das citadas acima, existem outras várias que estão em aberto, ainda não foram cumpridas. Entre elas: 1) Espaço de Lazer para Jovens; 2) Rua Coberta (prometida inauguração para dezembro de 2021 – consta que o projeto está em andamento); 3) Centro Esportivo Comunitário; 4) Pórtico na entrada da cidade (está encalhado, algo não está encaixando nesse projeto).

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos