Pesquisar
Close this search box.

CRÔNICAS CURTAS 27.07.2018

Prometeu tem que cumprir

Passados quase a metade do mandato, mais precisamente um ano e sete meses, da atual administração municipal, vale lembrar que nos últimos dias da campanha (2016), o então candidato, hoje prefeito e seu vice, distribuiu uma propaganda elencando 15 motivos para o eleitor votar no 15 (referência ao seu partido MDB), sugerindo ser a melhor opção. Ele foi atendido pelo eleitorado santoaugustense e, eleito, já quase na metade de seu governo, nada mal fazermos uma avaliação sobre o que, efetivamente, até agora foi realizado dos 15 motivos apresentados, quais sejam:  1- Transformaremos Santo Augusto em um centro regional de comércio, indústria e serviços. 2- Temos facilidade de acesso e apoio em todas as esferas governamentais, estadual e Federal. 3- Fortaleceremos a parceria com instituições de ensino públicas e privadas do município. 4- Proporcionaremos novos postos de emprego. 5– Conduziremos a administração pública de maneira séria, comprometida e responsável. 6– Fomentaremos e fortaleceremos o desporto, junto com a UBASA. 7– Buscaremos recursos para o Hospital Bom Pastor, transformando Santo Augusto em um Centro Hospitalar Microrregional. 8– Adotaremos um modelo de gestão integrada de segurança, com a participação efetiva da sociedade. 9– Promoveremos a inclusão da população em situação de risco, pobreza e vulnerabilidade. 10– Disponibilizaremos uma equipe permanente na manutenção das estradas. 11– Buscaremos recursos para a pavimentação do trajeto do IFF até a ERS-155, dentre outros. 12– Revisaremos a legislação do Plano de Carreira dos professores municipais. 13– Supervisionaremos todos os projetos para evitar desperdício de recursos públicos. 14– Faremos o recolhimento e tratamento de lixo e entulhos de forma eficiente, integrada e sustentável. 15– Temos forças políticas e pessoas capacitadas unidas para desenvolver nosso município, além de outros inúmeros motivos para conquistar seu voto no 15. Que tal! De forma serena, honesta e coerente (do contrário não vale), os munícipes podem, querendo, avaliar e comparar os ditos e os feitos do nosso prefeito. Eu já fiz a minha. Isso basta? Não, só avaliar e comparar não é o suficiente. A população tem que cobrar. Prometeu tem que cumprir.

Justificativa inconsistente

Ninguém se candidata a cargo eletivo executivo, no caso aqui, de prefeito, sem antes conhecer a real situação financeira do município. É praxe, tanto no plano de governo apresentado, como nos diversos tipos de contato do candidato junto aos eleitores na busca do voto, elencar infinitas promessas, a maioria impraticáveis. É praxe, também, o não cumprimento das promessas. Outra praxe é, justificar o engodo à falta de condições financeiras do município. Ora, essa justificativa é inconsistente. Ele sabia o que os cofres da prefeitura suportariam ou não. É uma expertise dos políticos. E não é só isso, essa alegação de falta de recursos serve também para tapear a incompetência, o descaso, o ilusionismo. Mas não se pode culpar só o político, o eleitor deve conhecer os candidatos e ter noção dos limites financeiros do município, se engana porque quer.

Violência na escola

Infelizmente, a indisciplina em sala de aula tornou-se algo rotineira nas escolas, e o número de casos de violência contra professores por parte de alunos aumenta assustadoramente. Creio que a indisciplina e a violência na escola são a reprodução da violência que ocorrem na sociedade. Afinal, a escola não é desconectada da sociedade, faz parte dela. As condições políticas e sociais do país, impunidade, corrupção, baixa escolaridade e de renda da maior parte da população são exemplos de problemas sociais que refletem na escola. Além disso, as mudanças sociais contemporâneas ocorridas no modelo de família refletem na formação dos jovens. Os jovens indisciplinados e violentos, que não são maioria, mas são muitos, estão na escola não para estudar, estão ali porque a escola é um ambiente social deles ou porque são obrigados. Lá eles faltam com o respeito, se recusam a fazer atividades e estudar, atrapalham as aulas, brigam, xingam, soltam palavrões, depredam o patrimônio público, praticam bullying, humilham, ameaçam e ofendem professores. Isso tem que ser erradicado da escola. Com urgência!

Violência na escola II

Foi aqui em Santo Augusto, na Escola Municipal Antônio Liberato, manhã de segunda-feira (16/07). Um professor veterano, de conduta profissional ilibada, há 33 anos dando aula, acabou se envolvendo num sério conflito com um aluno adolescente, de 15 anos de idade. O fato certamente lhe trouxe consequências muito sérias, a começar pela saúde (vários dias hospitalizado), envolvimento na polícia e na justiça, afastamento administrativo e temporário das funções e, o constrangimento. Mas o que levou o professor a entrar em conflito violento com o aluno? Ora, não sei das motivações e se soubesse também não me caberia entrar no mérito, mas cá com meus botões, imagino só o que o moleque do aluno indisciplinado fez para tirar o professor do sério de modo a revidar com violência. São os efeitos do ECA, dos direitos humanos e da própria sociedade que acabaram com o respeito aos mestres. Para eles, adolescentes só têm direitos e, professor só tem dever, obrigação, até de se curvar às humilhações.

Aliás

O educador e filósofo Paulo Freire dizia que a escola era o espaço da alegria, do prazer, mas assim ela se torna o espaço do inferno.

CRVA, cadê?

Desde 23 de setembro de 2016, com o fechamento do CRVA (Centro de Registro de Veículos Automotores), em Santo Augusto, os proprietários de veículos residentes no município estão sem o serviço do Detran, como registro e transferência de veículo, solicitação de vistoria, 2ª via do Certificado de Registro do Veículo, autorização para fabricação de placas, entre outros. Nesse período, quase dois anos, quem precisou ou precisa desses serviços teve ou tem de se deslocar a outro município, como Chiapetta, Coronel Bicaco, Três Passos ou Ijuí, gerando transtornos com gastos, perda de tempo e deslocamentos para regularizar a situação documental do veículo. Nesse ínterim houve anúncios de instalação de Posto Avançado do CRVA, mas a vaga está sendo disputada por dois CRVas interessados (Humaitá e Boa Vista do Buricá), e virou pendenga judicial e o caso se arrasta, enquanto que Santo Augusto permanece sem os serviços.

CRVA pode estar de volta

 Ausente de Santo Augusto há aproximadamente dois anos, o Centro de Registro de Veículos Automotores/Detran pode estar de volta brevemente. O titular do Ofício do Registro Civil e ex-concessionário do CRVA, Fernando Scherer, disse à coluna que “requereu” recentemente seu credenciamento junto ao Detran para instalar novamente o CRVA e retomar os serviços de trânsito pertinentes. O expediente foi protocolado e está em análise no Detran e, caso haja o deferimento, tão logo autorizado, o CRVA será aberto ao público e os serviços retomados. Quanto ao processo para instalação de Posto Avançado e que consta estar em demanda judicial, Fernando diz que seu pedido nada tem a ver com aquele caso, apenas está atendendo pedido de inúmeras pessoas de Santo Augusto que, inclusive, lhe cobram por ter fechado o CRVA ainda lá em 2016. Fernando ressalta que, se a decisão daquele caso for favorável a um deles, não haverá problema, pois mais do que ter para si a concessão, o interessante é que a comunidade volte a ter os serviços do Detran.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos