Pesquisar
Close this search box.

CRÔNICAS CURTAS 12.01.2018

Mudanças no trânsito

Documentos digitais, regulamentação de leis antigas e penas mais duras para quem se envolver em crimes de trânsito são algumas das alterações do Código de Trânsito Brasileiro. Mas o ano de 2018 trará muitas mudanças para os condutores de veículos, a partir do próximo mês de abril, que deverão seguir uma legislação rígida e terão acesso a tecnologias para o seu cumprimento. Além dos condutores de veículos automotores, ciclistas e pedestres infratores passarão a ser fiscalizados e multados por agentes de trânsito.

Pedestres e ciclistas

Portanto, começarão a valer as multas de R$ 44,19 a pedestres e de R$ 130,16 a ciclistas que circularem fora das áreas destinadas a eles. As punições para pedestres e ciclistas já estavam previstas no Código de Trânsito Brasileiro, mas não eram aplicadas por falta de regulamentação. Agora, a partir do próximo mês de abril, agentes de trânsito escreverão um “auto de infração” com nome, documento e endereço do infrator. Minha opinião é que essa imposição legal não sairá do papel, mas se sair vai dar muita confusão, uma vez que a imensa maioria das cidades brasileiras, principalmente as pequenas são carentes de organização estrutural e de sinalização na mobilidade urbana que defina adequada e suficientemente os espaços destinados a ciclistas e à travessia de pedestres.

Providencial

Na verdade, independentemente de sermos condutores ou não, todos nós temos o trânsito integrado em nossa vida. Seja um condutor de um veículo, motocicleta ou ônibus que transporta vários passageiros, uma carreta que transporta carga, ou um pedestre, ciclista ou passageiro, todos têm o trânsito como parte de nossa vida. Por isso, nos parece que não se trata de mais uma medida arrecadatória, e sim melhorar o comportamento do cidadão no trânsito. Seja pedestre ou ciclista, o comportamento dele afeta a segurança de todos no trânsito. Portanto, essa é uma das medidas de proteção que o Conselho Nacional de Trânsito toma. Providencial! Pena que o desleixo das gestões públicas municipais para com o setor viário não dê condições para que a norma vigore plenamente.

 Motorista bêbado

Também, em abril, aumentará a punição para motoristas alcoolizados ou sob o efeito de droga que provocarem morte no trânsito. A pena, que hoje é de dois a quatro anos de prisão, passará a ser de cinco a oito anos de reclusão, sem a possibilidade de sua substituição por prestação de serviços.

Marcos históricos

Ao elaborar matéria relativa à Estância de Rodeios e outros pontos turísticos de nosso município, insertos nesta edição, deparei com a Lei Municipal nº 844, de 25 de maio de 1989, criando a denominação de Marcos Históricos a quatro importantes pontos turísticos de Santo Augusto: O Cemitério dos Degolados, o Grito do Quinzote, a sepultura do primeiro professor do município, Benedito de Castro, e a usina da Fazenda da Cascata. No artigo 2º consta: O Poder Executivo Municipal regulamentará esta lei em 90 dias, no que diz respeito à manutenção, colocação de placas comemorativas ou construção de monumentos nos locais previstos nesta lei.

Só mais uma lei

Apesar da boa intenção e da iniciativa louvável não só do prefeito da época, mas também dos vereadores que aprovaram o projeto, foi apenas mais uma lei a ficar no esquecimento. No caso em epígrafe, apenas o Cemitério dos Degolados mereceu atenção, mas isso 26 anos depois da vigência da lei. Foi no ano de 2015, o então prefeito José Luiz Andrighetto promoveu uma radical remodelação no cemitério, com colocação de painéis junto aos túmulos descrevendo sobre os fatos históricos que resultaram do movimento que culminou com a degola de oito pessoas. Foi também mudada a nomenclatura para “Memorial dos Degolados”. Ficou bonito, organizado e aumentou sobremaneira o número de visitantes. Porém, aos poucos está de volta o desleixo. Lamentavelmente!

A propósito

O Poder Público de Santo Augusto, não sei por qual razão, e não é de hoje, não se interessa por organizar e mostrar seus pontos turísticos, de modo a divulgar o município. Pega por exemplo o momento atual quando será realizado o Rodeio Crioulo, evento que atrai muita gente de diversos municípios e regiões aqui para nossa cidade. Por que não fazer parceria com a entidade na própria divulgação destacando o que o município tem a mostrar e, para isso, organizar e melhorar os pontos turísticos, inclusive os particulares, como é o caso do Museu do Seu Nerci que fica no interior da Estância, preparar e disponibilizar adequadamente guias turísticos e guias de turismo. Afinal, desenvolver o turismo é dar visibilidade, é promover o município, é atrair pessoas, empresas, investimento, é enxergar longe, é desenvolver economicamente.

Servidores municipais

O número de servidores públicos municipais subiu 66,7% em 15 anos, segundo o IBGE, de 3,9 milhões em 2001, para 6,5 milhões em 2016. Aqui na região Celeiro do Rio Grande do Sul, em tomada feita aleatoriamente, por este semanário, verifica-se em alguns casos certa disparidade, onde o número de funcionários públicos municipais é desproporcional ao número de habitantes do município. Em relação à contratação, ainda predominam nas prefeituras os estatutários, cujo sistema de contratação é específico para funções públicas. Veja a seguir, alguns dos municípios da região, sua população e o número de servidores municipais efetivos, que inclui também os celetistas (contratados pela CLT) e, separadamente, os comissionados (CCs), com base no mês de dezembro de 2017.

Confira o seu município

Santo Augusto: 13.968 habitantes; 472 servidores efetivos, 11 temporários e 19 CCs; Chiapetta: 4.026 habitantes; 155 servidores efetivos e 55 CCs; Inhacorá: 2.312 habitantes; 163 servidores efetivos, e 31 CCs; São Valério do Sul: 2.760 habitantes; 172 servidores efetivos e 19 CCs; São Martinho: 5.773 habitantes; 275 servidores efetivos, e 26 CCs; Campo Novo: 5.459 habitantes; 159 servidores efetivos, e 11 CCs; Braga: 3.702 habitantes; 218 servidores efetivos, cujo portal não registra CCs; Redentora: 10.222 habitantes; 311 servidores efetivos, e 41 CCs; Coronel Bicaco: 7.748 habitantes;  410, e 11 CCs; Três Passos: 23.965 habitantes; 478 servidores efetivos e, 29 CCs; Bom Progresso: 2.328 habitantes; 125 servidores efetivos e, 7 CCs; Crissiumal: 14.084 habitantes; 396 servidores efetivos e, 23 CCs; Tenente Portela: 13.719 habitantes; 336 servidores efetivos, 22 CCs, e 37 empregados públicos.  Observação: Os dados acima são resultado de pesquisa feita junto aos portais de transparência das prefeituras.

Agora é sobre mulheres

Acho que há uma clara competividade no mercado de trabalho entre homens e mulheres, deixando de lado os valores sexuais e colocando em prática e empenho os valores trabalhistas. Sabemos que a mulher conseguiu, embora ainda queixe-se de discriminação, seu lugar definitivo, a submissão que os homens impuseram no decorrer da história da humanidade, o que não há como negar que existiu, é etapa que já foi vencida, mostrando que o trabalho, independente do tipo, pode ser desempenhado por qualquer um, indiferente a sexualidade, e nisso as mulheres estão mostrando que são melhores, não que o gênero esteja determinando a competência laboral, mas a dedicação, o empenho, a determinação, a forma sensata e prudente, associada ao comodismo e desinteresse dos homens.

Homens perdem espaço

Definitivamente, os homens perdem assustadoramente seu espaço, pois as mulheres já são maioria na escola, na universidade, no trabalho em geral. Afinal, o que há com os homens, por que eles estão ficando para trás? Eles não são mais os mesmos. Parecem durões, mas são frágeis, vão mal na escola, pior na faculdade e perdem terreno nas empresas. Veja bem. No Brasil, 55% das pessoas que entram na faculdade e 59% das que a terminam são mulheres. Motivado, basicamente pela falta de interesse, 40% mais homens largam os estudos em todos os níveis.

Mercado de trabalho

Naturalmente, o contexto atual do mercado de trabalho exige dos profissionais algumas características que são mais corriqueiras entre as mulheres. Sensibilidade, percepção, afetividade, bom relacionamento interpessoal e versatilidade são características encontradas com facilidade em profissionais do sexo feminino, e as empresas e organizações já se atentaram para isso. Esse é um fator. Mas, além disso, já que os meninos são mais suscetíveis a desistirem de estudar, as mulheres possuem nível de escolaridade superior ao dos homens, indo refletir lá no mercado de trabalho.

É hora de acordar

Essa realidade atinge todo o país, e aqui na nossa Santo Augusto não é diferente. Ouvi pessoalmente de empresários com conhecimento de causa já que lidam diariamente com contratações de trabalhadores, que é crescente o número de jovens do sexo masculino que não oferecem perfil mínimo para serem admitidos ao trabalho, contrariamente do que acontece com as jovens do sexo feminino. Ao ser entrevistados a maioria dos candidatos do sexo masculino já não apresentam, nem minimamente, preparo adequado para serem admitidos. E não raro, muitos deles, uma vez admitidos na empresa, não conseguem desempenhar com presteza a atividade laboral da qual foi incumbido e acabam sendo dispensados. Portanto, são essas as razões por que as meninas são maioria trabalhando nas empresas. Talvez ainda perdure a mentalidade de que ser homem é o suficiente. Enquanto isso, a banda passa. É hora de acordar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos