Pesquisar
Close this search box.

Covatti Filho eleito novo presidente do PP/RS

No último sábado, dia 19, com muita empolgação e discursos inflamados em defesa da família, da liberdade e do conservadorismo, e contrários ao ingresso de membros do PP no governo Lula, filiados à sigla reunidos no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, elegeram o deputado federal Covatti Filho o novo presidente estadual do Progressistas para os próximos três anos, numa chapa única encabeçada por Covatti para sucessão de Celso Bernardi. Covatti foi eleito com 1.161 votos dos 1.182 votantes. Com discurso de unidade, o presidente eleito disse que a primeira prioridade é manter a escrita que persiste há 10 eleições municipais consecutivas, com o partido elegendo o maior número de prefeitos no Estado, além de sustentar que o PP precisa assumir a identidade de conservadorismo nos costumes e liberalismo na economia. Chega de ter medo da nossa identidade. Partido tem lado, tem identidade. O partido é o que pensamos, mas é também sobre o que rejeitamos. Para que não reste dúvida, no campo da política, nós combatemos a esquerda, somos oposição ao Lula e ao PT, ao socialismo, ao comunismo e as ideias que esse campo representa, disparou Covatti.

Despedida de Bernardi

A chegada de Covatti à presidência estadual da sigla marca também a despedida de Celso Bernardi, presidente mais longevo da história do PP, com 24 anos de gestão partidária. Em seu discurso, Bernardi relembrou a própria trajetória política iniciada em Santo Ângelo e fez uma apresentação dos principais momentos vividos na legenda, como as duas oportunidades em que concorreu a governador, em 1994 e 2002. Sobre o momento atual, Bernardi disse que os progressistas do Rio Grande do Sul não desejam participar do governo do PT e criticou os ministros do Supremo Tribunal Federal, que “opinam e falam de tudo”. E concluiu dizendo: Covatti, receba esse partido. No dia 11 de setembro é a posse, mas no dia 12 eu estarei lá me oferecendo para trabalhar naquilo que puder ser útil. Eu amo o meu partido, vou morrer nesse partido. Apesar de deixar oficialmente o comando do PP, Celso Bernardi será o presidente de honra do PP.

Aliás

O ingresso do Progressistas (PP) e do Republicanos no governo Lula, o que já é certo, causa forte constrangimento dos parlamentares desses partidos que se elegeram com discurso na maioria das vezes furioso de oposição ao PT, como foi o caso dos representantes do Rio Grande do Sul, onde, tanto os eleitos pelo PP quanto a maioria dos parlamentares do Republicanos querem distância do governo Lula e já se preparam para abrir uma dissidência.

 

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos