Pesquisar
Close this search box.

COMITIVA DE LIDERANÇAS DA REGIÃO CELEIRO PARTICIPOU DE AUDIÊNCIAS EM PORTO ALEGRE

Nos dias 21 e 22 de janeiro, uma comitiva composta por prefeitos, vereadores e secretários municipais da Região Celeiro esteve em Porto Alegre participando de audiências com Secretários de Estado.

 

Na secretaria de Agricultura e Pecuária, as lideranças foram recebidas pelo Secretário Ernani Polo e trataram sobre a problemática que envolve os produtores de leite que estão sem receber pelo produto vendido às empresas.

 

Durante a audiência foi levantada a hipótese da criação de um crédito especial: “Estamos encaminhando, junto a órgãos federais, a possibilidade de criar uma linha de crédito especial/emergencial através do PRONAF, para esses produtores prejudicados que não receberam o pagamento pelo seu produto, a exemplo do que foi feito no caso da estiagem. Estaremos encaminhando essa proposta ao Ministério de Desenvolvimento Agrário em conjunto com a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Fetag, Farsul e Famurs. Isto depende de uma decisão política do governo federal e aprovação dessa linha pelo Conselho Monetário Nacional, mas é o que tentaremos”, esclareceu o secretário Ernani Polo. Outra ação levantada no encontro foi a negociação, das empresas que devem aos produtores para que façam o pagamento.

 

No dia 22, as lideranças estiveram reunidas com o diretor parlamentar da Secretaria de Saúde, Rogério Kohlrauch tratando sobre a situação dos Hospitais de Pequeno Porte e sobre os repasses atrasados do Governo do Estado tanto para as prefeituras quanto para os hospitais. O Governo do Estado já havia assumido o compromisso de regularizar o repasse das verbas pendentes e na audiência Rogério reafirmou que a Secretaria de Saúde fará o possível para solucionar o quanto antes os problemas dos repasses em atraso. A comitiva também solicitou a criação de uma coordenadoria regional de saúde para atender a região tendo em vista que hoje os municípios da Amuceleiro são atendidos por três coordenadorias distintas, fato que dificulta as ações regionalizadas. Rogério afirmou que ainda é cedo para qualquer definição, mas que o Governo irá realizar um estudo sobre a viabilidade de criação de uma nova coordenadoria na região Celeiro.

 

No gabinete do Secretário de Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen foi tratado sobre as obras asfálticas da região, pois ainda tem dois municípios, Sede Nova e São Valério do Sul, sem acesso. Roberto Prediger, prefeito de Esperança do Sul e presidente da Amuceleiro disse esperar sensibilidade por parte do Governo do Estado no sentido de agilizar a conclusão das obras em andamento e dar início às que encontram-se paralisadas. Também foi solicitado o recapeamento e a melhora na sinalização das rodovias da região. Alguns trechos como o que liga Três Passos a Tenente Portela, Crissiumal a Humaitá, Santo Augusto a Ijuí, acesso a Esperança do Sul dentre outros, estão em estado crítico e necessitam de reparos urgentes. O compromisso do secretário foi de dar atenção especial à região e agilizar o mais breve possível a conclusão das obras paralisadas. Westphalen também garantiu a realização de recapeamento e manutenção das rodovias que encontram-se em situação precária de trafegabilidade.

 

O presidente da Amuceleiro o prefeito de Tiradentes do Sul, João Hickmann também estiveram em audiência na Secretaria de Obras Públicas solicitando agilidade na liberação de recursos pendentes para construção de pontes e pontilhões que foram destruídos pelas fortes chuvas que assolaram a região no ano passado.

 

Para Roberto Prediger a presença maciça de lideranças dos municípios da Amuceleiro foi fundamental para deixar registradas as demandas da região logo no início do novo mandato do governo estadual. “A região Celeiro precisa ser mais vista e lembrada pelos governantes. Estamos há 500 km da capital e essa distância não pode fazer com que sejamos esquecidos e nem impedir o desenvolvimento de nossa região. Algumas das demandas regionais foram apresentadas ao governo e é essa a principal missão da Amuceleiro, trabalhar em prol do desenvolvimento dos municípios da região”, concluiu. 

 Amuceleiro

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos