Pesquisar
Close this search box.

Comissão Pró-Consenso dá por encerrada sua participação

Na noite de quarta-feira (15), na quinta reunião levada a efeito pela Comissão Pró-Consenso de iniciativa do Sindicato Rural, Acisa e empresários, representados por Jorge Rodrigues, Maria Inês Antonow e João Alves Teixeira, respectivamente, foi dado por encerrado o processo que visava o consenso entre os partidos políticos constituídos no município, no sentido de lançar candidatura única para prefeito nas eleições deste ano. Foram cinco reuniões de trabalho envolvendo todos os partidos (PMDB, PT, PDT da União por Santo Augusto, e PP, PSDB, PPS, PSB, PTB, DEM da Aliança por Santo Augusto), havendo em seu desenrolar a manifestação positiva de todos os representantes, culminando com a indicação do nome de Marcelo Both (PP) a vice-prefeito pela Aliança, e de Naldo Wiegert (PMDB). Estes nomes foram aceitos por unanimidade em torno do consenso, exceto pelo PDT que reluta em ficar fora da chapa majoritária. Este entendimento prevaleceu até o final, porém o presidente do PDT Izilindo Stival não deu o caso como encerrado e justificou que o partido possui 700 filiados e todos devem ser ouvidos neste caso.

De parte dos membros da Comissão Pró-Consenso, Jorge Rodrigues, presidente do Sindicato Rural, em avaliação sobre o desenrolar das tratativas com os partidos políticos, disse que foi buscado uma aproximação entre os partidos no intuito de estabelecer uma condição de consenso por uma candidatura única na próxima eleição. Foram cinco reuniões em constante evolução de modo a identificar a valorização do tema levado à discussão, observando que as entidades proponentes se sentem responsáveis por não atrapalhar e não tentar ingerência alguma nas questões próprias e legítimas dos partidos políticos. Segundo ele, na quarta reunião, da série de cinco, ficou definido a apresentação de dois nomes para compor a chapa majoritária, onde a Aliança apresentou Marcelo Both e o PMDB apresentou o nome do Dr. Naldo, e o PDT teria referido o nome do atual prefeito José Luiz, tendo ficado para a União por Santo Augusto, integrada por PDT, PMDB e PT, definir e apresentar na reunião desta quarta-feira (15). Como não houve tal definição, a Aliança manteve o nome de Marcelo para vice, aceitando o nome do Dr. Naldo para prefeito, porém, o PDT tem uma posição que ainda não está suficientemente madura dentro do partido com relação ao consenso. Em síntese, a proposta objetiva agregar todas as forças, as potencialidades existentes no município, temos dois deputados federais, temos um deputado estadual que é secretário de estado, temos o presidente do Sebrae, o diretor da Polícia Rodoviária Federal que também é de Santo Augusto, nós temos uma infinidade de situações e de postos hoje de representação e estamos disputando uma eleição muitas vezes deixando de aproveitar esse potencial e fazer os projetos e encaminhamentos em benefício de Santo Augusto, adverte Jorge Rodrigues.

 

                                       Comissão pró-consenso Jorge (Sindicato Rural), Nei (Acisa) e João Alves Teixeira (empresário), à esquerda Davi Ceolin 

 

Por sua vez, a presidente da Acisa, Maria Inês Antonow, avalia como positivo o resultado final das tratativas quanto a proposta de iniciativa das entidades, conseguindo avanços desde o primeiro momento, embora e infelizmente não fosse chegado a uma definição. Porém, segundo ela, ainda ficou uma esperança de que o consenso possa se concretizar, e lamentou que o PMDB e PDT não tivessem conseguido chegar ao consenso entre eles, uma vez que os demais partidos já tomaram decisão pelo consenso.  

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos