Sinalização urbana indicativa
Placa virada por um vendaval – retirada para reparo e não recolocada (Em S. Augusto)
A sinalização urbana indicativa de locais diversos desempenha um papel fundamental na organização dos espaços públicos, facilitando a mobilidade e contribuindo para a orientação de moradores e visitantes. Placas que indicam bairros, pontos turísticos, serviços essenciais e instituições são parte integrante da paisagem urbana. O correto posicionamento e a manutenção desses elementos não apenas ajudam quem transita ou visita a cidade, como também refletem o cuidado do município com a qualidade de vida dos cidadãos.
Quando falhas ou desleixos ocorrem, como no caso de placas viradas ou deterioradas, a sinalização perde seu valor e pode até causar confusão, atrasos ou frustrações. Além de implantar o sistema de placas indicativas, é preciso criar uma rotina de inspeção e reparo. Esse esforço em prol de uma cidade mais acessível e bem-sinalizada fortalece o sentimento de pertencimento e sensação de segurança. Assim, a placa que orienta para bairros, cemitérios, instituições e outras, “simboliza o compromisso da gestão pública com a cidadania”.
Aliás
A placa que aparece na foto acima era afixada na Avenida do Comércio, em Santo Augusto, próximo ao entroncamento com a Avenida Central e Rua Bom Fim, e indicava a localização do Cemitério Municipal, Bairro Glória, Bairro Petrópolis e Bairro Tiradentes – de enorme valia aos munícipes e visitantes. Um vendaval, há oito anos, virou a placa e, ao invés de reparar, a administração municipal optou por retirá-la, e não mais a repôs. À propósito, em breve, no Bairro Glória, será inaugurado o novo Fórum. Se não for colocada uma placa indicativa, vai gerar dificuldades a quem não souber a nova localização da sede do Judiciário e lá precise chegar.
Fiscalização de Trânsito
Santo Augusto é uma cidade dinâmica e em constante transformação, carecendo de respostas ao aumento das demandas coletivas. Um exemplo marcante disso é o trânsito local, que testemunha diariamente um fluxo intenso de veículos, resultado do progresso econômico e social do município. Esse movimento constante nas ruas e avenidas torna a mobilidade urbana um desafio cada vez mais relevante, exigindo atenção não apenas dos condutores de veículos, mas também do poder público.
Com o grande número de veículos circulando diariamente, torna-se evidente a necessidade de mecanismos eficientes de organização e controle do trânsito. A implantação de um sistema próprio de fiscalização de trânsito, adaptado à realidade da cidade, poderia contribuir para a segurança viária, prevenção de acidentes e respeito às normas de circulação. Além disso, uma fiscalização próxima à comunidade tende a ser mais sensível às peculiaridades locais, promovendo soluções específicas para os desafios no dia a dia das ruas da cidade.
Fim da vistoria veicular
Encontra-se para sanção do presidente da República, o Projeto de Lei 3.965/2021, aprovado pelo Congresso Nacional, que retira a obrigatoriedade da vistoria veicular no momento da transferência de propriedade de veículos. Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) exige a realização de vistoria técnica sempre que um veículo é transferido para outro proprietário, como forma de verificar a autenticidade do chassi, motor e demais componentes, além de identificar possíveis adulterações ou pendências administrativas. Com a mudança aprovada pelo Legislativo, essa verificação será substituída por meio eletrônico, onde bastará que o contrato de compra e venda de veículo contenha as assinaturas eletrônicas qualificadas ou avançadas, ou seja, por uma simples “declaração de procedência” assinada por comprador e vendedor, que deverão se responsabilizar mutuamente sobre as condições do veículo.
Bandidos batem palmas
Os ladrões de veículos e toda a corja fraudatária deve estar fazendo festa, batendo palmas pelo fim da vistoria de veículos por ocasião da transferência de propriedade. A ausência da vistoria na transferência, por certo, vai acarretar um aumento no número de veículos furtados e roubados circulando pelo país. Vai incentivar o comércio ilegal de peças usadas, veículos dublês, clonados e peças irregulares, além de motores e câmbios recondicionados vendidos como novos. Assim, o cenário irá facilitar a atuação de quadrilhas e do crime organizado, além de elevar os custos da contratação de seguros automotivos. Caso a nova lei seja sancionada integralmente, ela entrará em vigor 90 dias após sua publicação. Se houver veto, parcial ou total, o projeto retorna ao Congresso Nacional, que poderá manter ou derrubar a decisão presidencial em sessão conjunta.
Disputa interna Polo x Silvana
No Progressistas (PP) gaúcho, enquanto a deputada estadual Silvana Covatti se diz pré-candidata a vice-governadora na chapa encabeçada por Gabriel Souza (MDB), o deputado Ernani Polo se movimenta nos bastidores do partido na tentativa de criar um movimento em torno de seu nome. Polo organiza o lançamento de um manifesto de prefeitos do PP defendendo a sua candidatura ao Piratini. Essa estratégia é tida como fundamental por alguns líderes Progressistas que se contrapõem à família Covatti, tendo como principal argumento, o fato de Silvana ter se lançado a vice de Gabriel. Ernani e seu círculo de apoio sustenta que um partido do tamanho do PP, com 164 prefeitos e 1,3 mil vereadores, precisa ter candidatura própria e não se diminuir postulando uma vaga de vice. Acredite quem quiser, mas isso tudo é balela. O que Ernani Polo quer mesmo é ser vice de Gabriel Souza (MDB). Ou seja, o desencontro entre Silvana e Polo é porque ambos querem ser vice. Só isso. Afora isso tudo, uma ala do PP gaúcho tende a coligar com a Direita nas eleições de 2026. Portanto, o racha no Progressistas está desenhado.
Não faltarão candidatos
A decisão do PL de indicar o deputado Luciano Zucco para concorrer a governador, e o também deputado Ubiratan Sanderson para o Senado, preocupou potenciais candidatos com a possibilidade de o partido não conseguir repetir as cinco cadeiras conquistadas em 2022. No entanto o presidente do PL, Giovani Cherini, descarta essa preocupação e prevê eleger oito deputados federais e 12 estaduais, o que significa praticamente dobrar o desempenho de 2022. Pensar positivamente é importante, mas Cherini devia lembrar que nas eleições de 2024, ele previa eleger cem prefeitos, e foram eleitos só 37. Cherini também garante que não faltarão candidatos, e que o PL disputará a eleição com chapa completa – 32 candidatos à Câmara Federal e 56 candidatos à Assembleia Legislativa.
Leite recua
Eduardo Leite, que tinha se oferecido e se comprometido a patrocinar a escola de samba Portela, do Rio de Janeiro, no carnaval de 2026, com dinheiro do Estado do Rio Grande do Sul, portanto, com dinheiro do povo gaúcho, anunciou segunda-feira (23) que recuou e não mais vai patrocinar financeiramente a escola de samba, devido à forte repercussão negativa e pressão que sofreu por inúmeros segmentos da sociedade gaúcha. A polêmica escalou a ponto de gerar um pedido de impeachment contra o governador Eduardo Leite, protocolado por opositores, acusando-o de despriorizar a crise social e econômica do estado após enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul. Afinal, recuou mesmo? É bom ficar atento.