COLUNA: Salve o Dia do Idoso – Vitrines fazem a diferença – Gentileza do trânsito – Geração nen-nem

Salve o Dia do Idoso

Na próxima quarta-feira, dia 1º de outubro, será celebrado o “Dia do Idoso”. Ser idoso, representa experiência acumulada ao longo dos anos, carregando consigo histórias, vivências e aprendizados que contribuem para a formação da sociedade. O idoso simboliza a sabedoria, o respeito e o valor da vida, merecendo atenção especial, proteção e reconhecimento por seu papel fundamental nas famílias e na comunidade. Comemorar o Dia do Idoso pode ser uma oportunidade especial para reconhecer a importância dos mais velhos e retribuir com carinho, atenção e respeito. Pequenos gestos diários, como ouvir com atenção, oferecer apoio e garantir acesso aos seus direitos, fazem grande diferença. Valorize e celebre a vida dos idosos, com gestos de gentileza, reconhecimento e gratidão, pois as atitudes que você tomar hoje em relação aos idosos serão o exemplo que os jovens seguirão para quando chegar a sua vez de envelhecer.

Paradoxalmente…

A violência contra a pessoa na velhice é uma triste realidade. Infelizmente, muitos familiares agem com desumanidade contra idosos, praticando abusos e negligência dentro do próprio lar. Em vez de oferecerem o cuidado e o respeito necessários, acabam praticando agressões físicas ou psicológicas, privando o idoso de seus direitos, dignidade e bem-estar. Além disso, há casos em que familiares exploram financeiramente o idoso, apropriam-se de sua aposentadoria e bens, e até mesmo utilizam medicamentos inadequadamente para controlar seu comportamento. Esse tipo de conduta reflete uma profunda falta de empatia e respeito, agravando ainda mais o sofrimento daqueles que já enfrentam as limitações naturais da idade. Geralmente, por compaixão ou medo de causar problemas familiares, a pessoa idosa permanece em silêncio diante das agressões e maus tratos sofridos, permitido que o ciclo de violência se perpetue.

Vitrines fazem a diferença

A organização e o visual das vitrines das lojas têm papel fundamental na atração do público e contribuem significativamente para a estética urbana. Vitrines bem cuidadas e criativas não apenas valorizam os produtos expostos, mas também tornam as ruas mais agradáveis e convidativas. Esse cuidado reflete positivamente na imagem da cidade, promovendo um ambiente comercial mais receptivo e estimulando o desenvolvimento local. Por aqui, na cidade pérola, a maioria dos lojistas investiu em vitrines atraentes, com criatividade e elegância – oferecendo visual convidativo, de modo a atrair a atenção de transeuntes.

A propósito

Além da apresentação das vitrines, atendentes bem-preparados e atenciosos são essenciais para conquistar e fidelizar clientes nas lojas. Um atendimento cordial, eficiente e personalizado faz com que o consumidor se sinta valorizado e mais propenso a retornar ao estabelecimento.

 Gentileza no trânsito

Assim como nas relações cotidianas, a gentileza deve ser cultivada também no trânsito. Atitudes simples, como dar passagem, respeitar a sinalização e ser paciente com outros motoristas e pedestres, contribuem para tornar as vias mais seguras e agradáveis para todos. Praticar a empatia ao volante, evitar discussões e agir com respeito, não apenas previne acidentes, mas também cria um ambiente mais harmonioso. Pequenos gestos, como agradecer com um sinal, esperar o tempo necessário para idosos atravessarem a rua ou não ocupar vagas destinadas a pessoas com deficiência ou idosas, são exemplos de como a gentileza (dever) pode transformar o dia de quem circula pela cidade. Lembre-se: no trânsito, cada atitude conta para construir um espaço mais civilizado e solidário.

Pedestre

É comum observar situações em que o pedestre, ao perceber a gentileza (obrigação) do motorista que para o carro para ele atravessar a rua, retribuir com um sinal de positivo ou um aceno simpático. Esse gesto simples reforça o respeito mútuo e estimula a manutenção de atitudes cordiais no trânsito, criando um ambiente mais humano e acolhedor para todos.

Geração nem-nem

O Brasil, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), enfrenta uma crise silenciosa: mais de 10 milhões de jovens entre 18 e 24 anos – um em cada quatro – estão fora do mercado de trabalho e não estudam, compondo a “geração nem-nem”. Enquanto a média mundial de jovens que pertencem à geração “nem-nem” gira em torno de 15% e países da OCDE mantêm o índice em 13%, o Brasil amarga 24% da população nessa faixa etária completamente fora do mercado produtivo. Essa inatividade compromete o futuro desses jovens, lançando-os em um estado de vulnerabilidade. Os dados foram divulgados pela organização na semana passada.

Gaúchos migram para SC

Segundo dados do Censo Demográfico de 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2017 e 2022, o estado de Santa Catarina recebeu 503.580 pessoas de outros estados, aumentando a população total catarinense em 4,66%. A maioria saiu do Rio Grande do Sul, 134.854 no período. Praias de água cristalina, paisagens naturais, arranha-céus e, principalmente, as condições atuais do mercado de trabalho, que exercem uma atração bastante expressiva, estimulam o processo migratório. Para além da capital Florianópolis, o fluxo migratório é mais forte em outras cidades do litoral, como Itapema, Balneário Camboriú, Piçarras, Porto Belo e Barra Velha.

Ano de muitos feriadões

O ano de 2026 terá pelo menos dez feriados ou pontos facultativos caindo em segundas, quintas ou sextas-feiras, viabilizando os cobiçados feriadões. Veja: 1º de janeiro (quinta-feira) – Confraternização Universal; 16 e 17 de fevereiro (segunda e terça-feira) – Carnaval (ponto facultativo); 18 de fevereiro (quarta-feira) – Carnaval (ponto facultativo); 3 de abril (sexta-feira) – Paixão de Cristo; 5 de abril (domingo) – Páscoa; 21 de abril (terça-feira) – Tiradentes; 1º de maio (sexta-feira) – Dia do Trabalho; 4 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi; 7 de setembro (segunda-feira) – Independência do Brasil; 20 de setembro (domingo) – Revolução Farroupilha; 12 de outubro (segunda-feira) – Nossa Senhora Aparecida; 2 de novembro (segunda-feira) – Finados; 15 de novembro (domingo) – Proclamação da República; 20 de novembro (sexta-feira) – Dia da Consciência Negra; 24 de dezembro (quinta-feira) – Véspera de Natal (ponto facultativo); 25 de dezembro (sexta-feira) – Natal; 31 de dezembro (quinta-feira) – Véspera de Ano-Novo (ponto facultativo).

Radar

“Não há chance de o partido recuar da pré-candidatura – a Juliana é nossa candidata” (Romildo Bolzan, presidente do PDT). “A possibilidade de o PT abrir mão da cabeça de chapa existe” (Valdeci Oliveira, presidente do PT, sobre uma eventual Frente Ampla, encabeçada por Juliana Brizola-PDT). “Eu me levantarei como uma leoa para defender nossos valores conservadores, a verdade e a Justiça” (ex-primeira-dama, Michele Bolsonaro – PL), não descartando uma candidatura nas eleições de 2026. Michele é cotada para concorrer ao Palácio do Planalto ou Senado.

 

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos