COLUNA: Prefeitura investe em infraestrutura viária urbana – Paciência esgotada – Que sirva de alerta – Já latiu muito

Infraestrutura viária urbana

O município de Santo Augusto tem priorizado o investimento em infraestrutura viária urbana, trazendo melhorarias à mobilidade e promovendo o desenvolvimento. No último sábado, 27 de setembro, a administração municipal entregou à comunidade a pavimentação asfáltica da Avenida Central, com extensão até o final do bairro Tiradentes, saída para Coronel Bicaco, na zona norte da cidade. A proposta do governo municipal é de até findar o atual mandato estar com todas as vias urbanas pavimentadas.

Contudo, vejo que essas ações deveriam incluir a construção de dois acessos asfálticos extremamente necessários e de fundamental importância. Ou seja, trata-se do asfaltamento desde o Distrito Industrial e desde o Campus do Instituto Federal Farroupilha, conectando ambos diretamente com a ERS-155.

Por quê?

Primeiro, porque a pavimentação asfáltica ligando diretamente o Distrito Industrial com a ERS garantirá maior fluidez logística, segurança viária e incentivo à permanência e instalação de novas empresas no local. Além de beneficiar o setor produtivo, a melhoria no acesso facilitará o deslocamento e contribuirá para o desenvolvimento socioeconômico.

Segundo, porque o acesso asfáltico desde o Campus do IFFar, direto à rodovia estadual 155, garantirá maior segurança no deslocamento diário, reduzirá distância e tempo, e proporcionará melhores condições para o desenvolvimento das atividades acadêmicas e administrativas. Asfaltar esse acesso beneficiará não apenas a comunidade escolar, mas também toda a região, promovendo inclusão, acessibilidade e integração ao desenvolvimento local.

A propósito

Algum leitor pode estar perguntando: por que o colunista não fala dos buracos existentes aqui e acolá, nas ruas da cidade? Ora, sabido é que buracos nas ruas dificultam e prejudicam o deslocamento de pessoas e veículos, mas por enquanto não há nada alarmante, e devemos ter calma e confiar que reparos sejam feitos em tempo hábil, antes que o problema se agrave.

Paciência esgotada

A excessiva demora na conclusão cabal da ponte sobre o Rio Turvo, na ERS 518, que liga Campo Novo e Braga, parece ter esgotado a paciência de alguns motoristas. Acontece que, a ponte foi concluída em 2024, segundo o DAER, porém, faltando os aterros (cabeceiras) que ligam o asfalto à estrutura da ponte. Em maio deste ano, foram iniciadas as obras dos aterros, o que animou os usuários da rodovia e a população dos dois municípios. Para surpresa de todos, as obras, segundo consta, estão paralisadas há mais de dois meses. Isso irritou alguns motoristas que, já incrédulos e a título de protesto, mesmo infringindo normas de trânsito, passaram a retirar os blocos de concreto colocados como bloqueio da passagem de veículos em ambos os sentidos, e com isso, fazem a travessia, ainda que irregular e arriscada. Aliás, tem, sim, que se indignar, protestar e manifestar inconformismo pela ineficiência do governo. Mas, “sem infringir as normas”.

Que sirva de alerta

Com o falecimento do vereador Bolivar José Della Libera (Progressistas), o município de Braga terá de realizar nova eleição para preenchimento da vaga deixada. Por quê? Porque o partido, nas eleições de 2024, lançou somente três candidatos, e todos os três foram eleitos, “não restando suplente”. A eleição para preenchimento da vaga, foi definida pelo TRE para o dia 7 de dezembro de 2025. Pode parecer simples, mas não é. A realização de uma eleição suplementar demanda recursos financeiros e logísticos, além de mobilizar novamente o eleitorado para o exercício da democracia. Que esse processo sirva de alerta para os partidos políticos quanto a importância de lançar um número suficiente de candidatos, evitando situações semelhantes no futuro.

Já latiu muito

Volta e meia, num ou noutro município do Brasil, algum vereador revela não ser digno da confiança do eleitor. No dia 25 de setembro, segundo noticiosos, em Ubatuba/SP, o vereador Rogério Frediani (PL), durante uma audiência pública, onde o assunto era a construção de um hospital municipal, ao ser interrompido em sua fala por uma moradora, de imediato, do alto da sua prepotência, disparou: “cala a boca”, “senta aí”, e, comparando-a a uma cadela, arrematou: “Você já latiu muito”. Lamentavelmente, a culpa é dos partidos que escolhem os candidatos, e dos eleitores que elegem pessoas dessa estirpe.

 Professor preso

A Polícia Civil prendeu temporariamente, na manhã de sexta-feira (26), um professor de Direito e advogado, investigado como autor, em tese, de crimes sexuais e violência psicológica contra mulheres em Porto Alegre, cujos casos teriam acontecido entre 2013 e 2025. Pelo menos 13 mulheres que afirmam ter sido vítimas dele, registraram ocorrência e prestaram depoimento à polícia. A Justiça indeferiu pedido de habeas corpus e o professor/advogado permanece preso.

Casos como esse, como bem enfatiza o colunista Gabriel Santana, não são apenas histórias individuais: são sintomas de uma sociedade doente que precisa urgentemente se olhar no espelho. Porque, se não encararmos essa conversa, continuaremos formando homens que não reconhecem a violência que praticam e mulheres que, no silêncio, carregam sozinhas as marcas que eles deixam.

Verdade

“A verdade é uma mercadoria que a população não pode ser induzida a comprar”, lembrando que este fenômeno comunicacional é capaz de dar “vida ou morte aos políticos”. Por isso, políticos, em sua maioria, odeiam a imprensa que não os elogia, mas que aponta seus deslises. Aliás, por ter tanto poder junto à sociedade, a imprensa é tida como o “quarto poder”, responsável por apontar e denunciar os abusos dos poderes constituídos contra a população que, na maioria das vezes não tem voz ativa para interferir e manifestar-se.

Tendências do Centrão

Segundo matéria do Estadão, um influente líder do Centrão revela que a tendência é de apoio unificado a Ratinho Jr para presidente da República, caso Bolsonaro não declare apoio ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). “Se o ex-presidente Jair Bolsonaro não apoiar Tarcísio, é quase certo que o Centrão inteiro vá com Ratinho”, afirmou a liderança, sob a condição de anonimato. Ratinho Jr., cauteloso, afirma que “essa decisão – candidatura à presidência da República – será tomada no ano que vem, dentro do partido”.

Futuro político do Eduardo

O governador Eduardo Leite (PSD) já manifestou empolgadamente o desejo de ser candidato à presidência da República. Ao perceber que não depende só de sua vontade, diminuiu o ritmo, mas não deixou de se apresentar como pré-candidato ao Planalto, cuja possibilidade é praticamente nula. Ao Senado, só se tiver dados confiáveis de viabilidade. O mais provável, é que Eduardo Leite não concorra a nada em 2026, e permaneça no governo até o final do mandato.

A reação de Bolsonaro

Em entrevista ao jornal britânico The Telegraph, publicada dia 24 de setembro, a ex-primeira-dama Michele Bolsonaro se posicionou “como potencial sucessora de seu marido” e “deu e entender” que estaria disposta a entrar na disputa presidencial de 2026. A reação do ex-presidente Jair Bolsonaro, em conversas privadas após a publicação da entrevista, foi vista por interlocutores como um sinal de desconforto. Inelegível em virtude de uma condenação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro não gosta que se fale em disputa presidencial em 2026 sem ele, dizem alguns jornalistas. Dias depois, no entanto, a ex-primeira-dama recuou. Em discurso para apoiadores durante um evento do PL Mulher em Roraima, Michele disse que quer “ser primeira-dama”.

Radar

Ficou acertado que iremos conversar com o grupo que hoje integra o governo Leite. A gente quer avançar no diálogo pelo centro, sem excluir outras hipóteses – diz o deputado Tiago Cadó (PDT), convencido de que o governo não está 100% fechado com a candidatura do vice-governador Gabriel Souza (MDB). Líderes do PDT se animaram com a afirmação do governador Eduardo Leite de que “não existe um compromisso fechado com Gabriel” e que há possibilidade de outra composição.

 

 

 

 

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos