COLUNA: Polícia Civil Gaúcha é o tema regional da Semana da Pátria – Colono e Motorista – Convenções partidárias

Reconhecimento à Polícia Civil

A Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul, em reconhecimento e para celebrar os 185 anos de história da instituição, assim como valorizar a sua essencial contribuição para a segurança pública, escolheu a “Polícia Civil gaúcha como tema regional” da Semana da Pátria deste ano de 2026. A homenagem fundamenta-se no Marco Histórico (185 anos) e na Relevância Social. A organização oficial da Polícia Civil gaúcha foi instituída por meio de uma lei assinada em 03 de dezembro de 1841 pelo imperador Dom Pedro II, completando exatos 185 anos em 2026. Quanto a relevância social, o tema escolhido destaca e reconhece o papel contínuo da Polícia Civil na proteção da sociedade, na investigação criminal e na manutenção da ordem pública ao longo de quase dois séculos de trajetória.

Paralelamente ao tema regional, a Liga da Defesa Nacional definiu “Os Sete Povos das Missões” como o tema nacional em solo gaúcho, fazendo alusão aos 400 anos do início das Missões Jesuíticas, no noroeste gaúcho.

Relevância para o Cidadão

O trabalho investigativo – atribuição da Polícia Civil – gera segurança jurídica e estabilidade social. Ao solucionar crimes, a instituição devolve a sensação de ordem pública aos cidadãos, impactando positivamente a qualidade de vida e o ambiente de negócios no Estado/município. Por conta desse alto impacto na vida coletiva, as carreiras de agentes e delegados carregam sob suas responsabilidades uma forte relevância social reconhecida historicamente. Como órgão de polícia judiciária, a instituição atua diretamente na investigação de crimes, servindo como o primeiro elo para a aplicação da justiça e combate à impunidade.

Colono e Motorista

Amanhã é 25 de julho, Dia do Colono e do Motorista. Data em que o Brasil se curva em gratidão a essas duas classes profissionais, das mais essenciais da nossa história e do nosso cotidiano. Enquanto o colono representa a força histórica e constante da produção agrícola e da agricultura familiar, o motorista profissional – especialmente o caminhoneiro – herói de incontáveis jornadas pelas estradas cheias de surpresas e de perigos, transporta a riqueza extraída do campo e seus derivados por todas as regiões do país, escrevendo sobre o asfalto a história do progresso. Esta data homenageia os trabalhadores que cultivam a terra e impulsionam a produção de alimentos, e os motoristas que no comando do volante enfrentam o cansaço, o tempo e os perigos do asfalto para entregar o fruto do trabalho do campo e da indústria em cada canto deste Brasil continente, além de países do Mercosul. Nossa profunda admiração e agradecimento aos colonos e motoristas.

Dia do Escritor

O Dia Nacional do Escritor é celebrado em 25 de julho. Amanhã, portanto. Escrever é um ato de coragem. Diante de uma página em branco, o escritor não encontra o vazio, mas sim um universo inteiro de possibilidades esperando para nascer. A todos os escritores – poetas, romancistas, cronistas, redatores, jornalistas, enfim -, a nossa mais profunda gratidão, por desafiarem nossos pensamentos e por tornarem a nossa realidade mais plural. Que as palavras continuem sendo a sua bússola e o seu maior poder. Feliz Dia do Escritor!

Bibliotecas públicas

A Constituição Cidadã de 1988 consagrou o princípio da colaboração federativa na gestão e provisão das políticas culturais, mas estamos longe de considerá-las, de fato, entre as prioridades nacionais. As bibliotecas públicas já cumpriram, no passado, papel muito relevante no acesso ao livro e à leitura. Hoje não mais, infelizmente! O que temos assistido, aqui e acolá, nos tempos atuais, é o sucateamento e o quase abandono de bibliotecas públicas que reflete possíveis crises estruturais que afetam diretamente o acesso à cultura e a educação. E, em consequência, priva as populações mais vulneráveis de um espaço essencial de cidadania e inclusão. A biblioteca pública, pilar insubstituível da democracia, não pode cair em desuso e em perda de relevância.

Convenções partidárias

As convenções partidárias estão liberadas desde segunda-feira, 20 de julho até 5 de agosto, para oficializar candidaturas às eleições de 2026 junto à Justiça Eleitoral. No caso do Rio Grande do Sul, pelo menos seis partidos com pretendentes ao governo do Estado já anunciaram datas para os eventos de confirmação dos nomes que disputarão os pleitos minoritários e majoritários. A primeira convenção no Estado foi a do PL, realizada quarta-feira (22), quando foi confirmada a chapa majoritária composta pelo deputado federal Luciano Zucco ao Palácio Piratini, que tem como vice a deputada estadual Silvana Covatti (PP), e os deputados federais Marcel Van Hattem (Novo) e Ubiratan Sanderson (PL) na disputa ao Senado, além da proporcional que definiu as candidaturas a deputados federais e estaduais.

Demais convenções

Em 25 de julho o PDT oficializa a candidatura de Juliana Brizola, e do vice Edegar Pretto (PT), e para o Senado Manuela D’Ávila (PSOL) e Paulo Pimenta (PT).

Dia 30, o PSDB confirma a candidatura de Marcelo Maranata, e do vice Cláudio Dias, e para o Senado Milton Cardoso (PSDB) e Renato Jaguarão (Cidadania).

Dia 1º de agosto, o MDB oficializa a candidatura de Gabriel Souza, e do seu vice Ernani Polo (PSD); Germano Rigotto (MDB) e Frederico Antunes (PSD) ao Senado.

Dia 1º de agosto, o PSTU confirma a candidatura de Rejane de Oliveira e seu vice Adão Lima. Ao Senado Régis Ethur e Daniela Maidana.

Dia 2 de agosto, o UP oficializa a candidatura de Priscila Voig ao governo e de Naf Nascimento como vice. Os candidatos ao senado Tânia Peres e Luciano do MBL completam a chapa pura do Unidade Popular (UP).

Corrida presidencial

Os cinco principais candidatos da disputa presidencial também já agendaram as suas convenções. – Dia 20 de julho: Renan Santos, do Missão; – Dia 25 de julho: Flávio Bolsonaro, do PL; – Dia 26 de julho: Ronaldo Caiado, do PSD – todas em São Paulo. – Dia 27 de julho: Romeu Zema, do Novo, em Brasília, e – Dia 2 de agosto: Lula da Silva, do PT, em São Paulo.

Após as convenções

Realizadas as convenções partidárias, os partidos e federações devem cumprir a etapa de registro das candidaturas na Justiça Eleitoral. Os partidos têm o prazo final em 15 de agosto para registrar formalmente todos os seus candidatos. Juízes e tribunais eleitorais analisam cada pedido para validar se os candidatos cumprem os requisitos legais (como Ficha Limpa) ou se estão inelegíveis. Só após o registro da candidatura o “pré-candidato” passa a ser “candidato” de fato. A partir do dia 16 de agosto inicia-se a propaganda eleitoral nas ruas e na internet, permitindo que os candidatos peçam votos de forma explícita. Já a propaganda eleitoral no rádio e na televisão começará no dia 28 de agosto e vai até o dia 1º de outubro de 2026.

Eleitorado

No Brasil, segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são 158.745.463 eleitores aptos a votar nas eleições de outubro de 2026. No Rio Grande do Sul, segundo o levantamento, são 8.526.233 eleitores aptos a votar nas eleições gerais de 2026. E aqui na Região Celeiro, 114.864 eleitores estão habilitados a votar, somados todos os 21 municípios que integram a região. Na 107ª Zona Eleitoral, com sede em Santo Augusto, e que abrange além deste, mais os municípios de Chiapetta, Inhacorá, São Valério do Sul e São Martinho, somam juntos 23.700 eleitores. O município sede da 107ª Zona (Santo Augusto) conta com 11.276 eleitores aptos.

Curiosidades

As mulheres continuam representando a maior parcela do eleitorado brasileiro. Em 2026, elas somam 83.877.126 eleitoras, o equivalente a 52,84% do total. Também, os dados indicam envelhecimento do eleitorado. O grupo com 60 anos ou mais passou de 32,9 milhões para 37,5 milhões de eleitores entre 2022 e 2026. Na direção oposta, a faixa entre 21 e 34 anos perdeu participação no eleitorado nacional, passando de 28,01% para 25,85%. O eleitorado jovem, entre 16 e 17 anos, soma 3.571.159 eleitores, para os quais o voto não é obrigatório.

No radar

Levantamento do Paraná Pesquisas, divulgado quarta-feira (22), para o governo do Estado do Rio Grande do Sul, mostra, no cenário estimulado, os seguintes resultados: Luciano Zucco (PL): 34,2%; Juliana Brizola (PDT): 30.1%; Gabriel Souza (MDB): 13%; Marcelo Maranata (PSDB): 4,7%; Rejane Oliveira (PSTU): 0,9%; Priscila Voigt (UP): 0,9%; Nenhum/branco/nulo: 8,6%; Não sabe/Não opinou: 7,6%. Foram 1.500 entrevistados entre os dias 16 e 19 de julho de 2026, contratada pelo Partido Liberal. Margem de erro: 2,6 pontos percentuais. Registro no TSE nº RS-09313/2026.

 

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos