Pesquisar
Close this search box.

Brigada Militar completa, hoje, 178 anos de existência

Uma visão diferenciada do trabalho policial pode ser mostrada, superando a ideia simplista de que segurança pública significa a presença de policiais e viaturas nas ruas. Essa é uma parte do processo, bastante amplo, que começa na estrutura familiar, passa pela aprendizagem e chega às oportunidades de trabalho e de renda oferecidas aos cidadãos.

Dizer que polícia é problema do Estado não exime as pessoas de fazerem sua parte, de outros entes governamentais se inserirem no contexto, a fim de contribuírem para a melhoria do trabalho da Brigada Miliar, que chega aos 178 anos de criação.

Reconheça-se que a Brigada Militar, amadurecida naturalmente ao longo dos anos, acompanhou as transformações sociais, sempre cumprindo formalmente o regramento legal, posicionando-se na defesa da ordem, sendo repressivos nos momentos em que assim foi exigido, chegando à atualidade como profissionais a serviço da democracia, da defesa do cidadão e garantidores dos direitos de todos.

A falta de efetivo e insuficiência de meios, não diminuem a competência do trabalho da Brigada Militar no atendimento à população gaúcha, muito embora a política salarial, falta de efetivo e aquisição de equipamentos sejam fatores que reduzem ou inibam de alguma forma que sejam alcançados os melhores resultados.  

Sabido é, que cada setor da sociedade depende da presença ostensiva da polícia para sentir segurança. Além disso, além do policiamento ostensivo, a corporação Brigada Militar presta serviços em inúmeras frentes e atividades, uma vez que é solicitada para salvar vidas no mar, realizar partos, conduzir feridos e acidentados, prestar socorro, prevenir a violência e o uso de drogas, coibir toda sorte de contravenções, ajudar pessoas nas catástrofes naturais e nos incêndios. E mais, centenas de policiais militares se dedicam diariamente a cuidar de apenados ou da segurança em estabelecimentos penitenciários.

Além dessas, os militares estaduais trabalham na prevenção a prática de infrações de trânsito, tanto nos perímetros urbanos, como nas estradas gaúchas, proteção do meio ambiente, entre outras. Quando acontecem acidentes, lá estão os brigadianos, retirando vítimas das ferragens dos veículos e socorrendo-as, isolando local, enfim.

Que na passagem dos 178 anos da Brigada Militar, que transcorre neste 18 de novembro, a sociedade gaúcha reflita e não julgue a corporação pelos fatos isolados de desvio de conduta ou atitudes erradas praticadas “eventual e isoladamente”, mas sim no que representa a presença da Brigada Militar na garantia da ordem e segurança, mantendo a tranquilidade para as atividades cotidianas dos gaúchos. Parabéns Brigada Militar. 

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos