Pesquisar
Close this search box.

Barragem se rompe na região metropolitana de Belo Horizonte

Moradores de Brumadinho tiveram que deixar suas casas
Corpo de Bombeiros MG / Reprodução
Barragem rompeu no início da tarde desta sexta-feiraCorpo de Bombeiros MG / Reprodução

 

 

Uma barragem da mineradora Vale se rompeu nesta sexta-feira (25), em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. A lama invadiu a cidade, e alguns moradores precisaram deixar suas residências, de acordo com a Defesa Civil.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o rompimento ocorreu na região do córrego do Feijão, na altura do km 50 da rodovia MG-040. Um helicóptero da corporação sobrevoa a região.

“A primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local”, disse a Vale em nota.

O parque de Inhotim teve que evacuar mais de mil pessoas às pressas, com medo de que a lama proveniente da ruptura da barragem atingisse o parque.

Com 14 hectares de visitação, o parque, localizado no próprio município de Brumadinho, conta com um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do país, além de uma coleção de espécies raras de todos os continentes.

A mineradora informou ainda que ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens. “A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade”, disse.

Corpo de Bombeiros MG / Reprodução
Bombeiros estão na região para avaliar os estragosCorpo de Bombeiros MG / Reprodução

A prefeitura da cidade publicou um alerta, nas redes sociais, solicitando que a população não fique perto do leito do Rio Paraopeba. Ainda não há informações sobre vítimas.

Segundo site oficial da Vale, a chamada Barragem I – Mina Córrego do Feijão é utilizada para disposição de rejeitos da mineração.

Tragédia em 2015

O acidente ocorre três anos depois do rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco (Vale e BHP), em Mariana, também em Minas Gerais. Na época, 19 pessoas morreram.

Gauchazh

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos