Pesquisar
Close this search box.

Bairro Glória

Prestes a deixar a presidência, Irani faz relato de sua gestão

 

Saio com a sensação do dever cumprido, tudo o que fiz foi para a melhoria geral do bairro.

 

Irani Bary

 

Irani Bary que desde 2008 preside a Associação de Amigos do Bairro Glória, na cidade de Santo Augusto, encerra sua gestão neste final de ano.

Antes de iniciar o relato sobre a gestão que ora finda, Irani faz questão de lembrar que já havia sido presidente da Associação entre os anos de 2003 e 2005, época em que não existia sede do bairro, nem terreno para construção.  Para sanar esse problema, conjuntamente com demais membros da diretoria, buscou entendimento com a direção do antigo Grupo de Folclore O Minuano que se encontrava desativando e sua sede ociosa. Através de contrato em comodato, a Associação passou a utilizar a sede do Minuano constituída de um barraco que passou a abrigar uma cancha de bochas e, mantido um ecônomo, o local passou a ser um ponto de lazer para os moradores adeptos ao jogo de bochas e outros entretenimentos nos finais de semana. 

 

 Pavilhão de bochas e salão de eventos

Na atual gestão, iniciada em dezembro de 2008, foram várias as conquistas. O terreno, que mede 2.070m², originariamente, pertencia ao município de Santo Augusto, doado ao Grupo de Folclore o Minuano, com finalidade específica. Com a extinção do Grupo, o terreno, automaticamente, retornou ao município. Diante disso, graças ao pleito do presidente Irani e membros da diretoria junto ao Poder Executivo, o terreno foi doado para a Associação do Bairro, cuja oficialização, depois de vários anos de trâmite, deu-se em 4 de fevereiro de 2014, quando o prefeito municipal assinou a Escritura Pública de Doação à Associação de Amigos do Bairro Glória. No local, iniciado em 2010, foi construído um pavilhão de alvenaria medindo 11m x 7,5m, perfazendo 82,5m² de área construída, servindo de espaço para refeitório, reuniões, jogos de mesa, apresentações artísticas, entretenimentos em geral, missas e/ou cultos religiosos; foi construída também uma ampla cozinha medindo 7,5m x 4,5m, com o devido acabamento (forro, piso, reboco, iluminação), composta de churrasqueira e equipada com os utensílios necessários como fogão (à lenha e à gás), congelador, geladeira, e tudo mais pertinente ao setor. Na gestão foi feita, também, a reforma parcial no pavilhão da cancha de bochas, com substituição total da parede da frente.

 

 Cozinha, instalações e equipamentos

 

Cozinha, instalações e equipamentos

 

Entre as construções e reformas efetuadas na sede durante a gestão coordenada por Irani, houve um investimento total de R$ 45.820,00, sem nenhuma ajuda do Poder Público, uma vez que o imóvel não pertencia ao bairro, por isso não habilitado a receber recursos públicos. Os recursos para os investimentos referidos foram arrecadados através de promoções como jantares, almoços, bingos, rifas, enfim, mas a maior parte foi através de doações feitas por empresas e pessoas físicas da cidade.

Como suporte na organização do bairro, por iniciativa das próprias moradoras, foi criado o “Grupo de Mulheres do Bairro”, congregando mais de quarenta mulheres, que muito veio a contribuir, uma vez que dotadas do jeito próprio feminino de organização, promovem eventos como chás, bolãozinho de mesa e outros encontros do gênero. 

No próximo dia 21, domingo, das 08h às 11h da manhã, o bairro que é composto de cerca de 700 famílias, totalizando aproximadamente duas mil pessoas, “estará elegendo sua nova diretoria” que passará a gerir os destinos da Associação a partir de janeiro de 2015. As inscrições de chapas podem ser feitas até o dia 17 (quarta-feira) junto à SEHAS.

Indagado pela reportagem, Irani disse que não será candidato nesta eleição, ressaltando que independente de qual a chapa seja eleita, estará à disposição para colaborar na condição de morador do bairro. Bary diz que deixa a presidência com a sensação do dever cumprido, tudo o que fez foi para a melhoria geral do bairro e seus moradores, com importantes investimentos e “não deixa dívida alguma a ser paga pela próxima diretoria”. Agradece aos companheiros e, principalmente, as companheiras de diretoria, assim como a todos aqueles moradores que souberam valorizar o empenho e o trabalho bem intencionado que foi realizado. Agradece também aos empresários e as pessoas físicas que sempre colaboraram fazendo suas doações e colaborando.

 

 

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos