Pesquisar
Close this search box.

Aumento do preço da carne bovina preocupa supermercados

A carne bovina é um dos produtos que mais sofrem com a alta dos preços e a crise financeira dos brasileiros. Em 2020, a commodity teve valores 18% acima do normal; para 2021, a expectativa é que a situação fique ainda mais complicada.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou que o ano passado registrou o menor consumo de carne por habitante desde 1996, quando o levantamento foi iniciado. Para se ter uma ideia, de 2019 para 2020 houve recuo de 5%, caindo de 30,7 quilos para 29,3 quilos por pessoa.

Marcio Milan, vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), revelou uma grande preocupação do setor varejista neste início de ano. A entidade apresentou que, em 2020, os cortes dianteiros de carne bovina tiveram alta de 28,2% e os cortes traseiros, de 12%.

Consumo de carne de boi está em queda no Brasil. (Fonte: Shutterstock/t_sopholpoj/Reprodução)
Consumo de carne de boi está em queda no Brasil. (Fonte: Shutterstock/t_sopholpoj/Reprodução)

O aumento e o 2021

Após atingir o pior consumo das últimas duas décadas, a carne bovina deve ter outro ano de difícil aquisição doméstica em 2021. A principal razão para isso é o aumento do preço causado pela oferta restrita de gado no País.

Outra questão que afeta o valor é a forte demanda da China, que se tornou a principal interessada na carne brasileira. Mesmo que seja algo positivo para a parcela exportadora do agronegócio, a situação aumenta os preços internamente e complica o setor varejista nacional.

A esse cenário ainda se somam a situação de renda reduzida da maioria dos brasileiros, a crise econômica, o recorde de desempregos e o fim do Auxílio Emergencial.

Estadão

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos