Pesquisar
Close this search box.

5G deve começar no RS em 2022, mas restrição de antenas pode ser entrave

Avanço da tecnologia de quinta geração depende de maior infraestrutura

Segundo cronograma da Anatel, a internet móvel de quinta geração chegará, primeiro, nas 26 capitais de país e no Distrito Federal

O Brasil deu o primeiro passo para a implementação da internet 5G com o leilão das faixas de frequência realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Definidas as operadoras que vão realizar o serviço, o passo seguinte é o investimento e a instalação de infraestrutura necessária, como ampliação do número de antenas, para que a tecnologia esteja disponível.

A tendência é de que o 5G chegue aos poucos. Segundo cronograma previsto pela Anatel, a internet móvel de quinta geração chegará, primeiro, nas 26 capitais do país e no Distrito Federal. O prazo é até julho de 2022. Nas cidades com mais de 30 mil habitantes, a data salta para julho de 2029.

Para o 5G funcionar, é necessário pelo menos cinco vezes mais antenas do que o 4G, já que as ondas são mais curtas. Isso pode significar que, mesmo nas capitais, o sinal não esteja disponível de imediato em todas os bairros da cidade.

Além disso, as operadoras terão de fazer a transferência do sinal de televisão via antenas parabólicas, sistema ainda muito presente no interior do país, que hoje ocupa parte da frequência que será utilizada pelo 5G, o que pode demandar ainda mais tempo para a implementação.

— É algo de médio prazo. Mesmo para as operadoras que já têm as antenas, existe a questão de limpar o espectro e isso vai ser feito gradualmente. Já é uma limitação. Junta-se a isso o fato de que o alcance das antenas de 5G tem cobertura menor — avalia Eduardo Tude, sócio da consultoria Teleco.

O ritmo da implementação vai depender da realidade em cada localidade ou município.

— O edital trouxe um dispositivo que permite antecipar a migração do 5G, caso não tenha interferência com as antenas parabólicas. Em algumas localidades, onde não houver interferência, poderá ligar o 5G de imediato, o que pode antecipar o cronograma —afirma Marcos Ferrari, presidente executivo da Conexis, entidade que congrega as operadoras.

Porto Alegre é referência

Em pesquisa divulgada recentemente, a Conexis mostrou que apenas sete das capitais brasileiras estariam preparadas para receber a tecnologia do 5G. Porto Alegre é uma delas. O levantamento leva em consideração a lei municipal de antenas de cada capital e o grau de aderência aos dispositivos da legislação federal sobre o tema — a Lei Geral de Antenas (LGA), de 2015.

Em outubro, a capital gaúcha se tornou a primeira cidade do país a oferecer a Licença na Hora para instalação ou renovação de Estações Rádio Base (ERBs), com emissão instantânea de licenças para a instalação de antenas. O sistema foi desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) em parceria com a Procempa.

A desburocratização do processo garante que a tramitação das licenças ocorra rapidamente — o que deve acelerar o desembarque do 5G. Agora, a solicitação é feita pelo portal de licenciamento. Um sistema automatizado analisa a documentação e expede a autorização na hora. Desde 2019, quando Porto Alegre se adequou à Lei das Antenas, foram emitidas 272 licenças, segundo a prefeitura.

No interior do Estado, a realidade pode ser um pouco diferente. O presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Eduardo Bonotto, cita que existem gargalos para uma implementação tão rápida e que há vários “vazios” dentro do Estado, com pequenos municípios tendo acesso ainda muito limitado à internet. A entidade prepara um levantamento para mapear a situação de cada cidade.

— Vamos fazer um diagnóstico apropriado em relação à adequação dos municípios à Lei das Antenas para então trabalhar onde estão os possíveis gargalos. E acompanhar se as contrapartidas estarão sendo cumpridas — disse Bonotto.

Novos nomes no mercado

A comercialização das frequências no leilão foi dividida em lotes nacionais e regionais. Isso abriu espaço para novas empresas entrarem no mercado de telefonia móvel. ClaroVivo TIM arremataram os blocos mais nobres e poderão ofertar 5G em todo o país, mas outras seis empresas estreantes também arremataram lotes e devem ampliar a concorrência no setor.

Os usuários vão poder continuar escolhendo qual operadora utilizar, assim como já ocorre hoje.

A Região Sul foi uma das mais disputadas no certame. Na faixa considerada principal para a implementação do 5G, a de 3,5 GHz, o Consórcio 5G Sul arrematou o lote de cobertura para a região que abrange os três Estados – Rio Grande do SulSanta Catarina e Paraná.

O Consórcio 5G Sul é formado pela Unifique, operadora de Santa Catarina, e a União Copel, do Paraná. Com isso, as empresas poderão atuar em todo o território dos três Estados.

Como contrapartida pela concessão, o grupo deverá obrigatoriamente levar o 5G a cidades com menos de 30 mil habitantes — comercialmente menos lucrativas e que, por isso, poderiam ficar descobertas caso não houvesse a exigência. Segundo a Unifique, a cobertura somente por este recorte abrangeria 423 municípios gaúchos, ou cerca de 85% das cidades do Estado.

Na avaliação do consultor Eduardo Tude, o grupo poderá tanto oferecer internet para o cliente final como também abrigar o serviço de outras operadoras móveis virtuais, as chamadas MVNOs. Esse modelo de negócio permite que empresas façam acordos com grandes operadoras para oferecerem sua própria operadora de celular. É o caso da rede varejista Magazine Luiza, por exemplo, que lançou serviço de telefonia com a marca Maga+.

— Ela não tem a sua rede. Ela compra no atacado o serviço e vende para os seus clientes. Tem os chips dela, toda a distribuição, mas a parte da rede, ela usa de uma operadora —explica Tude.

Desde 2017, a catarinense Unifique vem atuando para o consumidor final. E desde que abriu capital na bolsa de valores, neste ano, vem aumentando a presença no Rio Grande do Sul. A empresa adquiriu a TKnet, com sede em Taquari, que atende a 15 mil clientes e cinco cidades vizinhas. Em comunicado, a Unifique afirmou que os investimentos previstos possibilitarão o atendimento às antenas de 5G. Antes, a empresa já havia comprado a Naja Telecom, player com atuação na serra gaúcha.

ZH

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos