Pesquisar
Close this search box.

Natal, momento para reflexão

É Natal, momento mais propício para intensificarmos reflexões sobre o cotidiano de nossas relações interpessoais envolvendo a família, grupo de trabalho, sociedade.

É preciso refletir sobre nossas ações, sobre nosso comportamento perante o próximo, diante do outro que talvez, quem sabe, esperasse um pouco mais de nós. Estamos sujeitos, a qualquer hora, a cometer erros que podem ferir o amigo de caminhada, e na maioria das vezes nos arrependemos. Precisamos ser mais tolerantes, aprender a pensar mais vezes antes de proferir palavras que venham ferir alguém. Coisas que dizemos que não são comuns em nós, que não fazem parte de nossa índole, e se dizemos é porque ainda não aprendemos a lidar com nossas emoções. No fundo somos todos bons…, mas temos que aprender a sermos melhores.

Ao sermos mais tolerantes, contribuiremos para tornarmos amenas as relações interpessoais. Percebamos como as pessoas mais tolerantes são livres e sóbrias. Aprendamos com elas a não termos pressa, ódio ou rancores. Ser tolerante é desprender-se de sentimentos menores, como o “olho no olho, dente por dente”, e demonstrar sabedoria.

É certo que o estresse nos envolve, mas não deve ser causa para perdermos o ritmo e rumo das coisas. A tolerância não implica em submissão ou conivência. Antes é uma forma de amor aprimorado pela paciência, que enxerga além das aparências.

Aprendamos, então, a praticarmos a tolerância com o equilíbrio necessário para a harmonia em nossa vida.

Imaginemo-nos vivendo com confiança no futuro, libertos de todas as expectativas, apreensões e preocupações que porventura nos atormentam. Imprimamos uma nova dinâmica nos pensamentos e ações para fazer funcionar as coisas em nossas vidas. Façamos planos, mas sem nos esquecer de viver o presente. Permitamo-nos ir ao encontro do porvir, confiando em nossas ações incondicionalmente. A confiança certamente fará sentirmo-nos livres, independentes e felizes, caracterizando a aceitação de um novo tempo em nossas vidas.

Tentemos viver com esperança, confiança e fé, estando convictos de que os obstáculos não impedem a caminhada, mas contribuem para fortalecer a jornada.

Um fraternal abraço, boas festas e Feliz Natal, leitor amigo.

 

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos