Pesquisar
Close this search box.

Discussão banal leva advogado matar a tiros servidor público em Chiapetta

Moacir Cardias

É de costume, habitual, moradores da pequena cidade de Chiapetta se reunirem no CTG Relembrando Tio Lautério aos sábados à tarde para jogar carteados, sinuca e bochas. No último sábado (24/03) não foi diferente. Lá estavam aproximadamente trinta pessoas, uns jogando, outros assistindo aos jogos, outros de alguma forma confraternizando. Tudo transcorria na perfeita harmonia e dentro da normalidade, até que por volta de 17h, segundo apurado pela reportagem junto a testemunhas presenciais, em meio a uma banal discussão, o advogado Antônio Juarez Kovalski, 55 anos, e o servidor público municipal Moacir Cardias, 57 anos, entraram em luta corporal e, engalfinhados foram ao chão, ocasião que Kovalski ficou em desvantagem, levou umas bofetadas, mas foram contidos graças a interferência de outros homens ali presentes, que os separaram e acalmaram os ânimos.

Cessada a contenda, Kovalski saiu do recinto, embarcou em seu automóvel e deixou o local. Alguns minutos mais tarde ele retornou e ao entrar no CTG portava ostensivo e visivelmente um revólver na cintura, indo diretamente ao Moacir (vítima) que estava sentado tomando uma cerveja. Ao se aproximar, Kovalski intimou Moacir a dar-lhes socos agora. Moacir que estava sentado e de costas para Kovalski se virou e quando fez menção de se pôr em pé levou o primeiro tiro de revólver que o atingiu no rosto, e na sequência mais um tiro que o levou ao chão, momento que foi atingido por mais um tiro, este que o atingiu nas costas. Essa é a versão de algumas testemunhas presenciais ouvidas pela reportagem, que acrescentam: após o último disparo, Kovalski colocou a arma no bolso da bermuda e saiu correndo do salão em direção ao carro que havia estacionado na frente do CTG, e deixou o local.

Segundo as informações chegadas até nossa reportagem através de testemunhas presenciais, a discussão se iniciou porque Moacir na condição de motorista da ambulância da Secretaria Municipal da Saúde se envolveu em alguns acidentes de trânsito, inclusive um poucos dias antes, resultando em danos no veículo da municipalidade, o que foi criticado por Kovalski que, inclusive, chamou Moacir de destruidor de viaturas da Prefeitura; aí houve o revide, resultando nas agressões físicas.

O episódio de sábado (24) chocou a comunidade de Chiapetta, ao mesmo tempo em que surpreendeu a todos uma vez que fato dessa natureza não era esperado ser protagonizado por nenhum dos envolvidos, haja vista serem pessoas benquistas e até então de boa conduta social. A vítima, um funcionário antigo e muito bem conceituado tanto no órgão onde trabalhava quanto na comunidade; o autor do assassinato, também de boa conduta na sociedade, é advogado, foi vereador por seis mandatos consecutivos (1993/2016), e foi candidato a prefeito na última eleição.

Dois dias após o fato, segunda-feira (26), Kovalski se apresentou à Polícia Civil, comparecendo espontaneamente na Delegacia de Polícia de Santo Augusto onde prestou formalmente o depoimento à autoridade policial, ocasião que confessou a autoria do crime, argumentando que o fez em legítima defesa. Não entregou a arma usada no crime, cuja justificativa foi de que se desfez da mesma, pois a jogou fora. Após o depoimento na área policial, Kovalski foi liberado e aguardará em liberdade o trâmite do inquérito respectivo.

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos