Pesquisar
Close this search box.

VULGARMENTE CONHECIDO COMO MANECA DO PDT, MINISTRO DO TRABALHA AMEAÇA TODO MUNDO. DILMA, COM MEDO, ENGOLE O SAPO

 Manoel Dias, na corda bamba por causa das denúncias de irregularidades na pasta, ameaça sair atirando se for demitido pela presidente Dilma Rousseff. Em entrevista ao GLOBO na terça-feira, antes de uma conversa prevista com a presidente, mas que não aconteceu, disse que vai fazer uma devassa nos convênios do MTE, desde 1990, e vai entregar todo mundo envolvido em desvios de recursos oriundos da ministério: governadores, prefeitos, passando pelo próprio PDT até o PSDB do ex-presidente Fernando Henrique. Maneca, como é conhecido pelos correligionários, defende a mulher, Dalva Dias, também investigada em operações suspeitas com recursos da pasta, e diz que ela é “mais correta” que ele. Hoje, a Executiva Nacional do PDT deve voltar a se reunir para discutir se entrega o ministério e parte para novos arranjos políticos na disputa de 2014, sem Dilma.
O GLOBO – O senhor pretende entregar o cargo?
– Não vou sair como bandido, picareta, a não ser que a presidente me mande embora. Já cumpri minha missão no ministério, porque acabei com qualquer possibilidade de corrupção nele, ao acabar com os convênios. E agora vou apurar todo mundo.
– Quem?
– Vai pegar Fernando Henrique, Aécio Neves, Jorge Bornhausen, todos os governadores e prefeitos, e descontentar muita gente. Nós criamos uma força-tarefa e, por determinação da presidente, outros ministérios, órgãos do governo e Caixa vão fornecer especialistas em análises, e nós vamos começar a analisar todas as contas desde 90 e pegar toda essa gente. No final, quero ver quantos pedetistas estão envolvidos em denúncias.
– Se o PDT entregar o cargo, quem vai assumir?
– Ninguém. Vou reunir o partido porque devo explicações, 99% me colocaram aqui e eu ganhei o respeito do partido. Se ela (Dilma) me mandar embora, eu tomo as minhas providências.
– Quais providências?
– Não sei. São impublicáveis!
– Não é só a presidente Dilma que quer a aliança com o PDT para 2014, mas outros partidos também…
– Isso, nós vamos decidir depois.
– O senhor se considera injustiçado?
– Eu cheguei aqui há cinco meses e estou tomando medidas drásticas. Liquidei com todos os convênios; não haverá mais convênios com entidades, com Estados e com municípios. No caso dessa entidade, o IMDC, pego na operação da Polícia Federal, por que não foram lá ouvir o governador de Minas Gerais? A falcatrua está lá. Fizeram busca e apreensão no palácio do governo de Minas Gerais, demitiram e prenderam servidores. Quando é que foram ouvir o Aécio Neves? Pois tem uma porção de convênio no governo dele! Quando foram ouvir o Jorge Bornhausen? Os prefeitos? Quem licita e contrata são o Estado e o município. Eles têm obrigação de fiscalizar.
– O senhor teme novas denúncias?
– Vocês podem procurar, mas não vão encontrar nada que possa me incriminar. “O Maneca fez um acordo sujo, fez uma malandragem política”, vocês não vão encontrar.
– E as denúncias de irregularidades envolvendo sua mulher, Dalva, no TCE-SC?
– Não há decisão de mérito no processo do Tribunal de Contas de Santa Catarina. A minha mulher é professora aposentada, ela é mais correta do que eu. É uma mulher séria, chata, cricri… Foi considerada a melhor secretária do governo e está se sentido culpada por tudo. Mas não tem condenação contra ela. Qual é o gestor, o prefeito que não deixa processo?
– O senhor está com o respaldo da presidente?
– Até agora estou. Agora, a presidente vai ficar com o ministro e vai apurar notícias que saem todo o dia? Vou fazer o quê? Sinto-me impotente. Até você provar que pulga não é elefante.

 

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos