Pesquisar
Close this search box.

Vídeo mostra policiais militares matando cães a tiros em Carazinho

Ação, que ocorreu durante a prisão de um homem nesta sexta-feira, é investigada pela Polícia Civil e pelo Comando da BM

Um vídeo que mostra a ação da Brigada Militar em Carazinho, no norte do Estado, está causando polêmica na internet. Mais ou menos na metade dos 4min26seg de imagens,policiais militares aparecerem atirando contra cachorros no pátio de uma casa. Segundo a Polícia Civil, dois cães morreram após cerca de oito disparos. 



O vídeo foi gravado nesta sexta-feira, durante a prisão de um homem no bairro Floresta, em princípio feito com celular por um familiar do detido, e passou a ser divulgado e compartilhado nas redes sociais. Nas imagens, além dos tiros contra os animais, aparece uma mulher discutindo com os PMs, muitos gritos e latidos. 



Assista ao vídeo divulgado no Youtube:







Conforme o comandante do 38º Batalhão de Polícia Militar, de Carazinho, capitão Jarbas Luiz Bohrer, um cerco policial foi montado após um homem, que teria apresentado conduta suspeita, ter fugido de uma abordagem policial. 



— Ele foi detido quando tentou invadir uma casa. Além de resistir à prisão, ele teria tentado atirar contra a guarnição. Familiares também tentaram impedir a ação e teriam instigado os cachorros contra a guarnição. Mas tudo isso vai ser investigado — afirma Bohrer. 



Segundo o comandante, os policiais apreenderam, junto com o suspeito, uma arma calibre 32 e um rádio comunicador na frequência da BM. Um inquérito policial militar foi aberto para avaliar se houve excesso por parte da Brigada. 



O caso foi registrado na Polícia Civil, que investiga se houve crueldade contra animais e abuso de poder. De acordo com a delegada Heladia Cazarotto, testemunhas já foram ouvidas e o inquérito deve ser concluído nesta semana, quando deve ser remetido ao judiciário. 



— Estamos investigando se houve maus-tratos, porque, em princípio, um dos cães estava preso num canil e o outro estava amarrado, então não teriam condições de atacar ninguém, mas vamos analisar melhor o vídeo — afirma Heladia.



Ainda conforme a delegada, mais de 10 PMs teriam participado do cerco policial, mas só dois teria efetuado os disparos. O homem detido foi liberado pela Justiça ainda na noite de sexta-feira. A reportagem não conseguiu contato com ele ou com a família. 



PETIÇÃO ONLINE



Após a repercussão do vídeo na internet, uma petição online foi criada, buscando apoio para a prisão dos policiais envolvidos na morte dos cachorros, justificando que eles "mataram cães inocentes, que estavam presos em um canil sem oferecer qualquer perigo". Intitulada "Cadeia para os assassinos de farda", a mobilização reunia mais de 2,2 mil assinaturas até as 14h30min deste domingo.

ZERO HORA

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos